CD Santa Clara 1-2 Sporting CP: Leões e o Rugido da Vitória

- Advertisement -

A CRÓNICA: O DUELO DO AÇOR E DO LEÃO ONDE O SPORTING LEVOU MESMO A MELHOR

Este final de tarde solarengo, na ilha de S. Miguel, voltou a trazer adeptos para mais uma grande tarde de futebol. Em jogo estava a disputa dos três pontos entre o CD Santa Clara e Sporting CP para a quinta jornada da Primeira Liga. Um jogo importante para ambas as partes, uma vez que o clube açoriano vinha da sua primeira derrota do campeonato, frente ao FC Paços Ferreira, e o clube leonino de um empate, frente ao FC Porto.

A primeira parte ficou marcada por um Sporting superior, a conseguir chegar com mais facilidade à baliza do Santa Clara. No entanto, o guardião das redes do clube açoriano, Marco Pereira, manteve-se atento e defendeu com exatidão cada lance. Mesmo com a atenção redobrada, a infelicidade chegaria aos 19 minutos: Pedro Gonçalves inaugura o marcador.

A equipa vermelha e branca mostrava algumas dificuldades na defesa, deixando espaço suficiente para haver linhas de passe para a equipa leonina. A superioridade numérica não perduraria por muito tempo. Thiago Santana, aos 41 minutos, aproveita uma saída em falso de Adán e fica sozinho, de frente para a baliza. Com isto, empata a partida mesmo antes do intervalo.

A segunda parte trouxe um Santa Clara mais agressivo e coeso defensivamente. O clube açoriano conseguiu criar maior linha de passe entre si, tornando o jogo mais dinâmico e com maior linha de passe.

Aos 80 minutos, Marco Pereira cedeu à pressão, mesmo com o seu defesa atento ao lance. Saiu demasiado cedo da baliza e deu a oportunidade a Pedro Gonçalves de fazer o 2-1.

Apesar de mais algumas tentativas de chegar ao empate, a equipa de Daniel Ramos não conseguir ser feliz e acabou por somar a segunda derrota do campeonato. Já o Sporting levou para casa os três pontos.

 

A FIGURA

Pedro Gonçalves – O médio leonino teve um desempenho exemplar neste jogo. Pote bisou na partida e acabou por colocar o Sporting no 2º lugar na tabela classificativa, chegando aos 10 pontos e mantendo o historial de, até ao momento, não ter perdido nenhum jogo.

 

O FORA DE JOGO

Marco Pereira – O guarda redes açoriano não esteve à altura do desempenho a que nos habituou. O intitulado pelos adeptos como “mão de ferro” teve uma má abordagem ao lance do segundo golo do Sporting, que definiu o desfecho da partida.

 

ANÁLISE TÁTICA – CD SANTA CLARA

Daniel Ramos jogou com o esquema tático 3-4-1-2. Tassano e Sagna mostraram maiores dificuldades perante Nuno Santos e Pote. Santa Clara marca no final da primeira parte contra a corrente do jogo. Na segunda parte, Daniel Ramos transforma o esquema tático e adota um 5-4-1. Essa escolha trouxe uma melhor ocupação do espaço, que estava a ser aproveitado pelos leões na primeira parte.

 

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Marco (4)

Fábio Cardoso (5)

João Afonso (5)

Mansur (4)

Lincoln (5)

Carlos Jr. (6)

Thiago Santana (6)

Costinha (5)

Anderson Carvalho (5)

Tassano (5)

Sagna (5)

SUBS UTILIZADOS

Osama Rashid (5)

Néné (5)

Rafael Ramos (4)

Jean Patrick (-)

Shahiryar (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Rúben Amorim adotou o esquema tático 3-4-3 e utilizou o mesmo onze do último jogo, frente ao FC Porto. O Sporting entrou melhor no jogo. O golo surgiu depois de um período de supremacia dos leões com o Santa Clara a não acertar as marcações.

 

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Adán (6)

Zouhair Feudal (5)

Sebastián Coates (5)

Nuno Mendes (7)

João Palhinha (7)

Matheus Nunes (7)

Nuno Santos (7)

Neto (6)

Pedro Porro (7)

Pedro Gonçalves (8)

Jovane (6)

SUBS UTILIZADOS

Sporar (4)

Tiago Tomás (5)

João Mário (6)

Gonçalo Inácio (4)

 

 

BnR NA CONFERÊNCIA

 

CD Santa Clara

BnR: O que faltou para a equipa agarrar o empate que acabou por escapar ao cair do pano? Na segunda parte, a equipa veio mais coesa defensivamente. O que mudou taticamente?

Daniel Ramos: Faltou não ter cometido erros. Erros fazem parte do jogo, estamos aqui para isso. Estamos desagradados com o resultado. Esperávamos outro resultado, pelo menos um ponto.

Quanto à segunda parte do jogo, mudamos os posicionamentos. Colocamos Thiago Santana no corredor central e jogamos com 3 avançados e baixamos dois deles. Adotar o 5-4-1 fez-nos ter uma melhor ocupação de espaço, linhas mais perto, jogadores mais perto do espaço que o Sporting estava a aproveitar na primeira parte.

Sporting CP

BnR: Qual a análise que faz do jogo?

Rúben Amorim: Foi um jogo de sentido único. Na primeira parte estivemos com boa dinâmica. Tivemos oportunidade de fazer golo. Mesmo ao sofrer o golo antes do intervalo, a equipa, apesar de jovem, não sentiu o golo. Os jogadores que entraram deram força ao jogo e fomos forte nas transições. O Santa Clara estava a querer sair e não deixamos.

Artigo revisto

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Frenkie de Jong critica Villarreal x Barcelona nos Estados Unidos da América: «Depois estamos sempre a reclamar do calendário»

Frenkie de Jong deixou críticas à decisão de permitir que o Villarreal x Barcelona seja disputado nos Estados Unidos da América.

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «Um dia gostava de treinar a seleção da Ucrânia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Jorge Jesus relembra temporada no Benfica: «Essa equipa não jogava, voava»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Jorge Jesus recordou a primeira passagem pelo Benfica.

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «O Afonso Moreira pode ser um grande jogador do Lyon»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Jeremiah St. Juste poucas horas depois da lesão ter sido notícia: «Não acreditem em tudo o que leem na imprensa»

Jeremiah St. Juste deixou uma mensagem nas redes sociais. Depois de ter sido noticiada uma lesão, o central deixou palavras sobre a imprensa.

Francisco Trincão responde ao Bola na Rede: «Trabalhámos esse aspeto e sabemos que a Irlanda vem numa linha de quatro»

Francisco Trincão realizou a antevisão do Portugal x Irlanda. O extremo português respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francisco Trincão e Diogo Jota: «Contamos não com ele presente, mas de outra forma»

Francisco Trincão falou à margem da concentração de Portugal. Seleção nacional prepara duelos diante da Irlanda e da Hungria.