Serão os Hipercarros a escolha mais acertada?

- Advertisement -

Eram o sonho. Ou, pelo menos ainda são. Ou talvez não. Ainda não percebi. Estou, claro, a falar dos Hipercarros. Para a temporada de 2021, o Campeonato Mundial de Resistência (FIA WEC) teria uma nova classe de topo. Com os preços a escalar, a classe LMP1 tornou-se insustentável. Hoje em dia sabemos quem vai ganhar, pois apenas há uma equipa: a Toyota.

Ora bem, a regulamentação Hipercarros foi conhecida e a Toyota declarou o seu interesse. Tal como a Aston Martin, com o seu Valkyrie, com motor 6.5l V12 da Cosworth, pois aqui os motores não têm de ser obrigatoriamente híbridos.

Mas, em janeiro, tudo mudou. É chamado LMDh, e, com isto, deitou-se abaixo o «sonho» dos Hipercarros.

Porquê? Porque, apesar do chassis não ser das marcas que escolherem participar, quem participar nestas regulamentações tem de ter um chassis LMP2 modificado para incluir pormenores estéticos típicos das marcas, mas somente os principais fabricantes de automóveis, associados a um dos quatro construtores de chassis – Oreca, Dallara, Ligier, Multimatic, podem homologar um carro LMDh.

Ou seja, carros mais baratos de fabricar. Excelente. Hipercarros, agora nem compensa… Apenas dois resistentes, a Toyota com o GR SuperSport e a Scuderia Cameron Glickenhaus ficaram lá.

Com os LMDh, a Porsche, a Peugeot e todas as marcas que participam no IMSA podem estar interessadas, por isso, o Campeonato do Mundo de Resistência está a ir para novos patamares. Até a Ferrari demonstrou interesse!

Pode ser este o Hipercarro apresentado pela Scuderia Cameron Glickenhaus
Fonte: Scuderia Cameron Glickenhaus

As regulamentações LMDh abrem todo um leque de possibilidades e com a pandemia coronavírus, o dinheiro e as finanças das marcas não são as mesmas. Quanto aos Hipercarros, a ideia foi boa, mas as regras LMDh serão, a meu ver, a solução para o salvamento do Campeonato do Mundo de Resistência. Vendo isto, lá se decidiu que os Hipercarros iriam ser igualados aos LMDh. Que desperdício…

Foto De Capa: FIA WEC

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea resgata jogador e oficializa 2 saídas em sentido inverso

Mamadou Sarr está de regresso ao Chelsea após os blues acabarem o seu empréstimo no Estrasburgo. Em sentido contrário Aaron Anselmino e Datro Fofana são cedidos aos franceses até ao final da temporada.

Sunderland anuncia último reforço, Nilson Angulo

Esta segunda-feira, Nilson Angulo foi confirmado como o mais recente reforço do Sunderland. O avançado assinou um contrato até 2030.

Irmão de promessa do Benfica, Zidane Banjaqui é reforço do Ararat-Armenia

Zidane Banjaqui é confirmado como reforço do Ararat-Armenia. O médio criativo deixa os gregos do Panserraikos a custo zero e assina pelo emblema da Arménia.

Eis as razões para o descontentamento de Cristiano Ronaldo com a Arábia Saudita

Cristiano Ronaldo está descontente com a Liga Saudita. Avançado português entende que o Al Hilal está a ser beneficiado.

PUB

Mais Artigos Populares

Gustavo Assunção deixa AVS SAD e assina pelo Apollon Limassol

Gustavo Assunção é o novo reforço do Apollon Limassol. O médio brasileiro abandona o AVS SAD e assina um contrato com a equipa do Chipre até 2027.

Fredrik Aursnes disponível para voltar à Seleção da Noruega

Fredrik Aursnes volta a estar disponível para ir à Seleção da Noruega. Federação do respetivo país anuncia decisão.

Pedro Rosas apresentado como reforço do Casa Pia

O negócio já era conhecido, mas foi agora oficializado. Pedro Rosas é reforço do Casa Pia no último dia do mercado de janeiro.