Fórmula E Ad Diriyah E-Prix: À segunda é de vez para Sims

Após perder a liderança na corrida de ontem, Alexander Sims (BMW) voltou a colocar-se na pole position, e, desta vez, dominou por completo a segunda corrida do ano da Fórmula E, conseguindo a sua primeira vitória. Atrás dele, a consumar a dobradinha da equipa da Baviera, Maximilian Guenther (BMW) terminou em segundo, provisoriamente, pois recebeu uma penalização de 24 segundos por ultrapassar durante um período de Safety Car. A substituí-lo no segundo lugar do pódio ficou Lucas Di Grassi (Audi), homem que Guenther ultrapassou para ser penalizado, e a fechar o pódio ficou Stoffel Vandoorne (Mercedes), num excelente fim de semana de estreia para a equipa alemã, com dois pódios seguidos.

Sims partiu da primeira posição na grelha, e lançou-se imediatamente para uma liderança confortável, porém, atrás dele era o caos total. António Félix da Costa (DS Techeetah) era o maior agitador desse caos, com uma condução muito agressiva. Ultrapassar Di Grassi não foi fácil, mas uma fantástica manobra selou o terceiro lugar para Félix da Costa, porém as coisas não correram tão bem na hora de ultrapassar Sebastien Buemi (Nissan). O piloto suíço abrandou bastante na chegada à primeira curva para entrar na zona de Attack Mode, no entanto o português não contava com tal e embateu na traseira de Buemi. Isto resultou numa penalização drive-through para Félix da Costa, e em dez segundos adicionados ao tempo de Buemi, que reentrou de forma perigosa na pista.

O momento seguinte de caos, envolveu o vencedor de ontem Sam Bird (Virgin Racing), e Mitch Evans (Jaguar), em que Bird aperta o piloto da Jaguar contra a parede, mas acaba por sair pior e embater contra a parede, retirando-se da corrida. Isso chamou um Safety Car e um dos momentos mais assustadores dos últimos tempos no desporto motorizado.

Um dos momentos de maior caos, com Sam Bird (Virgin Racing) na parede
Fonte: Formula E

O Safety Car regressou às boxes e levantaram-se as bandeiras verdes, porém a transmissão mostra logo a seguir que os comissários de pista ainda estavam a retirar o carro de Bird, completamente vulneráveis no meio da pista. Felizmente, foi introduzido o full course yellow, que abranda todos os carros de forma igual, que evitou que acontecesse um desastre. Isto é algo que pura e simplesmente não pode acontecer numa competição de elite no desporto motorizado.

A partir daqui a corrida retomou normalmente, com Sims mais uma vez a agarrar a liderança, mas com Maximilian Guenther em segundo lugar e Di Grassi em terceiro, ao contrário de como estava antes. A razão dessa mudança foi uma ultrapassagem de Guenther durante o período de Safety Car, razão pela qual ele terminou penalizado.

Após o recomeço, Di Grassi ativou o Attack Mode, perdendo a posição para Stoffel Vandoorne, mas recuperando imediatamente graças aos 35 Kw a mais que tinha disponíveis. A partir daqui, Di Grassi partiu ao ataque de Guenther, mas o piloto alemão, apesar de não ter Attack Mode, defendeu de forma fantástica frente ao brasileiro, que passando a linha de meta, acabou por não fazer a diferença, tendo em conta a penalização do piloto da BMW.

A capacidade de decisão não foi a mais sólida da parte dos comissários
Fonte: Formula E

O campeão em título, Jean Éric Vergne (DS Techeetah), teve uma corrida muito apagada, na qual mais uma vez teve de ir às boxes, e por sorte chegou aos pontos, após uma corrida no fundo do pelotão.

Foi apenas a segunda corrida da temporada, mas o fator imprevisível continua bem assente no ADN da Fórmula E. De momento, os BMW parecem muito competitivos, mas, no ano passado, por esta fase também o eram e depois deu-se uma quebra de forma acentuada. Das equipas novas, a que mais se destaca é sem dúvida a Mercedes, com dois pódios em duas corridas.

Mas esta corrida mostrou um problema que não se deve voltar a repetir. Não houve claridade nas penalizações, de repente vemos pilotos como Jean Éric Vergne, que pouco fez durante a corrida, nos pontos e não sabemos o porquê. Há regras que ainda são muito confusas de compreender, e isso pode afastar novos fãs deste desporto.

Para clarificar, as penalizações dadas após a corrida, foram a Nick de Vries (Mercedes), por ultrapassar durante o período de Safety Car, e por uma falha de regulamento relacionado com as baterias da parte da Mercedes, atirando o campeão de Fórmula 2, do sétimo para 16.º lugar. Oliver Turvey (NIO), também foi desqualificado, por usar mais potência da bateria do que podia, após terminar em oitavo.

Fonte: Formula E

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Arthur Cabral vai mesmo trocar Benfica pelo Botafogo por 15 milhões de euros

O Botafogo fechou a contratação de Arthur Cabral ao Benfica por 15 milhões de euros. Avançado brasileiro de saída da Luz.

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

Presidente do Inter Milão confirma nome do novo treinador: «Tem o perfil certo»

O presidente do Inter Milão confirmou que Cristian Chivu vai ser o novo treinador do conjunto italiano, deixando o Parma.

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imanol Alguacil com futuro em aberto e há uma equipa interessada

Imanol Alguacil deixou a Real Sociedad no final da última edição da La Liga. O técnico espanhol interessa ao Sevilha, também do campeonato espanhol.

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.