Novak Djokovic conquista Open da Austrália pela 8.ª vez

    Terminou, esta manhã, o primeiro Grand Slam da época. Novak Djokovic e Dominic Thiem foram os grandes finalistas e disputaram, ao longo de quatro horas, uma final cheia de emoção.

    Percurso de Novak Djokovic:

    1.ª ronda: Novak Djokovic 3-1 Jan Lennard Struff

    2.ª ronda: Novak Djokovic 3-0 Tatsuma Ito

    3.ª ronda: Novak Djokovic 3-0 Yoshihito Nishioka

    Oitavos de Final: Novak Djokovic 3-0 Diego Schwartzman

    Quartos de Final: Novak Djokovic 3-0 Milos Raonic

    Meia-Final: Novak Djokovic 3-0 Roger Federer

    Durante a sua caminhada no torneio, Novak Djokovic apenas cedeu um set a um dos seus adversários. Nem mesmo Roger Federer foi capaz de colocar problemas ao tenista sérvio. É verdade que o suíço teve alguns furos abaixo nas suas partidas, ainda assim esperava-se um confronto mais equilibrado entre estes dois monstros do ténis. O pouco tempo que Novak Djokovic passou no court beneficiou, e muito, a excelente condição física que apresentou no jogo decisivo.

    Percurso de Dominic Thiem

    1.ª ronda: Dominic Thiem 3-0 Adrian Mannarino

    2.ª ronda: Dominic Thiem 3-2 Alex Bolt

    3.ª ronda: Dominic Thiem 3-1 Taylor Fritz

    Oitavos de Final: Dominic Thiem 3-0 Gael Monfils

    Quartos de Final: Dominic Thiem 3-1 Rafael Nadal

    Meia-Final: Dominic Thiem 3-1 Alexander Zverev

    Ao contrário do seu oponente, Dominic Thiem teve pela frente nomes bastante complicados. Porém, o tenista austríaco não se deixou abalar e dominou todos os jogos, à exceção do encontro da segunda ronda onde teve que suar bastante para efetuar a reviravolta diante do número 140.º do ranking ATP. Para estar na final, Dominic Thiem deixou pelo caminho três tenistas do top 10 mundial e conseguiu o feito de vencer Rafael Nadal num Grand Slam, algo inédito na carreira do jogador de 26 anos.

    Final

    Djokovic é rei na Austrália
    Fonte: ATP World Tour

    Emoção não faltou neste embate entre Novak Djokovic e Dominic Thiem, números dois e cinco do ranking ATP, respetivamente.

    O tenista sérvio começou bem a partida, ao conquistar um break no primeiro jogo de serviço do austríaco. Com o histórico de Novak Djokovic neste torneio, pensou-se que se estava a construir uma vitória tranquila, no entanto Dominic Thiem equilibrou o set através de uma quebra de serviço. Com o empate no marcador, Novak Djokovic fechou da melhor forma com mais um break e fez 6-4.

    No segundo e terceiro sets, vimos um Dominic Thiem completamente diferente. Com uma postura mais agressiva, o tenista austríaco provocou grandes problemas ao sérvio. Novak Djokovic passou um mau bocado nestes dois jogos, algo que não tinha acontecido no decorrer da competição. O segundo set ainda ficou em aberto na parte final do mesmo, mas Dominic Thiem fez dois breaks decisivos e que empataram a partida. Já no terceiro set, o resultado de 6-2 provou que só houve um tenista no court e foi o austríaco.

    A um set da vitória, Dominic Thiem provou do veneno de Novak Djokovic. Este quarto set foi mesmo o mais rápido, com 42 minutos de duração, e ficou resolvido por uma quebra de serviço por parte do sérvio que fez o 5-3 e, logo de seguida, confirmou a igualdade na final ao fazer o 6-3.

    No último e quinto set, Novak Djokovic demonstrou o porquê de ser um dos melhores tenistas de sempre da modalidade. Tal como no set anterior, bastou um break para fazer a diferença na partida. Com alguns momentos de indefinição no marcador, foi mesmo o sérvio quem levou a melhor e ao fim de quatro horas de jogo alcançou a vitória.

    Novak Djokovic triunfou, pela oitava vez, no maior torneio da Austrália e somou o seu 17.º título de Grand Slam. Para além de mais uma grande vitória, o tenista de 32 anos regressou à liderança do ranking e ultrapassou, desta forma, o tenista espanhol Rafael Nadal. Em relação a Dominic Thiem, ainda não foi desta que juntou um Grand Slam à sua lista de palmarés, mas não faltará muito para o conseguir.

    Nota ainda para a final feminina vencida por Sofia Kenin. A norte-americana derrotou a tenista espanhola Garbine Muguruza por 2-1 e, aos 21 anos, conseguiu a melhor vitória da sua curta carreira e o seu primeiro Grand Slam.

    Resultado Final: Novak Djokovic 3-2 Dominic Thiem (6-4/4-6/2-6/6-3/6-4)

    Foto de Capa: ATP World Tour

    artigo revisto por: Ana Ferreira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Selecionador da Bélgica confirma que Thibaut Courtois vai falhar o Euro 2024

    Está confirmado: Thibaut Courtois não vai estar no Campeonato...

    Mile Svilar elogia Daniele De Rossi: «Nasceu para ser treinador»

    Mile Svilar deixou muitos elogios para o treinador da...

    Xeka confirmado como reforço do Al Sadd

    Xeka é reforço confirmado do Al Sadd. O médio...

    Rafa Silva apontado à AS Roma

    Rafa Silva está na lista da AS Roma para...
    Gonçalo Bernardo Oliveira
    Gonçalo Bernardo Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
    O Gonçalo é natural de Cascais. Desde de pequeno que o desporto faz parte da sua vida. O Futebol e o Ténis são os seus desportos favoritos e não imagina a sua vida sem eles. Sonha ser o Cristiano Ronaldo ou o João Sousa da comunicação social.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.