Formula E Marraquexe E-Prix: Félix da Costa vence, em duplo pódio da DS Techeetah

A CRÓNICA: OUVIU-SE «A PORTUGUESA», EM MARROCOS

António Félix da Costa (DS Techeetah) venceu o E-Prix de Marraquexe, em Marrocos. Após começar na pole position, o piloto português foi cirúrgico na forma como usou a estratégia para vencer o segundo classificado, Maxi Guenther (BMW i Andretti), com quem batalhou durante grande parte da corrida. A fechar o pódio, ficou o colega de equipa de António e bicampeão de Fórmula E, Jean-Eric Vergne, que deu mais uma vez espetáculo com as fantásticas ultrapassagens a que já nos habituou.

Após uma rara primeira volta sem acidentes, António Félix da Costa e Guenther afastaram-se no horizonte, com o português a liderar e o alemão sempre muito perto. Por toda a grelha não havia muito a acontecer, como costume todos esperam pelo primeiro a premir o gatilho do “Attack Mode” para se perceberem as diferentes estratégias das equipas. As exceções eram certamente JEV e Mitch Evans (Jaguar Panasonic Racing), que ao começarem bastante distantes das posições onde se sentem mais confortáveis (o francês em 11.º e o neo-zelandês em 24.º), deram um espetáculo de grandes ultrapassagens e de capacidade competitiva.

Cara de quem é líder do campeonato
Fonte: Formula E

Na batalha da frente, Guenther começava a ser mais agressivo, e atacava Félix da Costa, com o português a parecer simpático de mais, quando pareceu que facilitou a vida ao alemão quando este passa para a liderança. Porém, Félix da Costa estava a pensar a longo prazo, procurando poupar a bateria colando-se ao túnel de ar criado pelo monolugar de Guenther, o que o ajudava a não ter de puxar tanto pelo carro para ser rápido. Ao perceber isto, o alemão começou a utilizar um ritmo mais lento para que Lotterer, Buemi e Vergne fossem capazes de se aproximar e pressionar Félix da Costa.

O português ligou o modo raposa velha e ativou o Attack Mode, passando para a frente de Guenther, que nunca mais se conseguiu aproximar, passando a batalhar com Vergne pelo segundo lugar do pódio.

Vergne ainda conseguiu colocar-se em segundo, o que seria dobradinha para a DS Techeetah, mas gastou demasiada bateria a recuperar da 11.ª posição, e Guenther acabou por regressar ao segundo degrau do pódio através de uma magnífica ultrapassagem na última volta.

Vergne acabou por ficar sem bateria mesmo em cima da linha, quase perdendo o seu terceiro lugar para Sebastien Buemi (Nissan E-DAMS).

Mais uma vez, a Fórmula E provou o tipo de campeonato que é: grandes corridas com resultados imprevisíveis. Este ano já são cinco vitórias em cinco corridas e, desta vez, tivemos uma grande corrida sem o caos habitual, apenas grandes batalhas à maneira antiga.

António Félix da Costa passa para a liderança do campeonato e com três pódios seguidos. Esta consistência pode fazer toda a diferença quando for necessário fazer contas no fim da temporada.

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.