Uma convocatória marcada por regressos e uma estreia inesperada

A seleção nacional regressa aos relvados no próximo dia 11 de outubro. Em causa estão dois jogos de qualificação para o Campeonato da Europa de 2020. O primeiro jogo ocorre em Alvalade e vai opor Portugal frente ao Luxemburgo; já o segundo ocorre três dias depois frente à Ucrânia, em Kiev.

A lista de convocados foi divulgada no passado dia 3 de outubro e contou com várias novidades nos 25 convocados. Houve várias surpresas, alguns regressos e até uma estreia.

Guarda-redes: Rui Patrício, Beto e José Sá;

No que diz respeito aos guarda-redes, Fernando Santos repetiu a última convocatória.  Rui Patrício é atualmente o guarda-redes titular e manter-se-á assim até corresponder às expectativas do selecionador. Quanto a Beto e José Sá, é justa a sua convocação dado a boa performance nos seus clubes. A única surpresa terá sido a não convocação de Anthony Lopes, porém deve estar relacionado com o facto de ter pedido para não ser convocado na última convocatória.

Defesas: Nelson Semedo, Ricardo Pereira, José Fonte, Pepe, Ruben Dias, Ruben Semedo, Raphael Guerreiro e Mário Rui;

Na defesa, o destaque recai para a entrada de Ricardo Pereira e Rúben Semedo. O primeiro já há muito que merecia uma convocatória dada a sua prestação no Leicester City FC”, recordo que tem estado em destaque com nomeações para o melhor jogador do mês da Liga Inglesa, tendo também arrecado prémio de melhor jogador da temporada transata dos “foxes”; já Rúben Semedo está de regresso após ter feito uma segunda metade da época muito positiva ao serviço do Rio Ave FC, e sobretudo pelo inicio surpreendente ao serviço do PAE Olympiacos. Recordo que esta é a primeira vez que o central é convocado para a seleção principal, e pode ser vista como um prémio após estar numa situação delicada, e ter tido o mérito de conseguir dar a volta.

A nível de saídas, o destaque recai para a saída de João Cancelo. O lateral tem estado afastado das opções iniciais de Pep Guardiola, e como tal era injusto convocá-lo em detrimento de Ricardo Pereira. Outra das saídas foi a de Daniel Carriço, que tem estado fora das opções do Sevilha FC por lesão.

Médios: Danilo, Ruben Neves, William Carvalho, Bruno Fernandes, João Mário, João Moutinho e Pizzi;

A nível do meio campo, a maior novidade recai no regresso de João Mário às opções de Fernando Santos. O médio do FK Lokomotiv esteve afastado vários meses da seleção, e regressa, agora, após conseguir afirmar-se na liga russa. Em seu detrimento saiu Renato Sanches, o medio do Lille OSCM não tem correspondido às expetativas que lhe foram apontadas, e tarda a afirmar-se ao mais alto nível.

Avançados: Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, João Félix, André Silva, Gonçalo Guedes, Rafa Silva e Bruma

No setor mais avançado há dois nomes que devem ser destacados: André Silva e Bruma. O avançado do Eintracht Frankfurt retornou aos golos e às boas exibições em solo alemão, dado que fez com que o senhor engenheiro o chamasse de volta à seleção. Já Bruma regressa após ter feito boas exibições ao serviço do PSV Eindhoven.

A maior injustiça, na minha opinião, acaba por ser a não convocatória de Gonçalo Paciência. O avançado leva atualmente seis golos marcados pelo Eintracht Frankfurt, mais quatro que André Silva. Porém tratando-se de jogos de qualificação percebo a opção de Fernando Santos, uma vez que o ex-avançado do AC Milan já tem rotinas com os colegas, e o mesmo não acontecia com Paciência, que nunca foi convocado.

Foto de Capa: FPF

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.

João Noronha Lopes dispara contra Rui Costa e Luís Filipe Vieira: «São os dois grandes responsáveis para que Pedro Proença hoje tenha esta preponderância...

João Noronha Lopes abordou em entrevista ao Now alguns temas da realidade do Benfica, instituição a que se candidata como presidente.

João Noronha Lopes ao ataque: «Há uma Liga até fevereiro e outra depois. Varandas, em fevereiro, faz declarações que condicionam os árbitros»

João Noronha Lopes abordou em entrevista ao Now alguns temas da realidade do Benfica, instituição a que se candidata como presidente.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: eis a situação de Ricardo Esgaio

Ricardo Esgaio teve a possibilidade de deixar o Sporting neste mercado de transferências, mas ainda faz parte do plantel. Esta situação pode não se alterar até ao final do mês.

Famalicão fecha extremo que chega vindo de Itália

O Famalicão garante contratação de Antoine Joujou ao Parma. Extremo chega por empréstimo neste mercado de verão.

Novela continua: Kerem Akturkoglu pode ainda rumar ao Fenerbahçe depois do playoff decisivo

O Fenerbahçe não desistiu da contratação de Kerem Akturkoglu ao Benfica. Ali Kokç e Hakan Safi continuarão em Lisboa depois do jogo.