Por favor não manchem a imagem do FC Porto!

- Advertisement -

Decidi escrever um artigo bem diferente do habitual. Normalmente, o futebol jogado dentro das quatro linhas é sempre a prioridade dos nossos artigos. Contudo, muitas vezes aquilo que se passa fora das quatro linhas acaba por manchar o que de tão bom se faz no relvado. Falo de todos os intervenientes no fenómeno futebol que não contribuem para a bola de facto rolar. Recentemente, o oficial de ligação aos adeptos e speaker do FC Porto, Fernando Saul, teve declarações de todo infelizes e ofensivas nas redes sociais depois da vitória do FC Porto em Turim.

As ofensas e o vocabulário de todo impróprio foram dirigidas a Cristiano Ronaldo e à família. Não é por se tratar do melhor jogador do mundo e de uma figura com um mediatismo notável que este caso deixa de ter uma maior ou menor gravidade. No entanto, a visibilidade que teve foi sem dúvida pelas ofensas serem à família Aveiro.

Cristiano Ronaldo não é propriamente a figura mais acarinhada pelos adeptos portistas. Já se falou em algumas supostas provocações do astro português ao reino do Dragão, para não falar dos golos que marcou à equipa azul e branca. Se se fizesse um estudo às preferências dos adeptos do FC Porto, a maior tendência ia ser muito provavelmente Lionel Messi, até por se ter estreado em pleno Estádio do Dragão.

Ronaldo não é o mais adorado dos adeptos do FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Mas a verdade é que depois do jogo entre a Juventus FC e o FC Porto, esta aversão a Cristiano Ronaldo ultrapassou todos os limites. Se fosse um mero adepto a proferir aquelas declarações, era algo que passava pelos pingos da chuva. No entanto, trata-se de um funcionário da instituição FC Porto. Uma instituição que representa Portugal nos quartos de final da Liga dos Campeões Europeus e que tem grandes pergaminhos a ser respeitados.

A frustração e a liberdade de pensamento é algo que não se pode retirar a Fernando Saul. No entanto, tendo em conta a responsabilidade, o cargo e a visibilidade de uma figura como esta, é impensável que declarações como as que vimos sejam tornadas públicas em Stories do Instagram. Para se ter noção do alcance destas declarações, até alguns membros da família de Cristiano Ronaldo acabaram por reagir.

O oficial de ligação aos adeptos portista acabou por se retratar, não sem deixar claro as razões que o levam a esta aversão ao número 7. Se é justificação para estes atos? De maneira nenhuma.

Pelo lado positivo, vejo a atitude do FC Porto ao abrir um inquérito disciplinar. Atitudes como estas não podem fazer parte do futebol nem da sociedade.

Não sabemos se Fernando Saúl irá voltar tão cedo a assumir as suas funções, mas este caso é um claro aviso para a forma como o futebol fora das quatro linhas é muito perigoso e venenoso. A imagem de um clube e de uma equipa podem ficar manchadas por atitudes irrefletidas como as que Fernando Saul teve.

Jorge Nuno Pinto da Costa recentemente virou-se para o universo do futebol português e apelou que “Basta!”. Eu, depois deste caso e de muitos outros que se vão sucedendo, apelo solenemente a que não se manche mais a imagem do FC Porto e do futebol português. A essência está dentro das quatro linhas.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.

Jorge Jesus e a expulsão no jogo do Al Nassr: «Um exagero»

Jorge Jesus abordou a derrota do Al Nassr contra o Al Hilal, não estando de acordo com a expulsão de Al Aqidi.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro anuncia contratação de Tetê a troco de 6 milhões de euros

O extremo brasileiro Tetê deixou o Panathinaikos e assinou pelo Grémio até dezembro de 2029, num negócio avaliado em seis milhões de euros.

Celta de Vigo derrota o Sevilha com golo perto do final do encontro

O Celta de Vigo foi à Andaluzia vencer o Sevilha por uma bola a zero durante a noite desta segunda-feira, em jogo da 19.ª jornada da La Liga.

Liverpool avança na Taça de Inglaterra com vitória caseira diante do Barnsley FC

O Liverpool bateu o Barnsley FC por 4-1, esta segunda-feira, num jogo a contar para a terceira ronda da Taça de Inglaterra.