📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Colômbia 3-0 Grécia: Na ausência de Falcão, James dá as cartas

- Advertisement -

cabeçalho mundial'2014

Clique aqui para ver os golos.
Clique aqui para ver as estatísticas.

Quase a jogar em casa, tal era a quantidade de adeptos colombianos presentes nas bancadas, a Colômbia venceu a Grécia por três bolas a zero no primeiro jogo do grupo C do Mundial. Com Falcão afastado por lesão, a selecção colombiana mostrou que tem um colectivo forte e com enorme sentido ofensivo, tendo sido capaz de ultrapassar a cerrada defensiva grega por 3 vezes. O resultado pode parecer algo exagerado à primeira vista – 7 remates à baliza para cada lado, com a Grécia a ter mais posse de bola (54%) – mas a vitória é completamente justificada, em grande parte devido às imensas dificuldades da selecção grega em criar oportunidades de golo. Com esta vitória, a Colômbia assume-se definitivamente como a selecção a bater no grupo C, e se James e companhia continuarem entrosados e confiantes,  “Los Cafetones” podem mesmo vir a dar que falar no Brasil.

O RESCALDO

Bastaram 5 minutos para a sólida defensiva organizada por Fernando Santos ceder pela primeira vez. O culpado? James Rodríguez. Numa bola bombeada para o lado direito do campo, o extremo colombiano ex-Porto tira um defesa da frente para fazer um passe mortífero para o coração da área grega. Na passada, o lateral Armero atira para o fundo da baliza, com a bola ainda a sofrer um venenoso desvio que engana o guarda-redes  Karnezis. Golo festejado efusivamente nas bancadas mas também dentro de campo, com os jogadores colombianos a fazerem de imediato uma divertida dança comemorativa.

A perder praticamente desde o início da partida, a Grécia precisava de encontrar soluções para dar a volta ao jogo. Com Mitroglou no banco por opção técnica (do lado da Colômbia, Fredy Guarín não jogou), a equipa de Fernando Santos tentava gerir a posse de bola e fazer uso fruto de uma das suas melhores armas, o contra-ataque. No entanto, as coisas não estavam fáceis. A Colômbia, que desceu substancialmente de rendimento após o golo, mostrava que também sabia defender, em particular perante a desinspiração clara da ofensiva grega. Ao fechar o primeiro tempo, Kone teve nos pés a melhor oportunidade para a selecção da Grécia, mas o guardião colombiano David Ospina levou a melhor com uma defesa de belo efeito.

Ambas as equipas entraram para a segunda parte sem qualquer alteração. A Grécia continuava a apostar na solidez defensiva e nas saídas organizadas para o contra-ataque, enquanto a Colômbia continuava com o seu futebol directo mas responsável, com James Rodríguez a liderar o ataque. Aos 58 minutos, James, sempre ele, bate um pontapé de canto de forma exemplar, Cuadrado ainda toca no esférico e é Gutiérrez que marca a favor dos colombianos, num golo cheio de oportunismo. 4 minutos depois, Gekas tem uma oportunidade de ouro para reduzir o marcador mas acerta com um estrondo na trave. O falhanço vale-lhe a substituição imediata, com Mitroglou (sim, só agora) a entrar para o seu lugar.

– Desinspirada, a selecção grega acumulava oportunidades desperdiçadas. Aqui, Maniatis consola Kone depois de mais um remate falhado Fonte: Fifa.com/ Getty Images
– Desinspirada, a selecção grega acumulava oportunidades desperdiçadas. Aqui, Maniatis consola Kone depois de mais um remate falhado
Fonte: Fifa.com/ Getty Images

Num jogo imensamente disputado, a Colômbia não tirava o pé do acelerador, mesmo a vencer por dois golos. Os automatismos estavam a sair, a equipa mostrava-se confiante, organizada e a praticar bom futebol. Já a Grécia denunciava claramente carências no seu jogo ofensivo, recorrendo inúmeras vezes ao já típico “chuveirinho” para criar perigo. Com a partida em Belo Horizonte a caminhar para o seu final, os adeptos colombianos faziam a festa nas bancadas. Em sentido inverso, o ritmo de jogo acalmava – nem Mitroglou parecia encontrar maneira de fazer a Grécia marcar, numa altura em que a vitória colombiana parecia cada vez mais uma certeza.

Nos minutos de compensação e com Jackson e Santiago Arias em campo (o avançado ex-Porto e o lateral ex-Sporting entraram a meio da segunda parte), a Colômbia fecha o marcador por via do já suspeito do costume. James Rodríguez, que já havia estado nos dois golos da Colômbia, aplica um remate colocado após combinação com Jackson e Cuadrado para selar de vez a vitória dos “Cafetones”. Um golo tardio para coroar a excelente exibição do jovem extremo do Mónaco. Pessoalmente, se esta não é mesmo a melhor geração de futebolistas que a Colômbia já teve, então não sei qual será. A Colômbia obtém um grande vitória esta tarde, para desespero de Fernando Santos que vê agora a passagem no grupo C muito mais complicada.

A Figura:

James Rodríguez – Já se sabia que, na ausência de Falcão, James Rodríguez seria o nome no qual os adeptos colombianos mais depositariam as suas esperanças. Ainda assim, foi surpreendente a forma como o jovem extremo do Mónaco foi um autêntico líder em campo para a selecção da Colômbia. No seu primeiro jogo do Mundial 2014, James Rodríguez jogou e fez jogar, marcou e deu a marcar. Além de ter estado em todos os golos colombianos, foi uma dor de cabeça constante para a defensiva grega e só não fez mais porque não calhou. Com Falcão seria diferente, é certo, mas enquanto James continuar assim, o futebol colombiano está vivo e recomenda-se.

O Fora de Jogo:

Fernando Santos/Grécia – A aposta no jogo defensivo e de contra-ataque revelou-se um flop de proporções grotescas, já que bastaram apenas 5 minutos no Mundial para a Grécia sofrer o seu primeiro golo da competição. A precisar de golos e de uma mudança drástica de atitude, o treinador português foi incapaz de impulsionar qualquer uma das duas. A aposta em Gekas esteve longe de compensar, Mitroglou entrou tarde e houve alturas em que a Grécia simplesmente parecia incapaz de produzir situações de ataque. Em resumo, esperava-se muito mais. Uma exibição pobre e que lança grandes preocupações sobre a passagem da Grécia à próxima frase.

Rui Miguel Pereira
Rui Miguel Pereirahttp://www.bolanarede.pt
O Rui jogou a trinco nas camadas jovens do União de Tomar, e reza a lenda que se fartava de fazer faltas. Muito mais moderado nos comentários, diz que quando teve a oportunidade de escrever sobre futebol e raparigas, não pensou duas vezes.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.