O inesperado empréstimo de Fábio Martins

Na época passada Fábio Martins foi uma das principais figuras da equipa sensação da Primeira Liga, ajudando o FC Famalicão a alcançar o sexto lugar na tabela classificativa. Recentemente mudou-se para a Arábia Saudita para representar o Al-Shabab FC, emprestado pelo SC Braga. O jogador português irá ter a sua primeira experiência futebolística “fora de portas”, num negócio em que os “arsenalistas” receberão cerca de um milhão de euros pelo empréstimo, que durará até junho do próximo ano civil.

O jogador português irá integrar um plantel que tem Pedro Caixinha como treinador, e terá como colegas de equipa o experiente internacional argentino Éver Banega, o médio Alfred N’Diaye e ainda o antigo jogador de FC Porto e Estoril Praia SAD, Sebá.

Após realizar a melhor temporada da carreira, em que apontou 12 golos e seis assistências em 36 partidas disputadas, Fábio Martins fez o que muitos consideram dar um passo atrás. Mas é de conhecimento geral que é um campeonato apelativo do ponto de vista financeiro, apesar de ser pouco atrativo do ponto de vista futebolístico em si. Como o próprio admitiu, o que irá ganhar na presente temporada equivale a nove ou dez anos de salário no campeonato português.

Fábio Martins também referiu considerar que na próxima época pode ser opção válida para o plantel do SC Braga. Algo pouco habitual, visto que a ida de jogadores europeus para o Médio Oriente costuma significar uma regressão no desempenho futebolístico dos próprios.

No meu ponto de vista, o extremo português tem a capacidade de ser um jogador decisivo em qualquer equipa do nosso campeonato fora dos “três grandes”. Depois do que foi possível observar de Fábio Martins na época transata, era expectável que tivesse lugar no plantel do SC Braga, onde encaixaria na perfeição, ou que se mudasse para uma das equipas que luta pelo acesso às provas europeias.

O jogador encontra-se numa fase ascendente da carreira, em que a sua forma vinha a subir, terminando a época como uma das figuras do campeonato. É certo que, apesar da sua qualidade técnica e exibicional, um lugar na principal seleção portuguesa seria algo difícil (mas não impossível) devido à forte concorrência para a posição que ocupa no terreno. Com esta mudança as hipóteses de integrar as convocatórias do selecionador nacional Fernando Santos ainda são mais escassas, derivado da falta de qualidade e competitividade do campeonato saudita, que tem pouca visibilidade a nível mundial.

No fim de contas, podemos não considerar esta transferência de Fábio Martins algo estranho, visto que a questão financeira tem um peso importante nesta decisão, mas sem dúvida que é ingrato para alguém que poderia ser uma figura de destaque na liga portuguesa. Apenas se trata de um empréstimo, e está equacionado o regresso de Fábio Martins na próxima época, mas sem dúvida que o nosso campeonato perde qualidade e personalidade. Mas ficam no ar as seguintes questões para um eventual regresso de Fábio a Portugal: será capaz de manter o nível exibicional que atingiu na época passada? Não deveriam existir mais condições ou incentivos por parte da Liga de Clubes para manter estrelas nacionais no nosso campeonato?

 

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.