Liga Bielorrussa| A exceção à regra

É no leste da Europa, longe dos habituais palcos do estrelato, que se vive uma realidade completamente diferente do resto do continente. Quer seja em termos desportivos, ou de qualquer outro setor da atividade laboral. É na Bielorrússia, país que a nível de população pode dizer-se “à imagem” de Portugal (aproximadamente 9,5 milhões), porém distinto nas ideologias e hábitos praticados, sobretudo nesta época de combate à Covid-19.

O Presidente da República, Aleksander Lukashenko, continua a desvalorizar a pandemia que tem vindo a assombrar o mundo. O líder bielorrusso não implementa medidas de prevenção, e ainda incentiva a população a fazer o seu dia a dia, como se nada fosse: “A vida continua. Não podemos colocá-la em espera”, disse. Enquanto isto, o país conta já com 104 casos de infeção confirmados e uma morte.

Desta forma, a Liga de futebol começou este mês – campeonato composto por 16 equipas, que apenas se inicia em março devido às condições climatéricas durante o inverno – e tem atraído o interesse de canais televisivos de outros países. Se o interesse de plataformas oriundas de Rússia e Ucrânia pode considerar-se natural (pela proximidade geográfica e cultural), o mesmo não se pode dizer de nações como Israel e Índia.

Fonte: FC Bate

Contudo, este pode ser um dos poucos pontos positivos para a Bielorrússia, consequentes dos efeitos do novo Coronavírus, bem como da postura orgulhosa do seu maior representante (que para muitos, é o último ditador do Velho Continente). Graças à suspensão dos principais campeonatos, os jogadores deste podem dar-se a conhecer a outras paragens, valorizando-se, o que não é propriamente normal nesta realidade.

Decorridas duas jornadas, o FC Minsk lidera; em contraposição, clubes de maior renome internacional, como o Dínamo Minsk e o BATE Borisov, estão nesta altura “afundados” na tabela classificativa. O mesmo BATE que venceu 13 das últimas 15 edições da prova, e que tem sido o expoente máximo da Bielorrússia no panorama internacional.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Moreirense bate Vitória SC com bis do atual melhor marcador da Primeira Liga

O Moreirense venceu este sábado o Vitória SC por 2-0 na terceira jornada da Primeira Liga. Guilherme Schettine marcou dois golos.

FC Porto rejeita proposta do Al Ittihad por Rodrigo Mora

O Al Ittihad apresentou uma proposta de 50 milhões de euros ao FC Porto por Rodrigo Mora. Dragões recusam e apontam para cláusula.

Arsenal oficializa Eberechi Eze por pacote de 70 milhões de euros: É o novo número 10

O Arsenal oficializou este sábado a contratação de Eberechi Eze. Jogador deixa o Crystal Palace e é o novo número 10 dos Gunners.

Torreense bate Académico Viseu e volta a ganhar na Segunda Liga: Eis os resultados do dia

O Torreense venceu este sábado o Académico Viseu por 2-1 na segunda jornada da Segunda Liga. Fica com todos os resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolves de Vítor Pereira continua sem pontuar e marcar: Eis mais resultados da Premier League

O Wolverhampton perdeu fora de casa com o Bournemouth por 1-0 na Premier League. Fica com os restantes resultados até ao momento.

Nacional da Madeira x Sporting: Eis os onzes oficiais do jogo de Primeira Liga

O Sporting vai medir forças esta tarde com o Nacional da Madeira na terceira jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes oficiais.

Bundesliga: Tiago Tomás marca grande golo no regresso ao Estugarda

A Bundesliga está oficialmente aberta. Tiago Tomás marcou um grande golo no regresso ao Estugarda, que perdeu este sábado.