Armada italiana no combate à hegemonia sevilhana

A hegemonia sevilhana pode ser colocada em causa num contexto nunca antes visto na história de futebol, ir-se-á disputar a final da Liga Europa nesta sexta-feira, às 20h. As equipas que se irão defrontar em Colónia são o Sevilha e o Inter de Milão, duas equipas com história e tradição na competição.

A equipa da Andaluzia é nada menos que o clube mais vencedor na competição, com cinco troféus conquistados, dois deles ainda no formato de Taça UEFA em 2005/2006 e 2006/2007, e os restantes três  foram conquistados já no formato actual de forma consecutiva nas temporadas 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016. Já o clube nerazzuri, conquistou três edições da Taça UEFA, todas elas nos anos 90 (década de ouro do futebol italiano), nas temporadas 1990/1991, 1993/1994 e 1997/1998.

DOIS HISTÓRICOS EM CONFRONTO PELA CONQUISTA DE MAIS UM TÍTULO EUROPEU. SERÁ QUE A LIGA EUROPA VAI PARA ESPANHA OU PARA ITÁLIA? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Depois de ter conquistado o troféu pela última vez na época 15/16, o Sevilha só retornaria à competição em 18/19, onde seria eliminado nos oitavos-de-final da competição pelos checos do Slavia de Praga. Já o Inter de Milão, regressa a uma final europeia dez anos após conquistar a Champions sob o comando técnico de José Mourinho.

Após essa conquista, o clube nerazzurri teve uma década com prestações discretas nas competições europeias, regressou às grandes decisões nesta temporada com Antonio Conte ao leme. Relegado da fase de grupos da Champions, o Inter de Milão, tendo na Liga Europa eliminado o Ludogorets, Getafe, Bayer Leverkusen e Shakthar Donetsk até chegar à final.

Já o Sevilha, terminaria em primeiro lugar do Grupo A, à frente do Qarabag, APOEL Nicosia e Dudelange. Depois, na fase a eliminar, deixaria pelo caminho o Cluj, a AS Roma, o Wolverhampton e o Manchester United.

No Inter de Milão, o principal destaque tem sido a dupla atacante composta por Lautaro Martínez e Romelu Lukaku. A dupla soma oito golos marcados nos cinco jogos realizados na Liga Europa e tem causado o terror nas defesas adversárias. Para além de Lukaku, outros jogadores oriundos da Premier League têm relançado a carreira nas mãos de Antonio Conte, tais como Ashley Young, Christian Eriksen e Alexis Sanchez. Lá atrás, a defesa está bem segura com a experiência de Samir Handanovic, Diego Godín e Stefan de Vrij.

Já no Sevilha, o destaque vai para a grande profundidade no ataque, com jogadores como Lucas Ocampos, Suso, Munir El-Haddadi e Munas Dabbur. No meio-campo, Éver Banega tem realizado uma das melhores épocas da sua carreira, enquanto na defesa, Jules Koundé e Diego Carlos formam uma dupla muito sólida e, na esquerda, Sergio Reguilón tem sido uma das revelações da temporada.

O treinador Julen Lopetegui tem conseguido relançar a carreira em terras andaluzes, depois da experiência fracassada no Real Madrid, tendo aqui a oportunidade de conquistar o seu primeiro troféu a nível de clubes. Já Antonio Conte, tem a oportunidade de conquistar o seu primeiro título europeu, depois de cair aos pés do Benfica nas meias-finais da competição em 13/14.

Certamente que será uma final bem entretida aquela que será disputada em Colónia. Na sexta-feira à noite, saberemos se o Sevilha aumenta o seu domínio na competição, ou se vê o Internazionale aproximar-se.

Artigo revisto por Joana Mendes

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon perto de fechar médio do Liverpool por 17 milhões de euros e Paulo Fonseca elogia jogador: «Tem as características ideais»

Tyler Morton está cada vez mais próximo de ser reforço do Lyon. O médio inglês de 22 anos está ao serviço do Liverpool.

Ruben Amorim aborda futuro de Garnacho: «Às vezes, as coisas não funcionam»

Ruben Amorim fala sobre futuro de Alejandro Garnacho. Avançado argentino está na porta de saída do Manchester United.

Ruben Amorim: «Quero ficar 20 anos no Manchester United. É o meu objetivo e acredito verdadeiramente»

Ruben Amorim quer ficar 20 anos no Manchester United. Técnico português pretende deixar marca nos Red Devils.

Ruben Amorim confirma lista de capitães do Manchester United

Ruben Amorim falou à comunicação social inglesa. Técnico português confirma lista de capitães no Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Darwin Núñez é o principal alvo ofensivo de gigante da Serie A

O AC Milan está muito interessado em contratar Darwin Núñez. Avançado uruguaio na porta de saída do Liverpool.

Quenda e a maldição da camisola 7: Craque ou mais um na lista?

Mas para 2025/26, o Sporting decidiu entregar esse legado a Geovany Quenda, e com isso reacendeu-se a esperança

Imprensa internacional já aponta Ole Gunnar Solskjaer ao despedimento mas Besiktas nega rumores

A vida de Ole Gunnar Solskjaer no Besiktas está mais delicada. O técnico norueguês está a ser apontado à saída, mas o clube turco já negou os rumores.