📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Terramoto»: Arcos TT presta homenagem a Paulo Gonçalves

- Advertisement -

A 22.ª edição do Arcos TT destacou-se pela solene homenagem a Paulo Gonçalves e pelo recorde do número de participantes. O evento tem lugar em Arcos de Valdevez e, este ano, foi especial em diversos aspetos. É o “maior Evento da Europa com Motos de Todo Terreno de duas e quatro rodas” e o seu objetivo principal é a confraternização, o aproveitar das belas paisagens da vila e, claro, usufruir de tudo o que as motas de todo o terreno têm para dar. Este ano apresentou o maior número de inscritos desde a sua criação contando com 1525 incrições.

O início do passeio é marcado pela reunião de todo os participantes
Fonte: Moto Clube Arcos de Valdevez

O Arcos TT 2020 teve um sentimento diferente dos anos anteriores, tornando-se mais especial e mais emotivo para quem passou por esta vila. Teve início com uma homenagem a Paulo Gonçalves, quer como forma de agradecimento pelo seu contributo a nível profissional, quer pela sua proximidade ao evento.

Sempre que a sua agenda permitia, Paulo Gonçalves, marcava presença no Arcos TT e, em 2016, após o seu excelente resultado no Rally Dakar (segundo lugar), foi-lhe prestada uma “homenagem na qual mais de 1300 pessoas aplaudiram em pé o seu lugar no pódio enquanto era reproduzido um vídeo em tela grande, o que fez com que o piloto se emocionasse”. Desta forma, a organização do evento (nas mãos do MCAVV- Moto Clube de Arcos de Valdevez em parceria com o Município de Arcos de Valdevez) decidiu que faria todo o sentido prestar homenagem numa espécie de “adeus”.

Foi cumprido um minuto de silêncio antes da partida das motas, seguido de uma imagem de 5×4 metros que desceu lentamente do pórtico de entrada do parque fechado. Foi também entregue “uma lembrança ao filho de Paulo Gonçalves, acompanhado pelo seu tio, Joaquim Rodrigues, pelo seu avô e pelo chefe de equipa da Hero” que marcaram presença durante o evento, segundo o relato do Moto Clube de Arcos de Valdevez. Paulo Gonçalves era considerado “um verdadeiro embaixador do Arcos TT e um amigo”.

A equipa da Hero marcou presença no evento
Fonte: Moto Clube Arcos de Valdevez

Apesar dos 22 anos desde a sua criação, esta prova tomou proporções maiores a partir de 2014, tendo crescido de forma contínua e, neste momento, reúne motards de diversas zonas do país e até de diferentes países como Espanha (cerca de 400 participantes), França (cerca de 600 participantes), Luxemburgo, Suíça, Holanda e Andorra. Os participantes destes países decidiram abraçar o Arcos TT apesar da distância e das despesas que tiveram que suportar. O amor pelas motas é mais forte do que qualquer uma destas barreiras.

O passeio turístico tem lugar nas serras da vila de Arcos de Valdevez e o percurso tem cerca de 90km e conta com refeições programadas que promovem um grande convívio entre participantes.

Com os acontecimentos mais recentes, devido à elevada propagação do Coronavírus, esse mesmo convívio poderia não ser possível. No entanto, o Moto Clube de Arcos de Valdevez teve em atenção o alarmismo da população e a gravidade do problema e tomou as devidas precauções e providências informando a Direção Regional de Saúde acerca da realização do evento e todo o processo foi acompanhado ativamente por uma profissional de saúde. Para além disso, estava assegurada uma sala de contenção em caso de suspeita e estavam disponíveis desinfetantes bem como informações sobre a própria situação, o que demonstrou um excelente controlo e desempenho pela organização na sua totalidade, na tentativa de tranquilizar a população preocupada com a concretização da “prova”.

É certo que grande parte dos participantes da 22.ª edição aguarda ansiosamente por uma 23.ª e isso é visível pelas partilhas das suas experiências, em que afirmam que a adrenalina e a emoção estão presentes do início ao fim do dia e que fazer parte do Arcos TT é um “orgulho”. Resta aguardar pela próxima edição e esperar que tenha tanto sucesso quanto a última.

Foto de Capa: Moto Clube Arcos de Valdevez

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Helena Escaleira
Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lançado por José Mourinho e vencedor da Europa League deixa futebol profissional para se dedicar à fotografia

Alfie Whiteman, antigo guarda-redes do Tottenham, terminou a carreira profissional aos 27 anos. Atualmente, trabalha com a fotografia.

Custódio Castro: «Faltou-nos velocidade e profundidade na frente»

Custódio Castro analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

Francisco Chissumba: «Queríamos deixar uma outra imagem em comparação com o primeiro jogo e acho que conseguimos»

Francisco Chissumba analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

Rui Borges: «Foi um jogo difícil, mas fomos competitivos e bastante competentes»

Rui Borges analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Getafe derrota o aflito Girona e sobe ao lugar de acesso à Conference League

O Getafe venceu o Girona por 2-1, no encontro referente à 11.ª jornada da La Liga. Mario Martín e Borja Mayoral apontaram os golos da vitória dos azulones.

Eis os 6 destaques da vitória do Sporting diante do Alverca na abertura da 10ª jornada

O Sporting venceu o Alverca por 2-0 na 10.ª jornada da Primeira Liga. Eis os seis grandes destaques do encontro de Alvalade.

Um Deus Grego e um Pote de Magia: a receita do Sporting para afastar as Bruxas e vencer o Alverca por 2-0

O Sporting conseguiu bater o Alverca na abertura da 10.ª jornada da Primeira Liga. Vitória só foi conquistada na segunda parte.