A pedreira dos “milhões”

    A SAD do SC Braga anunciou durante a semana que obteve um resultado líquido positivo de 6,2 milhões de euros no exercício de 2018/19.

    Nas palavras da administração arsenalista, o lucro obtido trata-se do “melhor de sempre da história da sociedade”, que sucede ao resultado líquido negativo de 1,8 milhões de euros registado no exercício de 2017/2018. Um resultado conseguido, segundo refere a larga maioria da comunicação social, sobretudo por via da venda de jogadores, que superou os 28 milhões de euros, destacando-se, sobretudo, as vendas de Vukcevic (Levante), Pedro Neto e Bruno Jordão (Lazio), Dyego Sousa (Shenzhen) e Loum (FC Porto), o que contribuiu para um volume de negócios superior a 44 milhões de euros. Já os gastos com pessoal ascenderam a 18,5 milhões de euros, dos quis 12,7 milhões de euros representam as remunerações.

    A administração da SAD do Sp. Braga notou também que o activo cresceu cerca de 25%, para cerca de 72 milhões de euros, “em larga medida reflexo do aumento dos montantes a receber decorrentes de operações com direitos de jogadores” e o passivo verificou um aumento de cerca de 18%, registando 52 milhões de euros. essencialmente motivado por compromissos assumidos com o reforço do plantel principal, bem como no âmbito de alienações de direitos de atletas que, embora reconhecidos, vencem na cadência dos respetivos montantes a receber.”

    Por fim, a SAD do Sp. Braga enfatizou este lucro inédito na medida em que é “tanto mais relevante quanto coincide com um importante ciclo de investimentos, tanto no reforço das equipas profissionais de futebol, como nas infraestruturas, sendo aqui obrigatória a referência à Cidade Desportiva e à sua extensão para Fão”.

    A confirmarem-se estes valores e a serem aprovados na assembleia de accionistas que irá ter lugar no próximo dia 11 de outubro, não deixa, de facto, de ser surpreendente. Tanto mais quanto é certo que na passada época o clube minhoto não conseguiu apurar-se para a Liga Europa e, por conseguinte, não obteve os rendimentos gerados pela participação nessa competição europeia.

    Todavia, a informação divulgada pela SAD bracarense suscita algumas dúvidas que podem e devem ser colocadas pelos seus sócios do Sp. Braga, já que este também é accionista da respectiva SAD.

    Em primeiro lugar, o produto da venda de Dyego Sousa foi incluído nas contas do exercício 2018/2019? É que esse exercício encerrou a 30 de Junho de 2019 e o jogador brasileiro assinou a 5 de Julho do mesmo ano pelo Shenzhen (China)… será que o clube chinês pagou em adiantado?

    A venda de jogadores continua a ser a principal fonte de receita dos clubes portugueses. Fonte: Facebook oficial do SC Braga

    Depois, se por um lado o passivo bancário é nulo, mas por outro os resultados operacionais são negativos, onde é que Sp. Braga angaria verba para custear, por exemplo, academias, infra-estruturas e quem “cobriu” os resultados negativos dos exercícios anteriores?

    É certo que a estabilidade financeira de qualquer clube português depende e muito da venda constante de activos, diga-se de jogadores. O Sp. Braga é bem exemplificativo desse facto. No entanto, também é verdade que em todos os clubes portugueses, uns mais que outros, existem problemas de liquidez. Ou seja, há dificuldade em ter fundos disponíveis para cumprir obrigações ou compromissos a curto prazo (por exemplo, fornecedores, manutenção das infra-estruturas, etc.), o que obriga os clubes a recorrerem constantemente a linhas de crédito.

    Como disse, a confirmar-se é um óptimo resultado financeiro para o Sp. Braga, na medida em que tenta cada vez mais encurtar a distância que o separa do espectro dos Três Grandes.

    Em qualquer SAD, o Relatório e Contas de um determinado exercício só é conhecido na sua íntegra após ser votado e aprovado em assembleia de accionistas. No entanto, é um direito e ao mesmo tempo um dever de qualquer sócio de qualquer clube indagar sempre as respectivas administrações sobre as contas. Sobretudo quando aquelas divulgam “resultados inéditos”. É que editar folhas de Excel qualquer um pode fazê-lo…

    Foto de Capa: SC Braga

    artigo revisto por: Ana Ferreira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Xabi Alonso quer jogador ligado ao Real Madrid no Bayer Leverkusen

    O Bayer Leverkusen quer contratar Rafa Marín. O defesa-central...

    Chelsea tenta desviar alvo do Manchester United para o centro da defesa

    O Chelsea quer contratar Castello Lukeba. O jovem defesa-central...

    Fulham de Marco Silva com saída confirmada e a custo zero

    O Fulham já sabe que Tosin Adarabioyo vai sair...

    Carlo Ancelotti confirma continuidade de jogador no Real Madrid

    Depois do triunfo do Real Madrid, Carlo Ancelotti deixou...
    Pedro Miguel Martins
    Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.