FC Porto | Amigáveis só à porta fechada

Nesta pré-época mais pequena de sempre depois da época mais longa de sempre, o FC Porto tomou a opção de não fazer qualquer jogo amigável aberto ao público. É também a primeira vez, pelo menos desde que nasci, que não existe um jogo de apresentação, que também só faz sentido com público nas bancadas do Dragão.

O FC Porto nunca iria ser o clube em Portugal mais falado ao longo deste mês de preparação devido ao fenómeno Jorge Jesus e tudo o que veio de arrasto com a contratação do técnico português por parte do SL Benfica. A equipa da Luz reforçou-se em peso e o grande interesse dos adeptos e dos media em Portugal iria sempre cair nos encarnados. Devido a isso, é perfeitamente compreensível que o clube do Dragão tenha optado apenas por jogos de treino à porta fechada.

Os jogos de pré-época podem sempre ser incrivelmente enganadores e podem muitas vezes criar falsas expetativas nas mentes dos adeptos, sejam elas positivas ou negativas. De um ponto de vista puramente estratégico, se por qualquer uma das mil e uma razões possíveis os jogos não corressem de feição à equipa de Sérgio Conceição e, por outro lado, corressem de facto bem ao SL Benfica, todo este alarido que se tem vindo a sentir na comunicação social iria apenas ser exacerbado.

E, para além disso, os jogos em si são, para muitos treinadores, a parte menos importante da pré-época. Os jogadores estão quase sempre muito desgastados física e mentalmente e acabam por não ter o rendimento que iriam normalmente ter. Os treinadores começam logo a ser criticados pelos adeptos e pela comunicação social e perde-se logo aquela união que Sérgio Conceição tanto fala como sendo crucial.

Da pouca informação que tem saída para fora, não tem sido fácil tirar grandes conclusões. Segundo os grafismos apresentados (normalmente) no O JOGO, a equipa tem jogado tanto em 4x4x2 como em 4x3x3, prevendo, como se já estava a antecipar, que serão novamente estes os sistemas utilizados por Conceição. Sabendo claro que o sistema com dois avançados é o preferido do treinador, que tem vindo a adotar os três médios nos jogos mais difíceis para garantir o controlo do miolo do campo.

Em termos de jogadores, está tudo ainda muito incerto. O plantel está ainda demasiado grande, com muitas saídas ainda por acontecer. Vão sair centrais (Queirós e Osorio os mais prováveis) e são ainda necessárias algumas saídas na frente do ataque, depois das contratações de Taremi, Evanilson e a possível transferência de Toni Martínez. Ainda assim, mesmo estes jogadores que se prevê a saída têm tido minutos para se mostrarem a Sérgio.

Nesta pré-época tão pequena e tão próxima da passada época, seria sempre natural que as coisas não fossem como o normal, e no FC Porto isso não é exceção. Para voltarmos a ver os mandados de Conceição, teremos que esperar ansiosamente pelo início do campeonato.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea arrisca castigo pesado e pode mesmo perder pontos na Premier League

O Chelsea está a ser acusado de ter cometido 74 crimes entre o período de 2009 e 2022, correndo o sério risco de ser castigado severamente.

Chelsea em maus lençóis: equipa acusada de 74 violações de regras da Premier League

O Chelsea foi acusado de 74 violações pela Premier League. Os crimes foram cometidos entre 2009 e 2022, ainda na era Roman Abramovich.

Jeremiah St. Juste tem apenas uma solução para o seu futuro

Jeremiah St. Juste foi integrado na equipa B do Sporting. O defesa central vai continuar a trabalhar arduamente até janeiro.

Benfica: justificada venda de Dodi Lukebakio pelo Sevilha por 20 milhões de euros

Dodi Lukebakio trocou o Sevilha pelo Benfica no último dia do mercado de transferências por 20 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Gomes explica os 3 fatores de gestão da lista de Noronha Lopes e atira: «O Benfica não pode contratar muito, mas sim contratar...

Nuno Gomes explicou algumas linhas do projeto de Noronha Lopes. O candidato a vice-presidente deixou também reparos para a forma como o Benfica aborda o mercado.

Cristóvão Carvalho revela que quer Jurgen Klopp como o seu treinador: «Ele chegou a dizer que o Benfica é um grande clube»

Cristóvão Carvalho revelou que pretende contratar Jurgen Klopp para o Benfica, caso seja eleito. O candidato às eleições assumiu que não conta com Bruno Lage.

Folha limpa para Portugal rumo ao Mundial 2026 | Dois jogos, duas vitórias 

Portugal começou da melhor maneira a fase de qualificação para o Mundial de 2026, a realizar no próximo Verão.