Liga Europa | A aposta do Minho

- Advertisement -

Tanto Vitória SC como SC Braga estão a um pequeno (mas ainda grande) passo de rumar à fase de grupos da Liga Europa. A jornada europeia destes dois clubes já vai grande e muita coisa parece que tem passado um pouco pelos “pingos da chuva”.

Do pouco que se vê de clubes que não os três grandes naquilo que é a realidade do futebol português, ainda se vê menos essa “marca” para lá da “Ocidental praia Lusitana” como bem diz Camões. Culpa dos clubes que não conseguem impor-se além fronteiras de forma a deixar o seu cunho bem vincado? Ou, pelo menos, deixar o símbolo do seu emblema na memória de quem o tenha defrontado?

A Liga Europa não é o grande palco dos palcos, principalmente nesta altura do “campeonato”, eu bem sei. Mas a verdade é que todos têm de começar por algum lado… E quanto a Vitória e Braga, a história até tem sido escrita de forma feliz até ao momento (e com mérito para tal, claro está). Resta saber se a noite de quinta-feira vai deixar espaço para estes dois clubes portugueses terem margem de manobra para continuar a mostrar o que valem pela Europa fora.

Falando dos jogos em concreto, ambos os emblemas vêm de resultados positivos consoante os seus próprios contextos, mas, de todo, perfeitos!

SE ACREDITAS NO APURAMENTO DO SC BRGA, NÃO PERCAS TEMPO. APOSTA JÁ!

O Vitória SC empatou em casa do FCSB e adia assim a decisão final para amanhã no reduto do clube da Cidade de Berço. Se poderia ser um resultado melhor? Claro que podia, mas tendo em conta que a 2.a será em casa e, tendo em conta que basta um golo para o desfecho ser feliz para os vitorianos, o cenário não pode ser considerado desfavorável. Mas, verdade seja dita: não há espaço para a equipa de Ivo Vieira ficar de braços cruzados, pois todos bem sabemos  a diferença que faz um golo fora de casa e tudo o que ele implica numa eliminatória desta estirpe. Basta um golo fora por parte da equipa do FCSB e as contas podem ficar mesmo muito complicadas para o Vitória de Guimarães.

A segunda mão da eliminatória do Vitória SC vai ser jogada em casa
Fonte: Vitória SC

E o SC Braga? Perguntam vocês… O Braga venceu o Spartak Moscou em plena Pedreira. O golo marcado por Ricardo Horta é o que vai valendo para a equipa de Ricardo Sá Pinto nas contas da Liga Europa. Mas a tarefa de amanhã fora de casa não pode passar pela simples tática de defender o resultado que já se encontra favorável. Caso isso aconteça, o caso pode ficar mesmo mal parado para a equipa de Braga. Em termos práticos, basta um golo nesta mão e o cenário fica mesmo muito positivo para a sua equipa. Mas, vendo o reverso da moeda, basta um golo dos russos para o cenário se tornar completamente o oposto. Estamos perante uma eliminatória em que um golo de qualquer um dos lados pode fazer toda a diferença. E por isso mesmo, acho também que os momentos iniciais de qualquer uma destas partidas podem ditar aquilo pode ser o desfecho desta eliminatória.

Ainda assim, e apesar de não serem resultados que dêem 100% de segurança a qualquer um dos emblemas, acho que as nossas duas equipas podem mesmo carimbar a passagem à próxima fase. Apesar de não virem de resultados propriamente positivos no que às contas do campeonato diz respeito, estes dois clubes já mostraram que têm argumentos para passar à proxima fase! Aliás, ambos os conjuntos adversários que as equipas portuguesas defrontam já enfrentaram melhores dias. O FCSB e Spartak de Moscou são hoje equipas muito irregulares neste arranque de campeonato e isso pode ser uma grande vantagem para ambos os conjuntos do Minho.

Quanto a apostas, a minha vai para a passagem dos dois emblemas portugueses para a fase de grupos da Liga Europa. Eu sei, eu sei… Esta pode não ser uma previsão totalmente isenta e imparcial, mas patriotismos à parte, acho mesmo que ambos os clubes têm mais do que argumentos para marcarem presença na fase de grupos.

Para além disso, se esta passagem do “play-off” acontecer, faz-se história porque pela primeira vez irão estar quatro equipas portuguesas na fase de grupos da Liga Europa, onde já se encontram, com presença garantida, FC Porto e Sporting CP. Melhor do que isto para elevar o valor do futebol português lá fora? Não há.

Foto de Capa: Liga Europa

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.