Como desacreditar o VAR num piscar de olhos

- Advertisement -

Quando se esperava que o VAR trouxesse mais acerto e calma ao futebol nacional – e mundial – o oposto aconteceu e poucos o podiam prever. Logo o ser humano tratou de vilanizar e destratar uma ferramenta que visava auxiliar o árbitro na condução do jogo.

O que começou por ser um auxiliar de vídeo em situações específicas e concretas, vertidas em regulamentos uniformizados, passou a um bicho de sete cabeças utilizado a cada falta, a cada remate, a cada lance de maior ou menor perigo.

O regulamento passou para segundo plano e o próprio árbitro passou a resguardar-se e a consultar a repetição em vídeo apenas com a indicação do VAR. De forma a correr menos riscos, o árbitro nunca chegou a consultar, por iniciativa própria, o monitor no relvado.

Além disso, a opinião pública dividiu-se sensivelmente ao meio em relação a esta inovação e jogo após jogo as críticas multiplicaram-se. Como se esperassem que a ferramenta eliminasse por completo os erros, os adeptos que contestam foras de jogo de 10 centímetros quando sofrem golo, são os mesmos que classificam de ridículo quando vêem anulado um golo à sua equipa pela mesma margem.

O vídeo-árbitro chegou e ainda não convenceu totalmente, o casamento entre a tecnologia e o futebol não tem sido fácil desde o início
Fonte: FIFA

Como se não bastasse a relutância à inovação, o futebol internacional está recheado de casos a roçar o ridículo no que à utilização do VAR diz respeito. Desde as dezenas de minutos perdidos a consultar o VAR na Liga Brasileira, aos foras de jogo por um calcanhar ou um braço na Liga Inglesa ou grandes penalidades claras e ignoradas na Liga Espanhola.

Desta forma, e recordando os exemplos de todo o mundo, a imagem do VAR está desgastada e num estado irreversível. As gerações que ainda viram os guarda-redes agarrar a bola depois de um passe de um colega de equipa nunca mais vão mudar a ideia sobre esta ferramenta.

A “esperança” da ferramenta e de um futebol mais justo reside na informação e educação das novas gerações e das que lhes sucederão. Não há emoção que suplante uma decisão acertada, pelo bem do futebol.

Aos que reclamam que as emoções de um golo ficam em supenso, recomendo ver uma mão cheia de jogos de basquetebol, de preferência NBA. A cada jogo, há uma colação de lances analisados em vídeo; lançamentos em cima da buzina, faltas, agressões… É só a liga desportiva mais bem sucedida a nível mundial.

Reitero que não há golo que possa sobrepor-se à verdade desportiva. Não se pode querer justiça para o clube que apoiamos e um talve-qualquer-coisa para os demais.

Foto de Capa: Liga Portugal

artigo revisto por: Ana Ferreira

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo treinador de guarda-redes do Dínamo Kiev revela conversa com Anatoliy Trubin: «Não houve explicações quando o sentaram no banco»

Vyacheslav Bogodelov revelou à imprensa ucraniana que conversou com Anatoliy Trubin sobre a situação atual no Benfica.

Esteve associado ao Benfica e aproxima-se da Premier League em negócio que pode superar os 30 milhões de euros

Darío Osorio deve deixar o Midtjylland e reforçar o Crystal Palace. Negócio pode superar os 30 milhões de euros.

Fechado: Leeds United garante avançado vindo da Bundesliga por negócio de 30 milhões de euros

Jean Mattéo Bahoya vai deixar o Frankfurt e rumar ao Leeds United. Trata-se de um empréstimo com cláusula de compra obrigatória.

Enzo Fernández no Manchester City: eis quanto dinheiro o Benfica ganha com a mudança

Enzo Fernández vai trocar o Chelsea pelo Manchester City neste mercado de verão. Benfica encaixa cerca de 730 mil euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Já há data para o 1.º Clássico entre Barcelona e Real Madrid de José Mourinho nesta La Liga

O Barcelona vai receber o Real Madrid de José Mourinho no dia 25 de outubro de 2026. Jogo será disputado em Camp Nou.

Braga empresta defesa-lateral ao Jagiellonia: Eis os detalhes

Bartlomiej Wdowik será novamente emprestado pelo Braga ao Jagiellonia, repetindo a cedência da temporada passada.

Pedro Gonçalves descola rumo a Itália para reforçar a Fiorentina

Pedro Gonçalves foi captado no Aeroporto de Lisboa, em viagem para a Itália. Sporting vai ceder o internacional português à Fiorentina, com opção de compra.