As 10 páginas de ouro do século XXI além-fronteiras

Hoje falamos-vos sobre as 10 páginas de ouro do século XXI. A participação lusa nas competições europeias terminou mais cedo esta época, ainda antes da pandemia ter originado uma paragem forçada. FC Porto tinha uma tarefa complicada, SL Benfica e SC Braga teriam de suar muito e o Sporting CP parecia bem encaminhado, mas o desfecho foi igual para os quatro “grandes”: eliminação e bilhete de volta para casa.

As comparações com o passado são inevitáveis; os plantéis eram melhores, o futebol praticado era melhor, os treinadores eram melhores… Neste top reuni as 10 jornadas internacionais mais gloriosas para equipas portuguesas disputadas no presente século.

Estão, portanto, excluídos os sucessos encarnados na década de 60 e os sucessos azuis e brancos nos anos 80, mas nem por isso este top perde o brilho, a saudade ou motivos de orgulho e festa para o adepto português.

Também de fora ficam jogos como o emocionante FC Porto – AS Roma da época passada, onde o golo de Alex Telles no prolongamento ditou a passagem dos dragões aos quartos de final da prova milionária. Ou o Sporting CP – Manchester City na Liga Europa 2011/12, do famoso calcanhar de Xandão, com o agregado de 3-3 a sorrir aos leões.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

WWE NXT Heatwave 2025: Oba Femi continua no topo

No passado domingo, a WWE voltou com o PLE dedicado apenas à NXT, o WWE NXT Heatwave. Muitos fãs do WWE Universe, questionaram-se sobre a decisão da WWE, colocar um PLE da NXT no mesmo dia de um PLE na AEW, uma decisão arriscadíssima

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

A hora da verdade | Benfica x Fenerbahçe

Após o empate na Turquia é altura de o Benfica receber o Fenerbahçe num jogo que promete, e muito, não só pelos intervenientes em campo como fora dele.

Nuno Borges arranca US Open com vitória clara frente a Brandon Holt

Nuno Borges entrou com o pé direito no US Open. O tenista português derrotou o norte-americano Brandon Holt na primeira ronda.

PUB

Mais Artigos Populares

Pablo Rosario a um passo do FC Porto: quem é o novo médio dos dragões?

Pablo Rosario está muito perto de assinar pelo FC Porto, deixando o Nice em definitivo para se juntar novamente a Francesco Farioli atual técnico dos dragões.

José Mourinho indicou que não conhece vice-presidente do Fenerbahçe mas fotos provam o contrário

José Mourinho indicou durante a antevisão da partida frente ao Benfica que não conhece Hamdi Akin, mas existem fotos que os colocam juntos.

Estugarda obrigado a ir às grandes penalidades para vencer Braunschweig

O Estugarda conseguiu o apuramento para a segunda eliminatória da Taça da Alemanha, depois de vencer o Braunschweig.