Sempre ouvi dizer durante o meu percurso académico que a história não se repete, mas se o caminho da seleção portuguesa feminina não se está a repetir então é puro destino. Espero que acredites no destino, caso contrário não sentirás da mesma maneira do que eu a última parte da afirmação anterior. Enfim, mas a última decisão para Portugal antes de mais um Campeonato da Europa, desta vez de 2022, será novamente no longínquo Leste Europeu, agora na Rússia.

Em 2017, as jogadoras portuguesas ficaram em 2.º lugar em igualdade pontual com a Finlândia – situação contrária a esta qualificação em que as finlandesas lideraram o grupo. O lugar em que a seleção tinha ficado dava direito a disputar um play-off para ainda sonhar com o tão inédito Europeu nos Países Baixos, o primeiro para as portuguesas. A verdade é que depois de um nulo em Portugal e de mais um no tempo regulamentar em Cluj, na Roménia, as decisões ficaram adiadas para o prolongamento.

Ana Borges, com a magia feita pelos seus pés, conseguiu ter a possibilidade de ficar numa excelente posição para passar para Andreia Norton fazer o 0-1, que praticamente punha Portugal no Europeu. As romenas ainda empataram a partida, mas as portuguesas tinham já comprado a passagem de avião para os Países Baixos. Ainda me lembro de em plena aula estar a viver esta bonita história do Futebol Feminino português.

Em 2021, novo cenário de play-off para a seleção portuguesa depois de voltar a ficar em 2.º lugar na qualificação. O local é diferente agora, contudo, só queremos que o desfecho final seja o mesmo e que a seleção portuguesa marque, pela segunda vez consecutiva, presença num Europeu, mas agora o de 2022.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Odysseas Vlachodimos volta a ser associado a uma equipa da La Liga

Odysseas Vlachodimos continua a ser apontado à saída do Newcastle. O guarda-redes grego pode representar o Sevilha.

Rodrygo pode deixar Real Madrid e há mais um concorrente de peso interessado

O PSG é o mais recente interessado em Rodrygo. Liverpool também está na corrida no avançado brasileiro do Real Madrid.

Manchester United de Ruben Amorim avança com 70 milhões para contratar avançado após falhar Viktor Gyokeres

O Manchester United quer contratar Benjamin Sesko. O avançado esloveno do RB Leipzig está na lista de Ruben Amorim.

Al Nassr de Cristiano Ronaldo tentou contratar Francisco Conceição

Francisco Conceição deixou o FC Porto e reforçou a Juventus a título definitivo. Al Nassr tentou fechar o avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho e os treinadores no futebol atual: «Antes o melhor era o que ganhava. Agora é o que tem mais perceções»

José Mourinho concedeu uma grande entrevista ao Canal 11 e falou sobre vários temas ligados à atualidade desportiva. O Fenerbahçe está a estagiar no Algarve, em Portugal.

Viktor Gyokeres pode já viajar para Singapura e juntar-se ao Arsenal

Viktor Gyokeres vai mesmo trocar o Sporting pelo Arsenal. Gunners planeiam levar o avançado sueco para Singapura.

Sporting: Há novidades sobre o regresso de João Virgínia

João Virgínia vai regressar ao Sporting. Guarda-redes de 25 anos assinará um contrato válido de três temporadas com os leões.