Hóquei em Patins | Sem Europa, mais uma «pedra» no desenvolvimento?

As competições europeias de Hóquei em Patins foram suspensas. Depois de terem sido terminadas, precocemente na época anterior, em pleno início da pandemia, que consequências vão trazer à modalidade?

A “continuada degradação da situação pandémica, tornando ingerível, mas também uma desvirtuação de cada modelo competitivo” é a justificação do comité da World Skate Hockey, organizadora das competições para a interrupção das competições europeias da modalidade.

Entre os torneios masculinos e feminino, 11 equipas portuguesas iriam marcar presença. Na Liga Europeia competem SL Benfica, Sporting CP, FC Porto, Oliveirense e OC Barcelos. Na Taça WSE, Portugal é representado por HC Braga, Sanjoanense e Riba d’Ave. Já na Euroliga feminina jogam Benfica, CACO e Stuart Massamá, que não chegou a iniciar-se.

O Hóquei em Patins é a primeira modalidade de pavilhão, que suspende as competições europeias. Numa modalidade, em que na Europa é dominada por Portugal, Espanha e Itália, esta situação pode criar ainda mais discrepância, em termos de competitividade entre estes países (em especial os ibéricos) e o resto. Percebe-se que a situação epidemiológica da pandemia justifique a tomada de medidas, mas não poder-se-ia planeado outro tipo de formato de competições para evitar esta situação de indefinição. A reformulação dos torneios europeus de clubes, que ainda vai ser anunciada pela World Skate Hockey, revela falta de preparação dos organizadores para se evitar o nevoeiro que impera no Hóquei em Patins, para um agravamento da situação que já vinha a ser previsto desde o verão.

A última edição concluída foi em 2018/19, vencida pelo Sporting, numa final ganha ao FC Porto.

E que solução vai ser implementada? Deixar clubes apurados de fora e reduzir o número das equipas? Fazer cair as fases de grupo e jogar apenas a uma mão? Ou concentrar vários “grupos de partida”, num local e com poucos dias de diferença, como se tratasse de uma Final Four? A primeira parece ser a solução mais injusta, mas há algo que parece que vai acontecer, seja qual for a solução: o distanciamento dos adeptos e dos apoiantes da modalidade, já afastados infelizmente, dos pavilhões.

Foto de Capa: Federação de Patinagem de Portugal

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Tudo fechado: Florian Wirtz é reforço do Liverpool e já são conhecidos os valores astronómicos do negócio

Florian Wirtz está fechado no Liverpool. O médio internacional alemão vai deixar o Bayer Leverkusen e assinar por cinco temporadas.

Renato Veiga confirma saída da Juventus: «Foi um prazer e uma honra»

Renato Veiga já se despediu da Juventus. O defesa-central português terminou o período de empréstimo ao clube italiano.

Foi uma das contratações sonantes de Sérgio Conceição no AC Milan e é alvo de José Mourinho para o Fenerbahçe

O Fenerbahçe de José Mourinho fez uma proposta para contratar Kyle Walker. O lateral inglês não faz parte dos planos do Manchester City.

Retorno de Demir Tiknaz ao Besiktas teve dedo do treinador: Ole Gunnar Solskjaer gostou da época do médio no Rio Ave

Ole Gunnar Solskjaer exigiu o regresso de Demir Tiknaz ao Besiktas. O médio turco esteve emprestado ao Rio Ave na última época.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa à vista? Fenerbahçe de José Mourinho tenta contratar Neymar

O Fenerbahçe de José Mourinho está a tentar contratar Neymar. O clube turco ofereceu um contrato de uma temporada, com outra de opção.

Moreirense confirma saída de 7 jogadores do plantel principal

O Moreirense confirmou sete saídas no plantel principal. Em sentido contrário, Rodrigo Alonso é o único reforço confirmado até ao momento.

João Félix diz que vai torcer pelo Benfica no Mundial de Clubes e brinca após receber uma prenda: «O meu amigo Enzo Fernández vai...

João Félix garantiu que tem a ambição de jogar no Mundial de 2026. O avançado internacional português falou do Mundial de Clubes.