Arturo Vidal, o Box-to-Box Perfeito!

- Advertisement -

Se Andrea Pirlo é o arquitecto daquele meio-campo fenomenal da Juventus, Arturo Vidal é o motor do mesmo. Compilando notáveis atributos de construção e destruição de jogo, Vidal é, tal como ele próprio disse – e bem -, o melhor box-to-box do futebol mundial. Arturo confere uma intensidade e uma dimensão física ao jogo, minuto após minuto, que o fazem parecer inesgotável, oferecendo à vechhia signora uma área de actuação quase total no campo.

Heatmap de Arturo Vidal na vitória da Juventus por 3-1 sobre o Inter em Fevereiro. Fonte: Goal.com
Heatmap de Arturo Vidal na vitória da Juventus por 3-1 sobre o Inter em Fevereiro.
Fonte: Goal.com

Vidal tem grande importância na manobra defensiva da sua equipa. Aliando uma força e uma resistência tremendas a uma capacidade de desarme muito apurada e a uma “raça” notável, Arturo torna-se um dos principais obstáculos pelos quais os adversários têm de passar. As estatísticas do chileno demonstram perfeitamente isso, pois ao longo da época passada o chileno completou 96 desarmes e alcançou 39 intercepções. Se Vidal fosse forte apenas nessa vertente já seria um jogador incrível e desejável para muitos treinadores; no entanto, combina uma preponderância elevada na manobra defensiva da vechia signora com uma igual ou ainda superior na manobra ofensiva. Essa preponderância advém de ser um excelente distribuidor e transportador de jogo, e ainda um bom finalizador.

O 23 da Juventus possui uma excelente capacidade de passe, uma técnica individual e um primeiro toque de elevado nível e ainda boa finalização com ambos os pés. Assim, é frequente vermos Vidal em tarefas de transporte de bola, a realizar brilhantes passes de rotura, fruto de uma visão de jogo fantástica e a aparecer à entrada da área para explorar o seu excelente remate. Mais uma vez, os números de Arturo atestam os seus atributos: o chileno criou 47 oportunidades de golo, completou 1229 de um total de 1469 passes executados, apresentou uma média de 81% de passes certos a longa distância e marcou ainda 11 golos na época passada. Por tudo isto, na minha opinião, Vidal não só é o melhor box-to-box do campeonato italiano, mas de todo o mundo. Vidal trata a bola de forma bela e é monstruoso a recuperá-la, e isso faz dele o melhor de entre os melhores.

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Árbitro apita para o intervalo do Azerbaijão x Portugal antes dos 45′

Portugal está na Europa de Leste a enfrentar o Azerbaijão, num encontro da qualificação para o Euro Sub-21.

Atenção, Sporting: UEFA divulga datas para as meias-finais da Champions League

O Sporting está nos quartos de final da Champions League, onde vai enfrentar o Arsenal, emblema que tem Viktor Gyokeres no seu plantel.

Ex-FC Porto alimenta nova oportunidade no Sevilha

Fábio Cardoso vai ser orientado pelo segundo treinador em Sevilha e pode somar minutos até ao final da temporada.

Espanha deixa jogador do Barcelona de fora do jogo frente à Sérvia

Joan García foi convocado por Luis de la Fuente para o estágio de março, mas vai falhar o Espanha x Sérvia.

PUB

Mais Artigos Populares

Roy Hodgson assume comando técnico do Bristol City aos 78 anos de idade

O Bristol City anunciou a contratação de Roy Hodgson. O experiente treinador inglês foi o escolhido para assumir a equipa até ao final da temporada.

Famalicão: defesa associado a uma mudança para a Ligue 1

Ibrahima Ba está a ser associado ao Rennes. O defesa central pertence aos quadros do Famalicão desde 2024/25.

Salgueiros apresenta projeto para o novo estádio

O Salgueiros, que joga atualmente no Campeonato de Portugal, apresentou o projeto para o novo estádio na mesma zona do antigo Vidal Pinheiro.