Novak Djokovic conquista Open da Austrália pela 8.ª vez

- Advertisement -

Terminou, esta manhã, o primeiro Grand Slam da época. Novak Djokovic e Dominic Thiem foram os grandes finalistas e disputaram, ao longo de quatro horas, uma final cheia de emoção.

Percurso de Novak Djokovic:

1.ª ronda: Novak Djokovic 3-1 Jan Lennard Struff

2.ª ronda: Novak Djokovic 3-0 Tatsuma Ito

3.ª ronda: Novak Djokovic 3-0 Yoshihito Nishioka

Oitavos de Final: Novak Djokovic 3-0 Diego Schwartzman

Quartos de Final: Novak Djokovic 3-0 Milos Raonic

Meia-Final: Novak Djokovic 3-0 Roger Federer

Durante a sua caminhada no torneio, Novak Djokovic apenas cedeu um set a um dos seus adversários. Nem mesmo Roger Federer foi capaz de colocar problemas ao tenista sérvio. É verdade que o suíço teve alguns furos abaixo nas suas partidas, ainda assim esperava-se um confronto mais equilibrado entre estes dois monstros do ténis. O pouco tempo que Novak Djokovic passou no court beneficiou, e muito, a excelente condição física que apresentou no jogo decisivo.

Percurso de Dominic Thiem

1.ª ronda: Dominic Thiem 3-0 Adrian Mannarino

2.ª ronda: Dominic Thiem 3-2 Alex Bolt

3.ª ronda: Dominic Thiem 3-1 Taylor Fritz

Oitavos de Final: Dominic Thiem 3-0 Gael Monfils

Quartos de Final: Dominic Thiem 3-1 Rafael Nadal

Meia-Final: Dominic Thiem 3-1 Alexander Zverev

Ao contrário do seu oponente, Dominic Thiem teve pela frente nomes bastante complicados. Porém, o tenista austríaco não se deixou abalar e dominou todos os jogos, à exceção do encontro da segunda ronda onde teve que suar bastante para efetuar a reviravolta diante do número 140.º do ranking ATP. Para estar na final, Dominic Thiem deixou pelo caminho três tenistas do top 10 mundial e conseguiu o feito de vencer Rafael Nadal num Grand Slam, algo inédito na carreira do jogador de 26 anos.

Final

Djokovic é rei na Austrália
Fonte: ATP World Tour

Emoção não faltou neste embate entre Novak Djokovic e Dominic Thiem, números dois e cinco do ranking ATP, respetivamente.

O tenista sérvio começou bem a partida, ao conquistar um break no primeiro jogo de serviço do austríaco. Com o histórico de Novak Djokovic neste torneio, pensou-se que se estava a construir uma vitória tranquila, no entanto Dominic Thiem equilibrou o set através de uma quebra de serviço. Com o empate no marcador, Novak Djokovic fechou da melhor forma com mais um break e fez 6-4.

No segundo e terceiro sets, vimos um Dominic Thiem completamente diferente. Com uma postura mais agressiva, o tenista austríaco provocou grandes problemas ao sérvio. Novak Djokovic passou um mau bocado nestes dois jogos, algo que não tinha acontecido no decorrer da competição. O segundo set ainda ficou em aberto na parte final do mesmo, mas Dominic Thiem fez dois breaks decisivos e que empataram a partida. Já no terceiro set, o resultado de 6-2 provou que só houve um tenista no court e foi o austríaco.

A um set da vitória, Dominic Thiem provou do veneno de Novak Djokovic. Este quarto set foi mesmo o mais rápido, com 42 minutos de duração, e ficou resolvido por uma quebra de serviço por parte do sérvio que fez o 5-3 e, logo de seguida, confirmou a igualdade na final ao fazer o 6-3.

No último e quinto set, Novak Djokovic demonstrou o porquê de ser um dos melhores tenistas de sempre da modalidade. Tal como no set anterior, bastou um break para fazer a diferença na partida. Com alguns momentos de indefinição no marcador, foi mesmo o sérvio quem levou a melhor e ao fim de quatro horas de jogo alcançou a vitória.

Novak Djokovic triunfou, pela oitava vez, no maior torneio da Austrália e somou o seu 17.º título de Grand Slam. Para além de mais uma grande vitória, o tenista de 32 anos regressou à liderança do ranking e ultrapassou, desta forma, o tenista espanhol Rafael Nadal. Em relação a Dominic Thiem, ainda não foi desta que juntou um Grand Slam à sua lista de palmarés, mas não faltará muito para o conseguir.

Nota ainda para a final feminina vencida por Sofia Kenin. A norte-americana derrotou a tenista espanhola Garbine Muguruza por 2-1 e, aos 21 anos, conseguiu a melhor vitória da sua curta carreira e o seu primeiro Grand Slam.

Resultado Final: Novak Djokovic 3-2 Dominic Thiem (6-4/4-6/2-6/6-3/6-4)

Foto de Capa: ATP World Tour

artigo revisto por: Ana Ferreira

Gonçalo Bernardo Oliveira
Gonçalo Bernardo Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo é natural de Cascais. Desde de pequeno que o desporto faz parte da sua vida. O Futebol e o Ténis são os seus desportos favoritos e não imagina a sua vida sem eles. Sonha ser o Cristiano Ronaldo ou o João Sousa da comunicação social.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica bisa e coloca a Argélia no Mundial 2026

A Argélia venceu por 3-0, num jogo em que o antigo alvo do Benfica Mohamed Amoura marcou dois golos e garantiu a qualificação para o Mundial.

Olheiro BnR | Jim Thwaites

Jim Alec Joseph Thwaites é uma das maiores promessas do futebol inglês e da formação do Manchester United.

FC Porto e Sporting multados pelo comportamento dos adeptos na última jornada

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou multas para o Sporting e FC Porto, relativas aos jogos da oitava jornada. 

Ficar em Portimão ou voltar ao Estoril? | Fórmula 1

Com a possibilidade da Fórmula 1 regressar a Portugal em 2027, anunciada pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro em agosto de 2025

PUB

Mais Artigos Populares

Caso Lamine Yamal | O conflito entre o Barcelona e a Federação Espanhola

Lamine Yamal costuma ser notícia por vários motivos, desde a sua vida pessoal, à sua vida amorosa, a atitudes que muitos consideram pouco humildes

Cristiano Ronaldo deixa mensagem antes do Portugal x Irlanda: «Focados na nossa missão»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado português falou antes do encontro da equipa das quinas frente à Irlanda.

Luís Freire e João Carvalho confiantes para o jogo de Portugal Sub-21 com a Bulgária: «Temos um grupo unido, alegre e confiante, com qualidade...

O treinador e o guarda-redes da seleção Sub-21 de Portugal mostraram otimismo sobre o jogo de qualificação contra a Bulgária.