Credibilidade Zero

- Advertisement -

O ciclismo português foi abalado pela suspensão provisória por parte da UCI de Raul Alarcon, ciclista da W52/FC Porto e vencedor da Volta a Portugal em 2017 e 2018. O espanhol alega inocência, mas os casos de suspensão provisória da UCI que não acabam em sanção definitiva são praticamente inexistentes. De nada serve entrarmos em especulações sobre as maiores ou menores suspeitas que recaiam sobre as exibições de Alarcon, mas esta situação envolvendo um dos ciclistas de maior sucesso em terras lusas nos últimos anos não abona nada em favor do ciclismo nacional.

Na mesma semana, a Radio Popular – Boavista aproveitou para anunciar um dos seus reforços para 2020, Alberto Gallego. O “curioso” é tratar-se de um atleta que regressa agora após longa suspensão por doping após se ter destacado nos axadrezados e, transferindo-se para a Caja Rural, não se ter chegado a estrear pelo conjunto espanhol por ter sido apanhado nas malhas do doping.

A suspensão de Alarcon agudizou a crise de credibilidade do ciclismo lusitano
Fonte: Bola na Rede/José Baptista

Aliás, a equipa portuense confirma, mais uma vez, a sua reputação de ser um second chance saloon para onde vão os regressados destas paragens forçadas. Basta relembrar como ainda o ano passado Daniel Silva retornou a meio da temporada para ter logo lugar de destaque no conjunto.

A juntar a estas situações, temos a inesgotável fonte de suspensões que acabam por não dar em nada e que já atingiram grandes nomes como Luís Mendonça, Rui Vinhas ou César Fonte. E o mesmo do outro lado da fronteira com o líder do Louletano, Vicente De Mateos, a também já ter estado debaixo da alçada da AEPSAD, a agência anti-dobagem espanhola, mas a também acabar por se ver livre de acusações.

A todos estes casos é comum a forma pouco esclarecida como foram resolvidos e as muitas dúvidas que ficaram no ar. Perante este acumular de situações, Portugal é hoje visto com algum desdém no estrangeiro, que não consegue ver no nosso país garantias de um trabalho sério no combate à batota.

Os derrotados somos todos nós e é importante que todos os responsáveis acordem para esta realidade. Que os líderes das equipas sejam mais responsáveis, que a Federação seja mais interventiva e assertiva e que a ADoP se deixe de politiquices e faça por merecer o respeito que tem perdido nos últimos anos.

Foto de Capa: Bola na Rede/José Baptista

Revisto por: Jorge Neves

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Giorgi Marchetti e mudanças no formato da Champions League: «A conclusão é a de que melhorou a competição»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Giorgio Marchetti falou das mudanças no formato da Champions League.

FC Porto pondera baixar o valor da cláusula de rescisão de Diogo Costa

O FC Porto pretende renovar contrato com o Diogo Costa e o guarda-redes pode baixar o valor da cláusula de rescisão.

Sporting com 2 novidades na lista de 9 jovens chamados por Rui Borges ao treino desta sexta-feira

O Sporting treinou na manhã desta sexta-feira. Rui Borges chamou nove jovens ao treino dos leões, com duas novidades na lista.

Surreal: conferência de imprensa cancelada em Espanha porque nenhum jornalista apareceu

A Real Sociedad B enfrenta no sábado o Andorra e nenhum meio de comunicação marcou presença antevisão do técnico dos bascos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas propôs Supertaça Ibérica: evento já foi jogado em 2022 e o Benfica perdeu

André Villas-Boas propôs a criação de uma Supertaça Ibérica. Benfica e Sevilha já disputaram um duelo com esse nome, mas sem carácter oficial.

Kylian Mbappé sai em defesa de Lamine Yamal: «Têm de o deixar em paz»

Kylian Mbappé deixou elogios a Lamine Yamal, assumindo que devem dar espaço ao internacional espanhol.

Pedro Caixinha fala em exclusivo ao Bola na Rede: «O sucesso do Paulinho no México abre a porta ao mercado europeu e aos jogadores...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pedro Caixinha falou sobre o futebol brasileiro e elogiou Paulinho.