📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto: Dúvidas no arranque da época

- Advertisement -

atodososdesportistas

Se existem inícios de época exigentes, o do Futebol Clube do Porto é um deles! E começa já esta sexta-feira, dia 20. Os comandados de Lopetegui poderão demonstrar aos seus adeptos in loco aquilo que fabricaram em laboratório. E não se avizinha tarefa fácil! O Marítimo, uma equipa tradicionalmente complicada e que mudou de treinador esta época, promete vir ao Dragão disputar os três pontos. Volvidos apenas cinco dias os azuis-e-brancos têm, em França, um jogo que ajudará a determinar o (in)sucesso do grande investimento feito esta época. E não é contra uma equipa qualquer, é contra o campeão “do seu campeonato” francês (sabendo que PSG e Mónaco estão numa liga “à parte”): o Lille. Como se não fosse suficiente, entre as duas mãos da eliminatória com os franceses, temos ainda uma sempre complicada deslocação à capital do móvel, Paços de Ferreira, para defrontar a equipa do ex-timoneiro dos Dragões, Paulo Fonseca, que está de regresso a uma casa de onde nunca deveria ter saído.

Estes quatro jogos irão certamente determinar em que ponto de organização e concentração (principalmente defensiva) se apresentará o Porto sob o comando de Lopetegui. E é precisamente nesse sector que estou um pouco preocupado: ainda não vejo um quarteto defensivo que apresente todas as garantias que o meio-campo e ataque dão. A chegada de Marcano, sobre quem sinceramente não posso opinar por apenas saber que vem rotulado de “central goleador e muito forte no jogo aéreo”, é mais uma escolha de Lopetegui e supostamente irá trazer a experiência que tem faltado ao onze azul-e-branco. Com isto, Maicon será certamente relegado para o banco de suplentes (não acredito que o espanhol venha para ser segunda escolha) e a defesa será composta por Alex Sandro, Martins Indi, Marcano e Danilo.

Marcano chegou para lutar pela titularidade  Fonte: Lusogolo
Marcano chegou para lutar pela titularidade
Fonte: Lusogolo

Marcano, apesar de ainda jovem para adquirir a maturidade máxima para a posição, é um jogador que já disputou a Liga dos Campeões e de quem só posso esperar muito. Com muita pena minha, até porque gosto do jogador, Maicon terá o destino que lhe antevi num texto anterior: o banco de suplentes. Ao brasileiro faltam-lhe ainda pequenas coisas que um central do Porto necessita: concentração durante os 90 minutos e assertividade na forma de sair a jogar. Insiste em jogar longo quando já se viu que não tem a capacidade técnica para fazer um passe em profundidade em condições (isso contra o WBA foi por demais evidente) e cada vez que tenta fazer um passe interior arrepia. A incursão de mercado por mais um central não podia vir mais ao encontro daquilo que acabei de dizer. Martins Indi será o nosso grande esteio defensivo (o “Mangala do Barreiro”, uns centímetros mais baixo) e só espero que lesões não o atormentem, como o têm feito nesta pré-epoca. Não sei até que ponto jogará com o Marítimo, de forma a estar a 100% para o primeiro jogo europeu.

Por outro lado, gostava muito de saber o que vai na cabeça de Lopetegui quanto à posição mais recuada no terreno: Fabiano ou Andrés? Gostei muito do que vi do espanhol no jogo com o WBA – um grande sentido posicional, certo no jogo com os pés (uma das virtudes que o técnico exige dos guarda-redes) e muito rápido a sair dos postes que lhe valeram duas excelentes intervenções. Mas Fabiano tem estatuto no plantel e fez toda a pré-época com os restantes companheiros, o que lhe poderá valer a titularidade, pelo menos inicialmente. Certo é que o brasileiro tem um défice no jogo de pés, e veremos até que ponto isso não lhe custará o lugar no onze. Parece-me que mesmo com a anunciada saída de Helton estamos na presença de dois grandes guarda-redes, e que podem oferecer diferentes coisas, consoante o tipo de jogo.

Andrés Fernandez também pode espreitar um lugar no onze de Lopetegui  Fonte: fcporto.pt
Andrés Fernandez também pode espreitar um lugar no onze de Lopetegui
Fonte: fcporto.pt

Para zonas mais avançadas do terreno, ainda que me pareça que falta um ponta-de-lança para a fazer sombra a Jackson (Ghilas não conta, Gimenéz já foi para Madrid e Sami, que gosto muito, parece não convencer Lopetegui) penso que as dores de cabeça do timoneiro dos dragões passam apenas pelo posicionamento de Brahimi e a inclusão de Quaresma ou Oliver, isto porque o argelino tem demonstrado ser mais útil na zona central do terreno e, caso jogue ai, não me parece que o jovem espanhol seja mais adequado que Quaresma para jogar numa das alas do ataque. Ainda assim, penso que jogaremos com Oliver no apoio aos consolidados Rúben Neves e Herrera, com o Mustang a começar de início em detrimento de Brahimi e este a ser a primeira “arma secreta” a saltar para o xadrez dos azuis quando o treinador assim o entender.

Bem, levante-se a cortina do futebol português novamente e dê-se início a mais uma época desportiva. Somos Porto, somos uma equipa guerreira e vamos vencer!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

Ruben Amorim continua a não contar com jogador, que deixará Manchester United

Tyrell Malacia vai sair do Manchester United. Lateral neerlandês continua fora dos planos de Ruben Amorim.

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho e os últimos jogos do Benfica: «Com o Nápoles foi conseguido do primeiro ao último minuto»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

José Mourinho elogia Moreirense e diz: «Temos de ir com a vitória no pensamento»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

Regresso a Alvalade: Os onzes prováveis do Sporting x AVS SAD para a Primeira Liga

O Sporting recebe o AVS SAD para a jornada 14 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da respetiva partida.