📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

André Ventura: perspetiva de (mais) uma polémica

- Advertisement -

Faz hoje dez dias que André Ventura conseguiu que o seu partido chegasse ao parlamento português. Este é um assunto político, um assunto envolto em polémicas políticas e este texto nada terá a ver com política. Pelo menos não com esta politica de esquerda, centro, direita, de governo e de oposição.

A polémica que me trouxe aqui é a que estalou no seio da família benfiquista.
A discussão base é: deve ou não o Sport Lisboa e Benfica tomar alguma posição relativamente a André Ventura neste seu novo contexto ideológico e político?

Muito se tem comentado, mas de todas as vozes públicas, raras são aquelas que realmente abordam a realidade contextual da ligação de André Ventura ao Sport Lisboa e Benfica.

Qual a minha opinião sobre o assunto em questão? Concordo com a carta aberta destinada à direção do Sport Lisboa e Benfica e assinada por Ricardo Araújo Pereira, Henrique Raposo, Pedro Norton, José Eduardo Martins e Lucas Pires? Apesar de a perceber, acho-a mal fundamentada e carece de um esclarecimento à imagem daquele que Ricardo Araújo Pereira posteriormente fez. Antes de se poder concretizar alguma posição sobre este assunto é crucial conhecer as figuras e políticas envolvidas.

Quem é André Ventura? Até há poucos meses, André Ventura era para a sociedade portuguesa um comentador do SL Benfica. Não que ele não fosse mais que isso, mas era esse papel que lhe dava notoriedade e reconhecimento público. Contudo, André Ventura era mais que um comentador: André Ventura era, e é, um dos peões da comunicação do clube.

E é aqui aqui que está o cerne de toda esta questão. André Ventura não é um mero adepto benfiquista que tem o privilégio de comentar semanalmente tudo o que envolve o futebol nacional em canais televisivos. André Ventura é um parceiro da direção do Sport Lisboa e Benfica. A comunicação do clube é oficialmente liderada por Luís Bernardo, mas oficiosamente tem como figuras principais o Carlos Janela, o Pedro Guerra, o André Ventura e mais recentemente o José Marinho. Não há qualquer dúvida de que à medida que Pedro Guerra foi levando os seus comentários a maiores audiências, André Ventura foi quem ficou responsável de ir cobrindo os espaços mediáticos por este abandonados. André Ventura é um peão da comunicação do Sport Lisboa e Benfica. André Ventura é comentador CMTV com uma estratégia delineada pela comunicação do clube e por opção da direção do clube.

A direção do Sport Lisboa e Benfica, confrontada com a tal carta de alguns “notáveis”, fez muito bem em remeter aos estatutos do clube.

“3. Ao SPORT LISBOA E BENFICA são interditas actividades de carácter político-partidário e de proselitismo religioso.”

E é em conformidade com o ponto 3 do Artigo 3ª que na minha opinião o Sport Lisboa e Benfica deveria acabar com a sua parceria com o agora líder de um partido com assento parlamentar. Não faz sentido que André Ventura continue a ser um dos (principais) peões da estratégia comunicacional da direção de Luís Filipe Vieira. A manutenção desta parceria, que implica a opção do Benfica em impôr um lugar de destaque televisivo a André Ventura, irá no mínimo contra o espírito dos estatutos do clube.

“…certamente colheu frutos da visibilidade que este lhe deu, e principalmente da visibilidade e afectos que a sua proximidade à direcção do clube lhe conferiram”
Fonte: CHEGA

Ao Sport Lisboa e Benfica não cabe pronunciar-se sobre as políticas do Chega e do seu líder. Ao Sport Lisboa e Benfica não cabe aproximar-se ou afastar-se de André Ventura. Ao Sport Lisboa e Benfica impõe-se uma posição neutra e desinteressada, não discriminando André Ventura, mas também não lhe dando maior palco do que aquele que dá a todos os seus associados.

André Ventura é um político. É político enquanto líder do Chega. É político enquanto comentador com as cores do SL Benfica. Não posso dizer que instrumentalizou o clube, mas certamente colheu frutos da visibilidade que este lhe deu, e principalmente da visibilidade e afetos que a sua proximidade à direção do clube lhe conferiram. Até pode não ter ido ao Estádio da Luz durante a campanha eleitoral, mas também ter-se-á ausentado totalmente da sua cadeira de comentador vermelho e branco?

O agora deputado André Ventura está a trilhar o seu caminho. Cabe ao Sport Lisboa e Benfica assumir que já Chega e colocar um Basta nesta parceria.

Foto de capa: CHEGA

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Daniel Oliveira
Daniel Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Primeira palavra bola. Primeiro brinquedo bola. E assim sempre será. É a ver jogos que partilha os melhores momentos de amizade. É a ver jogos que faz as melhores viagens. É a ver jogos que esquece os maiores problemas. Foi na paixão pelo jogo que sempre ultrapassou os outros desgostos de amor. Agora a caminhar para velho pode partilhar em palavras aquilo que sempre guardou para si em pensamentos e pequenos desabafos.                                                                                                                                                 O Daniel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Ramos marca no triunfo suado do PSG frente ao Metz

Este sábado, na 16.ª jornada da Ligue 1, Gonçalo Ramos fez o primeiro golo na vitória por 3-2 do PSG no terreno do Metz.

Roberto De Zerbi confia em avançado do Marselha: «Tem potencial para a Bola de Ouro»

Roberto De Zerbi, treinador do Marselha, acredita que Mason Greenwood tem potencial para ganhar a Bola de Ouro.

Bernardo Silva rendido a internacional português: «É um dos jogadores mais inteligentes que já jogaram pelo nosso país»

Bernardo Silva destacou a influência de Pep Guardiola e de João Moutinho na sua carreira. Português deixou elogios para ambos.

Vitória SC bate Rio Ave e continua em crescendo na Primeira Liga

O Vitória SC foi ao Estádio dos Arcos vencer o Rio Ave por uma bola a zero, em jogo da 14.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho atacado: «Disse que não podíamos vencer o Benfica. Acabou despedido nessa mesma noite»

José Mourinho arrancou a temporada pelo Fenerbahçe e a sua passagem pela Turquia contou com vários episódios.

Barcelona derrota Osasuna e aumenta provisoriamente a margem para o Real Madrid

O Barcelona recebeu e venceu este sábado o Osasuna por duas bolas a zero, num encontro da 16.ª jornada da La Liga.

Sporting x AVS SAD: eis os onzes iniciais do encontro para a Primeira Liga

O Sporting e o AVS SAD enfrentam-se durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.