Antevisão Sporting CP – FC Porto: Dragões obrigados a quebrar recorde negativo em Alvalade

DRAGÕES NÃO PODEM CAIR NAS GARRAS DO LEÃO

O FC Porto jogará o segundo clássico da temporada atual frente ao Sporting CP e escusado será dizer que o empate não serve para os dragões. Os azuis e brancos estão a sete pontos do primeiro lugar e a única forma de não perder terreno em relação aos rivais encarnados é vencer.

Contudo, derrotar o Sporting CP não será tarefa fácil, uma vez que o FC Porto não vence no Estádio José de Alvalade desde o ano de 2008. O conjunto de Sérgio Conceição terá que fazer das tripas coração para vencer a turma de Silas e conseguir quebrar o recorde negativo de Alvalade, que pode afetar a mentalidade dos azuis e brancos. Contudo, se olharmos para os últimos dez jogos entre Sporting CP e FC Porto, reparamos que a equipa que joga de verde e branco apenas venceu uma vez durante os 90 minutos de jogo.

Para os amantes das apostas desportivas, o empate seria o prognóstico mais certo a fazer, mas o futebol não é uma ciência exata e no clássico tudo poderá acontecer. E se a aposta no empate poderá ser lucrativa, a existência de golos na partida também assim será. O Sporting CP marcou em todos os jogos que realizou em sua casa até ao momento e o FC Porto é a única equipa da Primeira Liga a marcar em todos as partidas nesta temporada.

TEREMOS AMBAS AS EQUIPAS A MARCAR NO CLÁSSICO DE ALVALADE? FAZ JÁ A APOSTA AQUI!

Sabendo da importância que este jogo tem para as contas finais do campeonato (mesmo que ainda não tenha acabado a primeira volta da Primeira Liga), o FC Porto não vai querer arredar o pé e distanciar-se ainda mais da primeira posição da Primeira Liga. No entanto, o Sporting CP não vai facilitar a vida do FC Porto, pois estes já não perdem em casa desde setembro de 2019.

COMO JOGARÁ O SPORTING CP?

Na baliza, o apelidado de “novo Rui Patrício” deverá manter-se firme no onze inicial. Coates e Mathieu deverão ser a dupla escolhida para o centro da defesa, uma vez que Luís Neto não está apto para jogar depois da lesão sofrida no tórax, no encontro frente ao Moreirense FC. Acompanhados por Acuña e Ristovski nas laterais, o sistema de 4-3-3 deverá continuar, assim como o meio campo e a armada ofensiva leonina.

Bolasie, muito provavelmente, entrará no onze inicial, tendo em conta que a sua expulsão no jogo contra o Portimonense SC foi despenalizada pela Federação Portuguesa de Futebol. Luiz Phellype  poderá ser o ponta de lança de serviço, ele que já sabe o que é marcar ao FC Porto, e Vietto jogará no lado esquerdo do ataque, mas com o papel de avançado interior. Bruno Fernandes, Wendel e Doumbia poderão ser os escolhidos de Silas para o meio campo.

JOGADOR A TER EM CONTA

Bruno Fernandes é a fonte de inspiração do jogo leonino
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Bruno Fernandes – Seria estranho não escolher Bruno Fernandes como o rei Leão do emblema verde e branco. Em muitos exibições coletivas desinspiradas da turma de Silas, Bruno Fernandes torna-se na locomotiva do Sporting CP e, muitas das vezes, salva os leões do perigo. O médio já leva 13 golos em 23 jogos nesta temporada e se a defesa do FC Porto não estiver de olho aberto, Bruno pode ser capaz de aumentar a conta no clássico.

XI PROVÁVEL:

4-3-3: Maximiano, Ristovski, Mathieu, Coates e Acuña; Wendel, Bruno Fernandes e Doumbia; Vietto, Luiz Phellype e Bolasie.

 

COMO JOGARÁ O FC PORTO?

O FC Porto precisa de por a carne toda no assador neste jogo. Aqueles que conseguem abanar o jogo num abrir e piscar de olhos precisam de jogar, pois estes clássicos resolvem-se, na sua maioria, em lances imprevisíveis. O 4-4-2 habitual nos jogos do FC Porto será, muito provavelmente, o esquema tático adotado por Sérgio Conceição.

Os azuis e brancos apostarão muito nas bolas paradas, como tem sido recorrente, e essa estratégia pode ser a chave do jogo. Nakajima deverá continuar no onze inicial depois das boas exibições, assim como Otávio, ambos nas extremidades do meio campo. Uribe e Danilo devem ser os escolhidos para o centro do meio campo. Alex Telles e Corona vão preencher as laterais dos dragões e Pepe e Marcano farão par no centro da defesa. Marchesín, certamente, será o guardião escolhido e nas posições mais ofensivas, Soares e Marega poderão ser a dupla ideal para fazer estragos.

JOGADOR A TER EM CONTA

Soares foi o melhor marcador portista em 2019
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Tiquinho Soares – Seis golos nos últimos seis jogos dizem muita da forma recente de Tiquinho Soares. Curiosamente, estreou-se a marcar com um bis no seu primeiro jogo com a camisola do FC Porto, frente ao Sporting CP na época 2016/2017. A continuar assim, agarrará a titularidade em definitivo e pode voltar a fazer estragos ao clube lisboeta.

XI PROVÁVEL:

4-4-2: Marchesín, Alex Telles, Pepe, Marcano, Corona; Nakajima, Uribe, Danilo e Otávio; Soares e Marega.

 

Foto de capa: Carlos Silva/Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.