📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Universo Paralelo: Águias vencem blues e voltam a voar alto na Europa

- Advertisement -

 

15 de maio de 2013. A Amsterdam Arena – atual Johan Cruyff Arena – era o palco de mais uma final da UEFA Europa League, com mais de 46 mil espetadores nas bancadas.

Os comandados de Jorge Jesus defrontavam uma equipa de estrelas, com o tridente ofensivo Lampard, Mata e Ramires a representar a maior ameaça à baliza defendida por Artur Moraes.

Os primeiros 45 minutos do jogo foram muito disputados a meio campo, com nenhuma das equipas a conseguir assumir o comando do jogo. O metro quadrado estava caro, sendo que os homens de Rafael Benitez utilizavam o contra ataque como a sua principal arma. No entanto, o nulo permanecia ao intervalo.

A segunda parte foi diferente. O Benfica entrou mais pressionante, sendo que nos primeiros dez minutos já tinha feito mais remates do que em toda a primeira parte. O único obstáculo ao assédio encarnado às redes da equipa londrina era Petr Cech, que estava em noite inspirada.

No entanto, ao minuto 68’, César Azpilicueta joga a bola com a mão dentro da área, levando Bjorn Kuipers a apontar para a marca dos 11 metros. Oscar Cardozo assumiu a responsabilidade e colocou os encarnados na frente do marcador.

Oscar “Tacuara” Cardozo iniciou a noite de gala dos encarnados
Fonte: SL Benfica

As “águias” não tiraram o pé do acelerador e acabaram mesmo por dilatar a vantagem com um cabeceamento de Luisão, a passe de Nico Gaitan, já no período de descontos.

Os comandados de Jorge Jesus punham, assim, fim à maldição de Bella Guttman – o último treinador a conquistar um título europeu pelo Benfica, em 1962 -, que durava já há mais de meio século.

A comitiva encarnada, liderada por Luís Filipe Vieira, foi recebida em apoteose no dia seguinte. O tão afamado “Benfica Europeu” voltara, sendo que os encarnados marcavam assim o início de uma nova era na Europa.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayer Leverkusen elimina Borussia Dortmund e RB Leipzig garante reviravolta: eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

Começaram os oitavos de final na Taça da Alemanha. Maior destaque à vitória do Bayer Leverkusen diante do Borussia Dortmund e ao apuramento do RB Leipzig.

Mais uma reviravolta: Barcelona bate Atlético Madrid e pressiona Real Madrid

O Barcelona venceu o Atlético Madrid por 3-1 na jornada 19 da La Liga. Raphinha, Dani Olmo e Ferrán Torres marcaram.

Juventus vence Udinese e é a primeira equipa a confirmar os quartos de final da Taça de Itália

A Juventus está nos quartos de final da Taça de Itália. Vitória contra a Udinese apura Vecchia Signora para a próxima fase da competição.

Benfica e FC Porto avançam para a Main Round da Liga Europeia: eis os resultados do dia

O Benfica perdeu com o Melsungen por 30-26 na sexta jornada da Liga Europeia. FC Porto venceu o Kriens por 44-25.

PUB

Mais Artigos Populares

Fresneda elogiado: «A sua grande temporada no Sporting aproxima-o da Seleção de Espanha»

Iván Fresneda foi destacado na imprensa espanhola. Lateral do Sporting apontado como perto da Seleção de Espanha.

Jogo de loucos vale recorde a Erling Halland e 5-4 ao Manchester City contra o Fulham de Marco Silva: eis os primeiros resultados do...

Grande jogo no reduto do Fulham. O Manchester City venceu a equipa de Marco Silva por 5-4 num jogo histórico para Erling Haaland.

Rodrigo Pinheiro renova com o Famalicão: «As coisas que idealizei quando cheguei acabaram por acontecer»

O Famalicão anunciou a renovação de contrato de Rodrigo Pinheiro. Lateral direito de 23 anos assume estar «muito feliz».