Que jogos devo rever nesta quarentena? Sporting CP 2-2 SC Braga (3-1 g.p.)

Nestes tempos de quarentena, e com o futebol português em stand-by, resta-nos recordar os melhores momentos que já passamos, provocados pelo desporto rei. O jogo que vos vou relembrar é um daqueles que bate com força no coração, tal é a nostalgia que este representa. As duas equipas entram no relvado, no dia 31 de maio de 2015. Sporting Clube de Portugal e Sporting Clube de Braga estão frente a frente na disputa da “prova rainha”.

É um domingo solarengo. Uma tarde perfeita para a festa da Taça de Portugal. Quando falamos nesta ocasião, todos os adeptos do futebol português sabem que o termo não é só utilizado para o jogo dentro das quatro linhas. Antes de estes saberem como é que vai ser decidido o vencedor do encontro, já os fanáticos das duas equipas praticam os conhecidos “penaltis” nas roulottes. Já eu, em casa, sento-me na sala com o meu pai, naquela que seria uma tarde para recordar para sempre.

O jogo começa, digamos, da pior forma possível para a formação de Alvalade. A equipa do Braga, que desde cedo assumiu as transições rápidas como a principal arma para o jogo, apanha o Sporting CP desprevenido. Djavan passa por Paulo Oliveira e acaba derrubado por Cédric na grande área. O lateral direito leonino é expulso ao minuto 14 e Éder concretiza o primeiro golo da partida. Numa tentativa de reagir ao golo e à inferioridade numérica da sua equipa, Marco Silva tira João Mário do miolo do meio campo e lança Miguel Lopes para manter a linha de quatro jogadores na defesa.

O Sporting mostra-se mais perigoso. Porém, utilizando mais uma vez a estratégia definida por Sérgio Conceição, os bracarenses aproveitam as transições de forma letal. Após um erro infantil do recém-entrado Miguel Lopes, Rafa concretiza a segunda oportunidade de golo, após um contra-ataque velocíssimo. 25 minutos da primeira parte e o Sporting via as suas aspirações a caírem. Apesar de ainda haver muito jogo pela frente, recuperar uma desvantagem de dois golos, com menos um jogador do que o adversário, não é tarefa fácil.

Tanto eu como o meu pai encontramo-nos sentados no sofá, em silêncio, à espera que algo mude, dali para a frente. A angústia e desilusão pairam nos nossos rostos. Porém, o verde simboliza a esperança, e ambos já sabemos que ser do Sporting CP nunca foi fácil.

A segunda parte inicia-se ainda com o mesmo resultado. Desta vez, o SC Braga é protagonista das oportunidades mais perigosas. Marco Silva tira Carrillo, que não conseguiu desequilibrar como era costume e Miguel Lopes (sim, o jogo dele foi tão mau que entrou e saiu) para a entrada de Carlos Mané e de Fredy Montero. O Sporting não conseguia ser tão perigoso como no primeiro tempo, e o treinador fez o chamado all-in.

Foi então que, após Slimani e Nani terem ameaçado a baliza de Kritsyuk, os leões reduzem no marcador. O relógio aponta para o minuto 84. O argelino aproveita uma má saída do guardião bracarense, e, através de um pontapé colocadíssimo de fora da área, faz o tão esperado golo leonino. Dou um pulo de alegria. Já o meu pai não tem qualquer tipo de reação, tal era o seu estado.

Quando já passa do tempo regulamentar, e em Braga já se diz “a taça é mesmo nossa”, Fredy Montero põe um travão na confiança excessiva daqueles que assistem ao jogo no norte do país, e empata a partida. Após uma investida longa de Paulo Oliveira, o avançado colombiano proporciona-nos uma receção com toda a classe, e um golo… Caricato (com alguma sorte à mistura). Como de costume, e levados pela emoção de um golo do Sporting, eu e o meu pai abraçámo-nos, eufóricos como sempre.

Montero empata a partida e leva o jogo para prolongamento
Fonte: FPF

Naquele que foi um prolongamento sem muita história, o vencedor da Taça de Portugal viria mesmo a ser decidido nas grandes penalidades. Do lado do SC Braga, Alan é o único a concretizar. Adrien, Nani e Slimani fazem “três em três”.

Salvador Agra aproxima-se para cobrar o penalti. Eu, de joelhos no chão da sala, nem queria ver o desfecho do lance. Agra aproxima-se da marca dos 11 metros, pontapeia a bola e… Acerta em cheio no poste. Quando olho para a televisão e vejo Rui Patrício, coxo, e a correr em direção dos colegas de equipa, finalmente senti aquilo que não havia vivenciado durante mais de 120 minutos: alívio.

O Sporting CP conquistou, desta forma, a 16ª Taça de Portugal da sua história. Eu e o meu pai, tal como milhares de sportinguistas radiantes com esta conquista, deslocámo-nos a Alvalade, naquele que foi um dos dias mais memoráveis que um verdadeiro leão pode ter.

XI Sporting CP: Rui Patrício; Cédric (expulso, 14’), Paulo Oliveira, Ewerton, Jefferson; William Carvalho, Adrien, João Mário (Miguel Lopes, 21’) (Montero, 74’); Carrillo (Carlos Mané, 54’), Nani e Slimani.

XI SC Braga: Kritsyuk, Baiano, Aderllan Santos, André Pinto, Djavan (Sasso 82’); Mauro, Ruben Micael (Alan, 61’), Luiz Carlos; Pardo (Salvador Agra, 75’), Rafa e Éder.

Foto de Capa: FPF

Artigo revisto por Joana Mendes

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jamie Carragher rasga elogios a jogador: «Ele é o melhor lateral da Premier League atualmente»

Jamie Carragher elogiou Daniel Muñoz pelo golo marcado frente ao Everton. O Crystal Palace perdeu por 2-1 diante dos Toffees.

Barcelona segue a busca por defesa canhoto e identifica novo alvo

Nico Schlotterbeck é o alvo do Barcelona para reforçar o eixo defensivo. O clube catalão não tem defesas canhotos no plantel após a saída de Inigo Martinez.

Erling Haaland revela a razão para estar «melhor do que nunca»

O Erling Haaland culpou o filho por estar em boa forma, após marcar o golo da vitória frente ao Brentford. O norueguês leva 9 golos na Premier League.

Barcelona inscreve Iara Lobo na Champions League Feminina

A Iara Lobo foi inscrita na Champions League Feminina pelo Barcelona. Para além da atleta de 17 anos, Kika Nazareth também consta na lista.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal observa alvo durante o confronto entre o AC Milan e Juventus

Kenan Yildiz foi observado pelo Arsenal no encontro entre o AC Milan e a Juventus este domingo. O encontro acabou num empate a zeros.

Barcelona volta a mostrar interesse em avançado do Borussia Dortmund

O Barcelona voltou a colocar Karim Adeyemi na sua lista de alvos para o mercado de verão, mantendo vivo o interesse no avançado do Borussia Dortmund.

Ivan Baptista e a estreia na Champions Legue Feminina: «Queremos cimentar a posição do Benfica»

O Benfica estreia-se esta terça-feira na fase de liga da Champions Legue Feminina, frente à Juventus, em Turim. Ivan Baptista sublinhou a ambição de afirmar o Benfica entre as potências do futebol europeu.