Sporting CP | Eliminação europeia: consequências e obrigações

No primeiro dia do mês de outubro, a equipa do Sporting CP proporcionou aos adeptos leoninos momentos de vergonha e humilhação. Falo, obviamente, da goleada frente aos austríacos do LASK Linz, por 1-4, que ditou o afastamento dos comandados de Rúben Amorim da Liga Europa.

Esta derrota não só é negativa para o prestígio internacional do Sporting, que ainda há pouco tempo recebia colossos mundiais em Alvalade, como exigirá ao plantel leonino menos competitividade e rotatividade. Para além deste fator, a visibilidade dos jogadores do Sporting CP vai ser reduzida, visto que estes apenas irão poder demonstrar o seu futebol dentro das fronteiras portuguesas.

Com as consequências acima descritas, vêm também obrigações. Devido ao facto de só ter as três competições nacionais por disputar, exige-se à equipa do Sporting CP que faça uma temporada positiva, algo que permita o crescimento do clube. Com isto, obviamente, refiro-me à qualificação para a UEFA Champions Leaguealgo que é imperial para que o clube de Alvalade volte a estar perto de SL Benfica e FC Porto, quer seja ao nível do orçamento ou das soluções no plantel. Só desta forma é possível ambicionar o tão desejado título de campeão nacional, nas próximas temporadas. Ainda assim, infelizmente, é um objetivo que parece ser cada vez menos realista. Competir pelos troféus da Taça de Portugal e Taça da Liga é algo também obrigatório.

É facto que o Sporting CP parece ter um plantel com mais qualidade do que o do ano passado. Adán trouxe experiência e competição para Maximiano, Pedro Porro e Feddal entraram de caras no onze, as contratações de João Mário e Pedro Gonçalves, juntamente com os regressos de João Palhinha e Daniel Bragança vieram dar mais qualidade ao meio campo, e o ataque tem também mais opções, com Tabata e Nuno Santos a juntarem-se aos restantes. Já Eduardo Quaresma, Nuno Mendes e Tiago Tomás são os jovens provenientes dos sub-23 que deverão ter mais minutos.

Não há desculpas. Com o investimento feito, quer no treinador ou nos novos reforços, o Sporting CP tem a obrigação de fazer um bom campeonato, para que na próxima temporada possa voltar aos grandes palcos europeus. Embora ache que a direção presidida por Frederico Varandas não tenha condições para continuar (sobretudo com o chumbo da última AG), esta temporada é a derradeira oportunidade para compensar a trapalhada que estes dois últimos anos têm sido.

Artigo revisto por Mariana Plácido 

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.