emdiretodacopa

O Mundial finalmente arrancou. Com o Brasil já unido em torno do futebol, decorado de verde e amarelo, a televisão mostra a festa que se viveu apaixonadamente um pouco por todo o lado. Da praia de Copacabana ao centro de São Paulo, passando pelas favelas e até pelas comunidades indígenas, ninguém conseguiu ficar indiferente à vitória da canarinha. Sem encantar, porém, pelo menos a julgar pelo que dizem os críticos por cá nos principais canais desportivos. Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, defendia ontem que a equipa de Scolari tinha de trocar a bola mais rápido e dar maior liberdade de movimentos a Hulk e Neymar se queria ser verdadeiramente temível no ataque.

Com os restantes grupos agora também a arrancar, dá para pensar um pouco no reboliço que se vive neste momento em vários pontos do país. São 12 cidades sede, mais umas quantas localidades que acolhem as equipas diariamente e tudo acontece ao mesmo tempo, com o constante vai-e-vem das selecções entre treinos, conferências de imprensa e aparições sociais. São milhares de pessoas envolvidas, de várias nacionalidades, para que nada falte aos craques e respectivas equipas técnicas no seu dia-a-dia de preparação entre jogos. Porque o Mundial também se vive longe dos grandes palcos. Nos hotéis onde as equipas estão alojadas, nos centros de treino, nos longos percursos de autocarro oficial que param cidades inteiras para ver a comitiva passar. Um frenesim constante que acontece longe das câmaras, mas que também é parte da Copa. E que parte tão bonita, por sinal!

Ontem foi o primeiro dia com 3 jogos e o fim-de-semana está aí para nos mostrar mais futebol de primeiríssimo nível. E eu cá estarei para assinar mais um diário.

Obrigado e um abraço,
João Cunha.

João Cunha
João Cunha
Está no Brasil a acompanhar o Mundial'2014 e escreve o diário "Em Direto da Copa" para o Bola na Rede.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.