📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Taça da Liga: Inédita e competitiva Final Four

- Advertisement -

No ano passado, o Estádio Municipal de Braga viu uma Final Four da Taça da Liga que juntou os quatro principais clubes nacionais, como aliás era o reflexo da tabela classificativa: FC Porto, SL Benfica, SC Braga e Sporting CP. Neste ano, a equipa, apesar de ter muitos troféus destes no seu museu, não se conseguiu apurar para esta fase e “deu” o seu lugar ao Vitória SC, mantendo-se os outros três concorrente inalterados.

Se por um lado é uma surpresa não termos os encarnados nesta fase da prova, por outro, face ao que tem vindo a fazer com Ivo Vieira e, especialmente, face ao futebol que tem demonstrado em campo contra adversários dos mais variados calibres, a presença dos vimaranenses é natural e merecida. Num grupo que tinha SL Benfica, Vitória FC e SC Covilhã, a equipa de Guimarães terminou sem qualquer derrota: duas vitórias e um empate na Luz que podia ter sido facilmente uma vitória. Certo, foi sempre um SL Benfica de segunda e terceira linha, mas não se pode retirar mérito ao excelente percurso dos minhotos.

Mais a sul, o primeiro a garantir a presença na “Pedreira” de Braga foi mesmo o Sporting CP. Nem tudo foram rosas e durante grande parte do jogo a equipa de Silas esteve mesmo eliminada, frente ao Portimonense SC. Mas uma reação de garra e, porque não dizê-lo, com qualidade, levou os leoninos a darem a volta ao marcador, com dez após a expulsão de Bolasie, e vencerem por 2-4.

A composição dos jogos, que se disputam em janeiro
Fonte: Liga Portugal

Em Paços de Ferreira, na “capital do móvel”, o SC Braga discutia a passagem com o clube da casa. Também começaram a perder mas acabaram a vencer, de forma justa e categórica. Entretanto, Ricardo Sá Pinto já foi demitido, um dia depois desta passagem à Final Four, uma decisão que considero difícil de compreender, porque o treinador não estava a fazer um mau trabalho nos “Gverreiros do Minho”.

Por último, falar do único dos “três grandes” que ainda não tem uma Taça da Liga no seu museu: o FC Porto. Depois da final perdida no ano passado nos penalties, volta a marcar presença, depois de uma fase de grupos tranquila e sem grande história. Três vitórias em três jogos e o assumir de uma vontade clara de toda a nação portista: levar finalmente a taça para o Dragão.

Em suma, temos o SC Braga vs. Sporting CP que reedita o jogo do ano passado, vencido pelos “leões” e, logo a seguir, um Vitória SC vs. FC Porto. Creio que há muita competitividade e sou da opinião que qualquer destes clubes tem boas hipóteses de levar a Taça. Os portistas, pela qualidade do plantel, são os favoritos, embora seguidos de perto pelo SC Braga – que vai tentar fazer valer o fator casa – e do Sporting CP, que já se mostrou forte no formato “Final Four”. Já o Vitória SC é o “outsider”, mas a motivação de poder vencer na casa do grande rival e a qualidade de jogo, já por mim elogiada, fazem de si uma equipa a temer por qualquer dos outros candidatos.

Foto de Capa: Liga Portugal

Artigo revisto por Joana Mendes

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, FC Porto: Vasco da Gama rejeita oferta de 30 milhões de euros por alvo dos dragões

O Vasco da Gama rejeitou uma oferta de 30 milhões de euros por Rayan. O avançado brasileiro foi alvo do FC Porto.

Swansea de Vítor Matos derrota Wrexham e regressa às vitórias no Championship

O Swansea de Vítor Matos derrotou o Wrexham por 2-1. Encontro referente à 22.ª jornada do Championship.

Continua a polémica da grande penalidade no Santa Clara x Sporting: o que estava a ver Rui Borges no tablet?

Rui Borges ficou atento ao tablet, enquanto João Pinheiro comunicava com o VAR, avaliando-se uma grande penalidade no Santa Clara x Sporting.

Sporting mantém pleno de vitórias e vence Benfica na Primeira Liga de Andebol

O Sporting derrotou o Benfica por 37-29, no encontro em atraso da 13ª. jornada da Primeira Liga de Andebol.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim procura o regresso às vitórias: onde ver o Aston Villa x Manchester United?

O encontro entre o Aston Villa e o Manchester United enfrentam-se na tarde deste domingo, num encontro da 17.ª jornada da Premier League.

Eis os 5 destaques do Estoril Praia 1-0 Braga

O Estoril Praia recebeu e venceu o Braga por uma bola a zero, em jogo válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

Estoril bate o Braga por 1-0 e regressa às vitórias

O Estoril Praia recebeu e venceu o Braga por uma bola a zero, em jogo válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.