O desaparecimento de Odysseas Vlachodimos

O guardião grego chegou ao SL Benfica na época 2018/2019 depois de ter terminado contrato com o Panathinaikos AO, clube que representou por três temporadas. Depois de uma época para esquecer nas balizas encarnadas, com Bruno Varela e Svilar, Vlachodimos chegou e imediatamente assumiu a titularidade, de forma quase indiscutível. Tanto com Rui Vitória, como já com Bruno Lage, o guardião grego foi-se assumindo como uma das principais figuras da equipa.

Na época passada, mesmo com o falhanço desportivo, Odysseas foi um dos melhores jogadores da equipa. O guardião grego foi, muitas vezes, quem impediu que a equipa das “águias” tivesse perdido mais partidas e somasse ainda menos pontos.

Com a chegada de Jorge Jesus, Vlachodimos não perdeu a titularidade. No entanto, ficou bem visível, ao longo do mercado de transferências, que o agora treinador do SL Benfica desejava um novo guarda redes, o que pode ser um indicativo de que Jesus não é apreciador das características do guardião formado no VB Stuttgart.

Helton Leite acabou por ser o único guardião a chegar, tendo os nomes mais sonantes sido afastados devido às boas exibições de Vlachodimos e, possivelmente, também devido ao falhanço no acesso à Liga dos Campeões.

O guardião germano-helénico foi mantendo a titularidade sem cometer grandes erros, apesar dos maus resultados e dos problemas defensivos da equipa. Pouco a pouco fomos vendo Helton Leite ganhar espaço na equipa. Atualmente, o guardião brasileiro parece ser o titularíssimo da equipa.

Helton Leite relegou Vlachodimos para o banco
Helton Leite relegou Vlachodimos para o banco
Sebastião Rôxo/ Bola na Rede

A que se deveu este afastamento de Vlachodimos? Se olharmos para as características do camisola 99 das “águias”, vemos que é um guardião de excelência entre os postes. A sair da baliza, apesar de termos assistido a alguns progressos nos últimos meses, continua a ser ainda muito limitado. O jogo de pés do grego também não é o melhor, mas os adeptos benfiquistas ficaram muito mal-habituados neste requisito depois de Oblak e Ederson, dois dos melhores guardiões do mundo a jogar com os pés, terem passado pela Luz.

Helton Leite é também um guarda redes com qualidade entre os postes, mas tem muito maior predisposição para sair da baliza e controlar a profundidade. Olhando para a forma como, muitas vezes, as equipas exploram as costas da linha defensiva encarnada e a (falta de) velocidade da dupla de centrais, poderá ter sido por isto que Jorge Jesus tomou a decisão de dar a titularidade a Helton Leite.

No entanto, esta visão seria olhar para todas as decisões do futebol de forma tática. Nem sempre é assim. Ninguém acompanha os treinos, logo poderá haver um rendimento fabuloso de Helton Leite, ou uma quebra de Vlachodimos, que faça merecer esta aposta. Não sabemos.

O timing desta decisão provavelmente não foi o melhor, tendo Vlachodimos vindo de uma série de dois jogos sem sofrer golos. É compreensível a suposta frustração do grego.

A baliza do SL Benfica fica bem entregue a Helton Leite? É um guardião com qualidade para cumprir, mas continuo a achar que no plano geral Odysseas Vlachodimos é superior.

Gonçalo Batista
Gonçalo Batistahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo é atualmente aluno da Escola Superior de Comunicação Social, onde persegue o seu sonho de ser jornalista. Descobriu a emoção do desporto quando assistiu, juntamente com o seu pai, ao clássico entre o Glasgow Rangers e o Celtic. A partir desse momento o desporto tornou-se uma parte fundamental da sua vida. Apaixonado pela prática desportiva, segue o futebol em geral e a NBA religiosamente. Tem dois clubes de coração o Benfica, e o Clube Atlético de Queluz clube da terra, no qual é atleta desde os 6 anos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As primeiras palavras de Fotis Ioannidis como jogador do Sporting: «Espero que o ‘atraso’ tenha valido a pena»

Fotis Ioannidis já foi oficializado como reforço do Sporting. Avançado já falou com a camisola verde e branca vestida depois de assinar contrato até 2030.

Vitória SC muito perto de vender Tomás Handel por 3 milhões de euros

Tomás Handel pode render 3 milhões de euros aos cofres do Vitória SC. Médio está perto de rumar ao Estrela Vermelha.

Será a saída de Conrad Harder boa ou má para o Sporting?

Durante o intervalo, conseguimos ver Conrad Harder a ser ovacionado pelos adeptos leoninos, simbolizando uma possível despedida do dinamarquês.

Atenção, FC Porto: Atalanta oferece 21 milhões de euros por jogador

A Atalanta está interessada numa possível de contratação de Francisco Moura ao FC Porto. Italianos ofereceram 21 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Galatasaray faz oferta de 25 milhões de euros por Emiliano Martínez

O Galatasaray quer contratar Emiliano Martínez ao Aston Villa. Turcos ofereceram 25 milhões de euros pelo guarda-redes.

Christopher Nkunku oficializado como reforço do AC Milan

O AC Milan oficializou a contratação de Christopher Nkunku. O avançado francês chega em definitivo proveniente do Chelsea por 35 milhões de euros.

Tottenham fecha avançado do PSG por empréstimo

O Tottenham garantiu a contratação de Randal Kolo Muani ao PSG. Avançado francês vai jogar na Premier League por empréstimo.