FC Porto e o seu meio-campo dos números “seis”

- Advertisement -

Neste artigo de opinião, vou-vos falar das vantagens e desvantagens de o FC Porto jogar com Danilo e Mamadou Loum no mesmo onze inicial.

Note-se que esta temática pode já estar um pouco desatualizada, uma vez que, no último jogo da equipa azul e branca, Loum cedeu a titularidade a Matheus Uribe.

Em primeiro lugar, vamos falar especificamente de cada um destes jogadores.

Danilo Pereira, campeão europeu por Portugal em 2016, é o mais recente capitão dos dragões. Chegou ao clube precisamente em 2016, vindo do CS Marítimo. Recorde-se de que não foi uma transferência fácil, visto que teve de ser o Portimonense SC a facilitar as amargas relações entre o FC Porto e os insulares.

Daí para cá, somou 180 jogos de dragão ao peito, marcando 17 golos. É um bom registo para um médio defensivo, apesar destes números se ficarem a dever à pouca utilização deste jogador no ano da conquista do campeonato, em que Danilo sofreu uma grave lesão.

É sem sombra de dúvida um box-to-box de carácter defensivo, mas com uma grande meia-distância. Com Sérgio Conceição, o comendador evoluiu e muito o capítulo da construção e organização de jogo desde trás, ou seja, na qualidade do passe. É também um jogador muito veloz e forte no desarme e recuperação da bola, daí a poder ser utilizado como central.

Já Mamadou Loum chegou ao FC Porto em 2019, proveniente do Moreirense FC (por empréstimo do SC Braga).

No total, somou dez jogos pelos azuis e brancos (entre a equipa A e B), tendo apontado um golo. Também sofreu uma lesão que impediu que se afirmasse na pré-época desta temporada, mas conseguiu ultrapassá-la e até afirmar-se na equipa, como foi visível em alguns dos jogos mais recentes.

Tal como Danilo, é um box-to-box forte no jogo aéreo. Parece-me que o internacional senegalês é mais um número oito que o capitão portista. Até pode ser denominado como médio goleador, devido ao registo de tentos marcados que já vinha desde os tempos em que vestia a camisola da turma de Moreira de Cónegos.

Falando agora das vantagens e desvantagens de ter estes dois, se me permitem a expressão, “bichos” a jogar no mesmo onze inicial, comecemos pelo lado positivo.

Se uma equipa quiser ter uma maior segurança defensiva quando está a jogar contra equipas teoricamente mais fortes, deve optar por dois trincos, e o FC Porto não é exceção. Quando os dragões jogarem contra equipas do nível da Liga dos Campeões ou até contra SL Benfica e Sporting CP, não é de descurar a utilização de Danilo e Loum no mesmo meio-campo.

Loum ainda chegou a empatar o jogo frente ao Belenenses SAD, mas o VAR anulou o golo
Fonte: FC Porto

Outra vantagem é, sem dúvida, o poderio físico que oferecem ao jogo. Quando a equipa azul e branca jogar contra equipas que tenham como principal estratégia jogar de forma mais agressiva com um meio-campo aguerrido e forte no jogo aéreo, não é de descurar a utilização simultânea de Danilo e Loum.

Contudo, as desvantagens também se fazem sentir, e o FC Porto que o diga no jogo frente ao Belenenses SAD.

É mais que evidente que a criatividade e a capacidade ofensiva são o Calcanhar de Aquiles destes jogadores, sendo que essa é a desvantagem de jogar com dois jogadores que não possuem essas características.

Em jogos contra equipas mais modestas, é preciso uma maior criatividade no meio-campo para se conseguir fazer frente e destruir defesas muito bem organizadas. Apesar de até poderem ser úteis no denominado “chuveirinho”, aquilo que estes jogadores oferecem no último terço do terreno não é suficiente, comparado com jogadores como Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, entre outros…

Ainda mais, uma equipa como o FC Porto não se pode dar ao luxo de utilizar estes dois jogadores simultaneamente em jogos do campeonato contra equipas mais modestas, ou até noutros jogos em que esteja obrigado a vencer.

Sérgio Conceição parece ter percebido isso mesmo e lançou Matheus Uribe como titular no jogo frente ao Feyenoord Rotterdam.

Quando questionado sobre o facto de permanecer a aposta nestes dois médios defensivos, o técnico portista frisou que “Não é por terem os dois 1,90 metros (…)”, procurando mostrar que estes jogadores seriam muito importantes para o jogo da equipa. E, de facto, são. Mas não em todos os jogos.

E é desta forma que concluo este artigo de opinião. Muitos são os adeptos portistas que criticam a presença destes dois números “seis” no meio campo do FC Porto, mas, pelo que já vimos, são perfeitamente compatíveis. Contudo, há jogos e jogos, sendo que Danilo e Loum nem sempre são necessários.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Marítimo x Benfica: Eis os onzes prováveis do encontro da 5.ª jornada da Primeira Liga

O Marítimo e o Benfica enfrentam-se este sábado para a quinta jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis.

Estoril Praia contrata 2 jogadores do mesmo clube: «Entro para lutar em todos os jogos por este clube e pela nossa equipa»

O Estoril Praia oficializou mais duas contratações no dia do fecho do mercado: Roko Jurisic e Nail Omerovic.

O regresso da águia ao Caldeirão | Marítimo x Benfica

Três anos depois o Benfica regressa ao mítico Caldeirão dos Barreiros para defrontar o Marítimo, que este ano regressou ao principal do nosso futebol

Vando Félix volta ao Torreense no último dia do mercado

Vando Félix está de volta ao Torreense. Extremo de 24 anos assina um contrato válido de quatro temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto empresta Felipe Silva ao Casa Pia com opção de compra

Felipe Silva foi oficializado como reforço do Casa Pia. Defesa-central foi cedido pelo FC Porto, com uma opção de compra de 1,5 milhões de euros.

Imprensa nacional avança que João Palhinha reforçou o Benfica a pedido de Marco Silva

O jornal Record revela que Marco Silva pediu expressamente ao Benfica para contratar João Palhinha. Médio foi treinado pelo técnico no Fulham.

Baixa no meio-campo do CD Nacional para a visita ao Sporting: Eis os detalhes

Filipe Soares está afastado do Sporting x CD Nacional, após sofrer uma lesão na perna direita durante a derrota frente ao Estrela da Amadora.