UEFA Youth League | Vem aí o GNK Dinamo Zagreb x SL Benfica

O SL Benfica prepara-se para regressar à maior competição sub-19 da Europa. Nos quartos de final da UEFA Youth League, a equipa de Luís Castro vai encontrar o GNK Dinamo Zagreb, num jogo a realizar em Nyon, na Suíça.

Antes da paragem devido à pandemia de covid-19, o Benfica tinha garantido a qualificação para esta fase com uma vitória ao Liverpool, por 4-1. Curiosamente, todos os golos foram marcados por jogadores que já realizaram minutos pela equipa principal dos “encarnados” (Gonçalo Ramos, Nuno Tavares e Tiago Dantas).

De recordar que a equipa sub-19 do Benfica esteve incluída num grupo com os mesmos adversários da Liga dos Campeões (Lyon, RB Leipzig e FC Zenit) e cilindrou esses mesmos clubes, finalizando o grupo G com cinco vitórias, uma derrota e 17 golos marcados. A única derrota aconteceu no Seixal frente ao Lyon, na terceira jornada.

Tiago Dantas é o melhor marcador do Benfica na competição a par de Gonçalo Ramos, tendo ambos quatro golos e duas assistências
Fonte: SL Benfica

Do outro lado encontra-se o atual campeão croata, o Dínamo Zagreb. Ainda que muitos possam pensar que é um adversário fácil para as “águias”, o emblema croata tem uma das melhores academias de futebol da Europa, de onde saíram jogadores como Luka Modric, Mateo Kovacic e Marko Pjaca. Mais, o clube tem uma política de “pescar” jogadores de baixo custo, desenvolvê-los na principal equipa e vender por um preço bastante superior, como é o caso de Dani Olmo, Marko Rog, Corluka e Brekalo.

No caminho até aos quartos de final, o campeão croata eliminou o Dínamo Kiev nos dezasseis avos de final e o gigante Bayern de Munique nos oitavos de final. Além disto, os “croatas” estiveram colocados no grupo C junto da Atalanta, Manchester City FC e FK Shakhtar. Frente a estas equipas, o Dinamo Zagreb ganhou quatro pontos aos ex-campeões ingleses e quatro aos campeões ucranianos. Melhor que a prestação do emblema croata só a Atalanta, sensação da Liga dos Campeões.

Frente a frente vão encontrar-se duas equipas que assentam o seu modelo de jogo num 4-3-3, ainda que o sistema preferível dos “croatas” seja o 4-1-4-1, onde as principais referências da equipa encontram-se no eixo da defesa: Sutalo e Gvardiol. Do lado “encarnado” encontra-se uma equipa com vários jogadores que já passaram na equipa sénior do Benfica. Assim, é muito provável que as “águias” entrem em campo com: Kokubo, Tomás Tavares, Morato, Pedro Álvaro, Nuno Tavares, Paulo Bernardo, Martim Neto, Ronaldo Camará, Tiago Dantas, Tiago Gouveia e Gonçalo Ramos. Além destes onze jogadores, o treinador português ainda pode contar com o talento de Tiago Araújo, Sarmiento e Henrique Araújo.

O Benfica e o Dinamo Zagreb sabem que quem passar esta eliminatória até às meias finais vai encontrar o vencedor do jogo entre AFC Ajax e FC Midtjylland.

Renato Gouveia Dias
Renato Gouveia Diashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pelo futebol e pela tática. O Renato é licenciado em Comunicação e Jornalismo, mas tem o sonho de se tornar treinador de futebol. Gosta de um bom fim de semana cheio de futebol e de acompanhar o mercado de transferências ao minuto.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.