Valerón: o filho pródigo a casa volta

O Unión Deportiva de Las Palmas, clube da ilha de Gran Canaria que milita na Liga Adelante, está a um passo de conseguir a qualificação para disputar o play-off de acesso à subida a Liga BBVA.

O clube, fundado em Agosto de 1949 como resultado da fusão de cinco clubes locais, é um dos históricos da primeira divisão, com trinta e uma presenças (tendo terminado no top 5 por quatro ocasiões), já finalista da Taça do Rei uma vez e semi-finalista da prova em duas ocasiões. Até 1990, ano em que até contou nas suas fileiras com o actual treinador do FC Porto, Julen Lopetegui (na altura emprestado pelo Real Madrid), o clube apenas havia passado uma dezena de vezes pela segunda divisão. De resto, viveu a sua época dourada na década que correspondeu ao período de 1968-1978, onde alcançou os maiores feitos. Depois dos anos 90, o clube desceu à divisisão secundária e entrou numa espiral negativa que o levou inclusivé à segunda divião B por onde andou vários anos, com um pequeno interregno entre 2000-2002 em que voltou fugazmente à primeira divisão. 

Durante a última década o Las Palmas tem tentado conseguir impôr-se na segunda divisão para tentar o aceso, directamente ou via play-off, à primeira divisão, mas a falta de orçamento e de um plantel consequentemente forte e experiente têm dificultado bastante a tarefa. No último ano, o clube, que até contava com bons valores, como Vitolo (hoje no Sevilha) ou Thievy (emprestado pelo Espanhol e hoje no West Bromwich), conseguiu a 6ª posição, o que lhe possibilitou o acesso ao play-off, mas foi eliminado imediatamente.

Aos 38 anos, Valerón pode levar o Las Palmas ao topo do futebol espanhol  Fonte: defensacentral.com
Aos 38 anos, Valerón pode levar o Las Palmas ao topo do futebol espanhol
Fonte: defensacentral.com

Porém, este ano o clube conta com um trunfo importante. Um trunfo de categoria e experiência: Juan Carlos Valerón. Valerón foi formado nas camadas jovens do clube canário, onde começou naturalmente a dar nas vistas pela sua enorme qualidade de passe e organização. Em 1996 estreou-se na segunda divisão com o Las Palmas, depois de ter ajudado o clube a subir da segunda divisão B, e dividiu o balneário com Turu Flores e Manuel Pablo, que posteriormente viria a ser seu companheiro no Deportivo. Aos 21 anos chegou à primeira divisão defendendo as cores do Mallorca e no ano seguinte, depois de uma assombrosa temporada, transferiu-se para o Atlético de Madrid, onde passou duas temporadas. A partir daí jogou treze épocas no Deportivo, vencendo uma Copa do Rey e duas Supercopas de España e chegando a uma meia-final da Champions League. Pelo meio, 46 presenças e 5 golos na seleção espanhola.

Dezasseis anos depois, o filho pródigo voltou a casa. Actualmente com 38 anos, tem sido com ele que o clube tem conseguido alcançar os resultados esperados. Em 40 jornadas jogou em 39 jogos, tendo sido titular em 35 deles. Todo o futebol do Las Palmas é pensado, pautado e distribuído por Valerón, que, embora não contando com a velocidade de outros tempos, continua a ter a sua visão de jogo, a qualidade de último passe e a frieza bem vincadas. Depois de anos de juventude talentosa, será com a experiência de Juan Carlos Valerón que voltaremos a ver o clube insular na primeira divisão?

Nelson Nunes
Nelson Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Nasceu há 28 anos e é um apaixonado pelo "fenómeno futebol" nas suas várias vertentes. Cresceu com o Dragão tatuado no coração, respira Porto e vive-o intensamente. Reside em Espanha, acompanhando de perto o futebol de nuestros hermanos.                                                                                                                                                 O Nelson não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

Liverpool derrota Bournemouth em noite de homenagens a Diogo Jota

O Liverpool começou da melhor maneira a Premier League, depois de derrotar o Bournemouth por quatro bolas a duas, num encontro válido pela primeira jornada da competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.

Presidente do Fenerbahçe quebra o silêncio, confirma nova proposta por Kerem Akturkoglu e explica a demora no negócio: «Estamos à espera»

O presidente do Fenerbahçe quebrou o silêncio sobre Kerem Akturkoglu. O dirigente do clube turco confirmou nova proposta pelo avançado do Benfica.