📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O balanço da retoma do campeonato com mais de um mês pela frente

- Advertisement -

O campeonato retomou há duas semanas e meia, e ainda falta pouco mais de um mês para o seu fim.  As coisas vão-se compondo aos poucos, mas ainda falta para vermos tudo mais ou menos definido.

Na luta pelo título, não há, neste momento, quem possa afirmar convicto qual equipa é que será a próxima campeã, uma vez que a irregularidade das águias e dos dragões não o permite, bem como o facto de os dois partilharem a liderança com os mesmos pontos. As equipas de Bruno Lage e Sérgio Conceição têm sido criticadas pela inconstância exibicional apresentada e não têm conseguido aproveitar os deslizes de cada uma.

Vejo o calendário dos portistas ligeiramente mais acessível do que o dos rivais, embora isso possa funcionar de maneira diferente, como já ficou provado, sendo que ambos já caíram perante adversários teoricamente mais “fracos”. Apesar de a qualidade estar a ser nivelada por baixo, o equilíbrio atingiu o seu pico, e a constante perda de pontos faz com que a luta pelo primeiro lugar esteja ao rubro e em suspense.

Quem está num patamar diferente e a confirmar o excelente momento, que já vem desde o início da época, é o FC Famalicão. Aliás, se ajustarmos a classificação às primeiras três jornadas desde a retoma, o conjunto de João Pedro Sousa é um dos líderes – e daqueles que mais encanta no relvado! Teve a particularidade de bater o líder FC Porto e é já uma confirmação num ano que está a exceder todas as expectativas e que pode acabar com uma espantosa qualificação europeia.

Curiosamente, o Sporting CP também lidera neste regresso que tem sido feliz para os “leões”, numa clara aposta do novo técnico na formação de Alvalade. O dedo de Amorim já se faz sentir e o treinador promete não ficar por aqui, podendo atrapalhar as contas do título, uma vez que ainda jogará no Dragão e na Luz. O principal destaque da equipa e, a meu ver, deste regresso da bola tem sido Jovane Cabral. Jovane é um jogador que tem ganho cada vez mais protagonismo através do seu estilo irreverente e da potência que coloca em cada remate – características principais e que já lhe valeram dois golaços, sendo um dos principais agitadores do jogo leonino.

Leões e famalicenses são os que ganharam mais pontos depois da paragem forçada
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Em sentido inverso estão SC Braga e Vitória SC, que tiveram um arranque em falso neste regresso do campeonato. Têm sido as principais deceções em cena. Com o efeito Amorim a transferir-se para Lisboa, a equipa, que apenas fez um ponto em nove possíveis, não tem conseguido responder devidamente com Custódio. Ainda há tempo para reagir, mas o terceiro lugar não espera por quem não faz por ele.

Os vitorianos, com Ivo Vieira, já mostraram ser uma das melhores equipas a jogar futebol, mas voltaram da paragem algo intermitentes. No fundo, parecem ser uma equipa de momentos, e os resultados penalizadores não condizem com a qualidade existente. Parece que falta sempre alguma coisa para a equipa entrar no eixo das vitórias, embora sejam um dos melhores projetos futebolísticos do nosso campeonato, tal como o Rio Ave FC e os famalicenses.

Quem está na situação mais indesejada de todas no campeonato, o que, na verdade, já assim o era antes da paragem forçada, é o CD Aves. Com um ponto surpreendente conquistado na última ronda, os avenses estão mais para lá do que para cá, e a incapacidade da equipa em ferir os adversários é notória, tendo a descida no horizonte. A fazer-lhes companhia está o Portimonense SC. Embora a sua forma recente esteja numa espiral positiva, vai ser difícil fugir à atual posição, se o FC Paços de Ferreira mantiver esta bitola. Os pacenses são um dos melhores deste novo cenário, tendo já alcançado o CS Marítimo, e têm uma almofada de sete pontos para gerir no que toca à permanência no campeonato.

Sporting CP e FC Famalicão estão na frente da classificação e são seguidos por FC Paços de Ferrera e Boavista FC. Por outro lado, Gil Vicente FC, SC Braga e CD Aves ocupam os últimos lugares do campeonato após três jornadas da retoma. Ainda faltam sete rondas, e a mensagem passa por desfrutarmos daquilo que ainda falta jogar do campeonato, aguardando pelos próximos episódios, que serão praticamente diários.

Artigo revisto por Mariana Plácido

André da Silva Amado
André da Silva Amadohttp://www.bolanarede.pt
O desporto em geral atrai este jovem aveirense mas é o futebol a sua maior paixão. As conversas com amigos e familiares costumam ir dar ao futebol, hábito que preserva desde sempre. Poder escrever sobre esta vertente é o que o satisfaz, com o intuito de poder acrescentar algo de positivo ao ambiente em torno do futebol nacional.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulinho em branco e Toluca perde a liderança na Liga do México

O Toluca empatou 0-0 frente ao Atlas e viu o Cruz Azul a assumir a liderança da Liga do México. Paulinho não marcou na partida e Hector Herrera somou minutos.

Neemias Queta titular na derrota dos Boston Celtics frente aos Houston Rockets

Os Boston Celtics perderam após serie de 3 vitorias consecutivas na NBA. Neemias Queta foi novamente titular na derrota com os Houston Rockets, por 128-101.

Álvaro Carreras fala sobre estreia a marcar pelo Real Madrid e comenta relação com Vinícius Júnior: «Eu acredito nele e amo-o. É um parceiro...

Álvaro Carreras foi um dos destaques de sábado no Real Madrid, ao marcar um dos golos dos merengues frente ao Valência.

Barcelona entra na corrida por internacional argentino

O Barcelona pode avançar para a contratação de Joaquín Panichelli, jogador que se tem destacado ao serviço do Estrasburgo.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Najma: Mário Silva perto de ser substituído por técnico espanhol que já passou pelo Vizela

Mário Silva pode deixar de ser o treinador do Al Najma. Pablo Villar é visto como o principal candidato para suceder ao português.

La Liga: médio português perde cada vez mais espaço no Mestalla

André Almeida chegou ao Valência em 2022, depois de se ter destacado ao serviço do Vitória SC, mas está a perder espaço no Mestalla.

Ljubomir Fejsa elogia José Mourinho e faz confissão sobre Ruben Amorim: «Quando começou a treinar, eu disse: ‘Como é possível?’»

Ljubomir Fejsa deixou elogios a José Mourinho e confessou que não esperava que Ruben Amorim se tornasse treinador.