Adewale Sapara | Melhor jogador do CP dá o salto para a Segunda Liga

- Advertisement -

Não é todos os anos que o melhor jogador do Campeonato de Portugal dá o salto para o escalão acima, logo na época seguinte. Porém, Adewale Sapara é a exceção à regra. Eleito pela página Campeonato de Portugal – Campeonato das Oportunidades, o melhor jogador da temporada 2019/2020, foi apresentado pelo Leixões SC Futebol SAD, como reforço para o próximo ano desportivo.

Sapara, nigeriano de 25 anos, pode jogar em qualquer uma das alas, sem perder a qualidade que lhe é reconhecida. O seu 1,75m não o tornam franzino, já que a robustez física que possui, é um ponto chave nos duelos de corpo. O remate de meia distância também um dos seus melhores atributos. Para os menos atentos ao CP, descrevo Sapara em três palavras: veloz, objetivo e imprevisível. O estilo de jogo que apresenta faz lembrar Brayan Riascos (CD Nacional), ainda que, com maior primor técnico em relação ao colombiano.

Em Portugal desde 2014, ano em que deixou a capital da Nigéria para ir em busca do sonho do futebol, ainda não jogou numa liga profissional. O SC Farense abriu-lhe as portas do país, mas seguiram-se várias experiências em campeonatos secundários. Representou o CDR Quarteirense, Sertanense FC, ARC Oleiros e SR Almancilense, antes de chegar finalmente ao SC Olhanense.

Até ao momento da suspensão e posterior encerramento da competição, o extremo havia apontado 15 golos e oito assistências em 22 jogos, na Série D do Campeonato de Portugal. A juntar a estes números, estão ainda os 42 golos (!) nas últimas três épocas. A meu ver, e sem futurologia à mistura, é uma aposta ganha para o Leixões.

Dado este caso, há que ver a moral da história. A qualidade desta prova está a aumentar ano após ano. E não sou eu, mas sim jogadores e treinadores que por lá passam, que o dizem. Se dúvidas houvessem, basta recordar os embates do FC Alverca e do Vizela FC, frente a Sporting CP e SL Benfica, respetivamente. Os ribatejanos levaram de vencida a formação leonina, enquanto que os vizelenses não bateram os encarnados por muito pouco.

Há muitos e bons lagos por onde pescar neste campeonato, se é que me faço entender. Adewale Sapara é a prova viva, da vida que o Campeonato de Portugal dá ao futebol português.

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Esteve em ‘conflito’ com Ruben Amorim e Manchester United quer oferecer-lhe um novo contrato

Ruben Amorim não viveu a melhor relação com Kobbie Mainoo. O Manchester United quer oferecer um novo contrato ao médio.

LPFA: Power Rankings à Portuguesa

A LPFA arrancou a todo o gás, sendo que...

Serge Gnabry renova contrato com o Bayern Munique até 2028

Após longas negociações, Serge Gnabry chegou a acordo com o Bayern Munique para a renovação de contrato até junho de 2028.

Oliver Glasner explica o que impediu Jean-Philippe Mateta de rumar ao AC Milan: «O AC Milan avaliou-o e decidiu não o contratar»

Oliver Glasner, atual treinador do Crystal Palace, falou sobre o problema físico de Jean-Philippe Mateta, que deverá ser alvo de uma cirurgia.

PUB

Mais Artigos Populares

Europeus de Ciclismo de Pista #1: Do susto aos TOP-8

A odisseia portuguesa nos três primeiros dias de europeu...

Vamos ter novamente uma final Ibérica no Europeu de Futsal | França 1-4 Portugal

Portugal precisava de vencer a França para marcar presença...

João Henriques lamenta: «Não conseguíamos treinar com a água pelos campos, treinos a serem interrompidos à meia hora, porque era impossível treinar»

João Henriques abordou a derrota do AVS SAD contra o Sporting, num encontro dos quartos de final da Taça de Portugal.