There’s no place like home, Balo

    AC Lumezzane, Inter de Milão, Manchester City FC, AC Milan, Liverpool FC, OGC Nice, Olympique de Marselha e, agora, Brescia Calcio. Todos estes emblemas têm em comum um nome que, mesmo não fazendo parte do centro das decisões do futebol mundial, acaba por estar sempre na boca dos adeptos: Mario Barwuah Balotelli.

    1,91 metros de altura, italiano de Palermo com origem ganesa e uma infância e adolescência vividas em sobressaltos: Balotelli poderia ser resumido desta forma, mas há inúmeras coisas para saber sobre uma das personagens mais peculiares do desporto-rei dos últimos anos.

    A história de Mario, desde o seu nascimento, tem sido escrita com uma caneta cuja tinta ainda não terminou, mas que teima em falhar em certas linhas. Nos primeiros dois anos de vida, Mario Barwuah foi um bebé atormentado por um problema intestinal, que, conjugado com a fraca condição financeira dos pais, obrigou estes a entregarem o menino para a adoção. E é aqui que entra a família Balotelli.

    Em Bréscia, para onde se mudou pouco tempo depois de nascer no bairro de Borgo Nuovo, em Palermo, prosseguiu com a sua vida com a família adotiva. Apoiado pelos novos pais, Francesco e Silvia, e pelos três filhos do casal, começou a jogar futebol no Lumezzane, um clube da terceira divisão italiana. A estreia pela equipa sénior aconteceu aos 15 anos e foi aí que despertou o interesse do Inter de Milão.

    Balotelli juntou-se aos nerazzurri em 2006 e um ano depois, com 17 anos, estreou-se na Serie A, entrando para o lugar do hondurenho David Suazo. Três dias após a estreia, já marcava (por duas vezes) ao Reggina com a camisola milanesa, na Taça de Itália. O avançado caminhava a passos largos para a fama.

    Foi nos quartos-de-final da competição que chamou realmente a atenção da imprensa italiana e, em especial, do então técnico do Inter, Roberto Mancini. Frente à Juventus FC de Del Piero, Nedvěd e Trezeguet, apontou dois golos decisivos na vitória por 3-2 e passou a partilhar mais vezes a frente de ataque com outro nome conhecido pela sua peculiaridade: Zlatan Ibrahimović.

    Balotelli assinou um contrato com o Brescia válido por uma temporada
    Fonte: Brescia Calcio

    Na época seguinte, Balotelli tornou-se no mais jovem de sempre a marcar pelo emblema de Milão na Liga dos Campeões, com 18 anos e 85 dias. O camisola ‘45’ (número que é imagem de marca do italiano) apresentava-se ao mundo do futebol.

    A saída de Milão para Manchester para representar o City, em 2010, foi só uma das muitas polémicas vividas por Mario. Um ano antes, quando se pensava que, com a ida de Ibra para Barcelona, era a vez do miúdo de 20 anos brilhar, a chegada de Samuel Eto’o impediu que isso acontecesse. Balo esteve uma época tapado pelo camaronês, foi apanhado em jogos do rival AC Milan com a camisola do mesmo e rumou a Inglaterra após ser alvo de racismo e de muitas críticas.

    Nos citizens, que pagaram cerca de 30 milhões de euros pelo seu passe, foi eleito o Golden Boy de 2010 e, na cerimónia de entrega do prémio, proferiu uma das suas declarações mais caricatas: “Só há um jogador ligeiramente mais forte que eu, que é Messi. Os outros estão todos atrás de mim”.

    No Campeonato da Europa de 2012 – o primeiro torneio de seleções que disputou – foi a principal figura da Squadra Azzurra: marcou os dois golos do triunfo sobre a favorita seleção alemã e levou a Itália à final da competição, onde perdeu com a Espanha, na altura a campeã do mundo.

    Desde a derrota contra os espanhóis, a carreira de “Super Mario” tornou-se numa incógnita. Foi contratado pelo AC Milan e mais tarde pelo Liverpool, foi emprestado pelos reds aos rossoneri e em 2016 estabeleceu-se em França, primeiro no Nice e depois no Marselha. Apesar do contributo com golos que ia dando às equipas por onde passava, ficava a sensação de que aquela que fora uma das maiores promessas do desporto-rei nunca confirmaria todo o seu potencial.

    Aos 29 anos, e afastado da seleção italiana, chegou a altura de um novo desafio na carreira de Mario Balotelli. Após ser associado ao Flamengo de Jorge Jesus, o destino do ponta-de-lança italiano é aquele onde se abriram portas para outros destinos: Bréscia. No passado dia 18 de agosto, o emblema da terra que o viu crescer confirmou a sua contratação a custo zero. A mãe de Balotelli chorava ao saber da transferência do filho para o Brescia.

    Tudo começou na província da região da Lombardia e o presente e futuro de Mario vão agora ser escritos perto dos seus. Uma vida de polémicas, perseguido pelas críticas e pelo racismo, e numa luta constante contra a própria irreverência e rebeldia, culmina num regresso à casa onde descobriu o que era ser feliz. A história de “Super Mario” vai ser sempre especial.

    Foto de Capa: Serie A

    Revisto por: Jorge Neves

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Manchester United de Ruben Amorim quer vender jogador para atacar contratação de Matheus Cunha

    O Manchester United quer garantir a contratação de Matheus Cunha. Para tal, o emblema inglês pode vender Alejandro Garnacho.

    Kim Min-jae pode deixar Bayern Munique e há vários clubes atentos à situação

    Kim Min-jae não é considerado intocável no Bayern Munique e pode deixar clube no mercado de verão. Vários clubes atentos.

    Al Nassr de Cristiano Ronaldo terá de pagar 140 milhões de euros por alvo que atua na Premier League

    O Al Nassr de Cristiano Ronaldo está interessado numa possível contratação de Mohammed Kudus ao West Ham. 140 milhões de euros.

    Catarina Costa vence medalha de prata nos Europeus de Judo

    Catarina Costa venceu mais uma medalha de prata nos Europeus de Judo. Terceiro vice-campeonato da judoca portuguesa.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Juventus tem 2 opções para o futuro de Tiago Djaló após empréstimo ao FC Porto

    A Juventus não quer continuar com Tiago Djaló no plantel da próxima época. Objetivo é saída em definitivo do português.

    Al Hilal de Jorge Jesus não larga Raphinha e oferece salário de 176 milhões de euros

    O Al Hilal de Jorge Jesus está determinado em contratar Raphinha. Conjunto saudita oferece 100 milhões de euros ao Barcelona.

    Chelsea quer contratar mais um jovem e já iniciou contactos com a Juventus

    O Chelsea quer fechar a contratação de um novo jogador para o ataque. Os blues olham com interesse para Kenan Yildiz.

    Milos Kerkez é um antigo alvo do Benfica e tem 3 gigantes europeus interessados

    Milos Kerkez chamou à atenção. Lateral-esquerdo do Bournemouth conta com interesse de três gigantes do futebol europeu.

    Sporting e o passaporte para o Jamor confirmado

    Não foi uma noite épica, mas também nem precisava de o ser. Em Paços de Ferreira, casa emprestada do Rio Ave, o Sporting tratou de carimbar o passaporte para o Jamor.

    As 2 opções mais prováveis para o futuro da carreira de João Félix

    João Félix vai mudar de clube no próximo verão visto que não entra nas contas do Chelsea. Avançado entre Benfica e Arábia Saudita.

    Vincent Chyla tem interessados em Portugal

    Vincent Chyla é um médio eslovaco de 21 anos que joga no Podbrezová, da Eslováquia. Há alguns interessados em Portugal.

    Manchester United de Ruben Amorim fecha contratação de reforço e empréstimo de seguida

    O Manchester United garantiu a contratação de um jovem jogador. Enzo Kana-Biyik será emprestado no primeiro ano.

    Benfica: Manchester United não deve ativar cláusula de Álvaro Carreras

    Álvaro Carreras foi contratado pelo Benfica ao Manchester United. Red Devils ainda têm cláusula de recompra de 18 milhões de euros.

    Jordan Barrera na lista de alvos do FC Porto e de outros 3 clubes e com preço definido pelo Junior Barranquilla

    O FC Porto é um dos clubes que demonstrou interesse na contratação de Jordan Barrera. Extremo de 19 anos representa o Junior Barranquilla.