AS Roma 3-1 SC Braga: Entre guerreiros, venceram os “Giallorossi”

A CRÓNICA: ELIMINATÓRIA COM RESULTADO PESADO FAZ AVANÇAR A AS ROMA

A segunda mão dos dezasseis avos de final da Liga Europa iria ser um “osso duro de roer”, principalmente depois do resultado do primeiro jogo no Estádio Municipal de Braga. Voou-se para o Olímpico de Roma para ver a AS Roma a defrontar o SC Braga, depois de um 2-0 favorável aos romanos na primeira “batalha” entre guerreiros.

Mesmo com o resultado, esperava-se um jogo algo aguerrido entre equipas. A AS Roma não queria perder a glória no Olímpico, mas o SC Braga viria a mostrar o seu espírito de luta, independentemente do que aconteceu na primeira mão.

Sem grades incidências ao longo da primeira parte, o golo que abriu o marcador chegou aos 24 minutos. Depois de um passe eu sobrevoou o meio-campo e a defesa bracarense e um remate certeiro no poste direito da baliza de Tiago Sá, Dzeko não falhou o pontapé na recarga e aumentou a vantagem romana, tanto no marcador como no agregado.

A partir do golo, e do jogo tão partido, a AS Roma acabou por adormecer no encontro, dando uma maior vantagem ao jogo ofensivo do SC Braga, que aproveitou uma série de espaços entre setores. O fator surpresa acabaria por ser Lucas Piázon, que, sempre que possível, aproveitava a sua posição para criar perigo para a baliza adversária.

A eliminatória foi praticamente resolvida para intervalo. Com um golo na segunda mão e dois na primeira, somando à falta de critério na finalização por parte do SC Braga, adivinhava-se uma segunda parte algo mole, com um relaxamento entre equipas.

Apesar do resultado, e do duro golpe nas réstias de esperança minhota, a formação de Carlos Carvalhal mostrava não querer desistir e permaneceu em busca do golo. A supremacia romana permanecia e, aos 73 minutos, tiveram mesmo direito â marcação de uma grande penalidade. Lorenzo Pellegrini ajeitou a bola na marca dos onze metros, mas não conseguiu acertar na baliza de Tiago Sá, não alterando o marcador.

Na verdade, Pellegrini acabaria a redimir-se da grande penalidade falhada. No minuto seguinte, cruzou para uma grande receção de Carles Pérez que, sem deixar cair a bola no relvado, rematou, sem piedade, para o fundo das redes da baliza minhota. Se a esperança minhota já era diminuta, depois do segundo golo, deixou plenamente de existir.

Depois de um resultado e eliminatórias praticamente feitos e resolvidos, o SC Braga acabou a superiorizar-se na partida. A subida de Zé Carlos no terreno mudou a estratégia de jogo dos arsenalistas e foi isso mesmo que fez com que o conjunto minhoto conseguisse chegar ao golo. Aos 87 minutos, o jovem cruzou para dentro da área e Cristante acabou por introduzir a bola na própria baliza.

O jogo entrou numa descompressão total entre ambas as equipas. O relaxamento notório em campo resultou no último golo do encontro, e o terceiro da turma de Paulo Fonseca. Num dos últimos lances do jogo, Carles Pérez arrancou com a bola no meio-campo, rasgou a defesa minhota com um passe direto para Spinazzola, a quem bastou apenas encostar para Mayoral, que fez o resto.

Com um resultado algo maquilhado, principalmente depois daquilo que aconteceu na segunda parte com o relaxamento de ambas as equipas dado o agregado, a AS Roma avançou para a próxima eliminatória, ao vencer o SC Braga por 3-1 no segundo jogo, e 5-1 no agregado das duas mãos. O SC Braga foi a last team standing portuguesa na Liga Europa, e caiu por terra.

 

A FIGURA

Carles Pérez – As substituições efetuadas por Paulo Fonseca foram fulcrais na construção do resultado, e Carles Pérez foi um dos elementos mais influentes. Teve influência praticamente direta nos golos e a construção de jogo passava sempre por Pérez. Um grande exibição.

 

O FORA DE JOGO

Descompressão das equipas – Com o resultado feito e eliminatória resolvida, viu-se um enorme relaxamento em ambas as equipas, principalmente na segunda parte. Apesar de ter sido nos segundos 45 minutos que surgiram mais golos, foi essa descompressão que levou ao aumento do resultado. O jogo acabou por deixar de ser emotivo e competitivo.

 

ANÁLISE TÁTICA – AS ROMA

A equipa de Paulo Fonseca apresentou-se num 3-4-2-1 e apostou na profundidade ofensiva, nas transições com bastantes jogadores. A linha de três centrais manteve-se composta por Karsdorp, Cristante e Mancini.

A linha de meio-campo a quatro foi ocupada por Gonzalo Villar e Diawara na zona do miolo, com Veretou e Bruno Peres nas alas. El Shaarawy e Pedro ficaram encarregues de fazer a ligação entre o setor e Edin Dzeko.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Pau Lopez (7)

Karsdorp (6)

Gianluca Mancini (6)

Bryan Cristante (5)

Bruno Peres (6)

Diawara (7)

Gonzalo Villar (6)

Veretout (6)

El Shaarawy (7)

Pedro (6)

Dzeko (8)

SUBS UTILIZADOS

Pellegrini (7)

Spinazzola (7)

Carles Pérez (8)

Mayoral (7)

Mkhitaryan (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – SC BRAGA

Com Ricardo Esgaio castigado, depois de ter sido admoestado com cartão vermelho no jogo da primeira mão, Zé Carlos teve de assumir a posição na lateral direita. A restante linha defensiva foi ocupada por Tormena e Rolando, na zona central, e Sequeira a ocupar a ala esquerda.

Encarregues do meio-campo ficaram João Novais, André Horta e Nico Gaitán. Galeno esteve encostado, como habitual, à linha lateral esquerda, tendo também como missão ajudar o homem mais adiantado dos minhotos, Sporar.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Tiago Sá (5)

Sequeira (5)

Rolando (6)

Tormena (6)

Zé Carlos (7)

Nico Gaitán (5)

João Novais (7)

Lucas Piázon (6)

André Horta (6)

Galeno (5)

Sporar (5)

SUBS UTILIZADOS

Fransérgio (6)

Ricardo Horta (6)

Abel Ruiz (5)

Borja (5)

Hernani Infande (-)

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo deixa mensagem a Lamine Yamal após a Liga das Nações: «É um fenómeno»

Cristiano Ronaldo foi desafiado a deixar uma mensagem para Lamine Yamal no final da Liga das Nações, que foi ganha por Portugal.

Imprensa turca avança que Sporting fechou Pedro Malheiro por 7 milhões de euros

Pedro Malheiro pode estar em vias de voltar ao futebol português. O Sporting pode contratar o lateral ao Trabzonspor.

Álvaro Morata explica penálti falhado e pede desculpa aos colegas: «Podia ter feito melhor»

Álvaro Morata lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O avançado falhou o penálti na decisão.

Luis de la Fuente aponta jogador espanhol à Bola de Ouro e lamenta derrota de Espanha com Portugal: «Temos de olhar em frente»

Luis de la Fuente lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O técnico elogiou Lamine Yamal.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Dias: «É diferente ganhar o título pelo nosso país»

Rúben Dias abordou a partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações, que se realizou este domingo.

Cristiano Ronaldo confirma que fica no Al Nassr

Cristiano Ronaldo abordou a partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações, que se realizou este domingo.

Cristiano Ronaldo defende Roberto Martínez: «Deram-lhe muita porrada. É o treinador certo para estar na Seleção»

Portugal conquistou este domingo a Liga das Nações. Cristiano Ronaldo marcou um dos golos da final e reagiu ao feito.