Força da Tática: A importância do guarda-redes na construção ofensiva do RB Leipzig

Longínquos são os tempos em que o jogador com menos talento nos pés se tornava guarda-redes da equipa, ou que um jogador da equipa só passava a bola ao habitual nº1 em situações de pressão extrema, esperando que este alivie a bola e chute o mais longe que consiga.

Guardiola trouxe-nos exigências quanto ao recrutamento de guarda-redes que não estávamos habituados, contou com Valdés no Barcelona, Neuer no Bayern Munique, Joe Hart não servia para as ideias de jogo de Guardiola então apareceu Claudio Bravo até chegar Ederson, o Guarda-Redes de sonho do treinador espanhol.

Hoje já evoluímos, não queremos só guarda-redes que sejam capazes de assegurar o controlo da profundidade com sucesso para que possamos jogar com a nossa defesa mais subida e que sejam capazes de resolver esses lances de forma eficiente. Queremos guarda-redes que possam ser criadores do nosso jogo ofensivo, que abrandem o jogo quando precisarmos ou que acelerem o ritmo do mesmo quando for caso disso. Queremos Guarda-Redes que olhem o jogo de frente, que vejam e percebam as movimentações dos colegas de equipa, que estejam tão entrosados nas dinâmicas ofensivas da equipa, como nas defensivas.

Na minha opinião, a Alemanha tem sido um caso de estudo nesta matéria. Não só os jogadores, apesar de ser extensa a lista de Guarda-Redes com qualidade neste tópico – Manuel Neuer, ter Stegen, Roman Burki, Oliver Baumann no topo da lista – mas parece-me ser mais que evidente que para ser um Guarda-Redes titular no Campeonato Alemão, é necessário de ter as características mencionadas bem vincadas.

Péter Gulácsi, o húngaro titular da baliza do RB Leipzig tem sido um elemento crucial nas ideias do jovem treinador Julian Nagelsmann, o alemão de 32 anos tem variado muito a sua estrutura/esquema tático, mas se existe algo que não abdica em situação alguma é da sua primeira fase de construção ofensiva construída a partir de trás, não só feita pelos centrais, mas também com Péter Gulácsi funcionando como um distribuidor de jogo ofensivo, permitindo aos centrais do Leipzig subirem metros em profundidade mas também alcançar uma largura ofensiva que torna a pressão adversária muito mais difícil de ser bem sucedida.

Mais importante que palavras, são imagens que comprovam o que dizemos. No vídeo que segue abaixo, podemos ver alguns lances em que Péter Gulácsi se comporta como um autêntico barómetro da 1º fase de construção ofensiva:

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

Presidente do Inter Milão confirma nome do novo treinador: «Tem o perfil certo»

O presidente do Inter Milão confirmou que Cristian Chivu vai ser o novo treinador do conjunto italiano, deixando o Parma.

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

FIFA vai lançar grande novidade no Mundial de Clubes 2025

A FIFA vai lançar uma nova tecnologia relacionada com o fora de jogo durante o Mundial de Clubes 2025, que decorre neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Já é conhecido o árbitro que vai apitar o Portugal x Espanha

Portugal e Espanha vão enfrentar-se na final da Liga das Nações. Sandro Scharer foi o árbitro escolhido pela UEFA.