Abril, um mês decisivo para os Dragões | FC Porto

- Advertisement -

O FC Porto depara-se, pela terceira vez consecutiva nesta época, com um mês de Abril preenchido e intenso, coberto de jogos. Desde Dezembro de 2020, mês que contou com oito jogos cumpridos pelos Dragões, o plantel portista não sabe o que é ter quatro semanas serenas, sem uma carga elevada de jogos: em Janeiro realizaram sete jogos, no mês sequente, Fevereiro, atingiram os oito jogos e, somente no mês de Março, tiveram algum descanso, com cinco jogos efetuados.

Após duas semanas de interrupção, sem qualquer tipo de competição, devido à paragem para cumprimento dos jogos de seleções, o FC Porto volta então a confrontar-se com um mês recheado de jogos, que podem ser decisivos e determinantes no que diz respeito à permanência na luta pelos títulos e objetivos traçados pelo clube no início da temporada. Estas duas semanas de “descanso” permitiram ao conjunto azul e branco um tempo extra para o trabalho de campo, algo que tem sido escasso nesta época, mesmo com a ausência dos habituais titulares, que se encontram a representar as suas respetivas seleções.

O guarda-redes Diogo Costa foi um dos jogadores a representar o país na paragem para seleções. Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No entanto, é tempo de voltar a “pisar no acelerador” para arrostar o mês árduo que aí vem, que tem início já este sábado, 3 de Abril, com os Dragões a receberem em casa o conjunto açoriano do CD Santa Clara, a contar para a 25.ª quinta jornada da Primeira Liga – um jogo difícil contra um adversário que se encontra no sétimo lugar.

Seguidamente, apenas quatro dias depois, defronta o Chelsea FC na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, que, devido a restrições pela covid-19, terá lugar no estádio Sánchez Pizjuán, em Sevilha, tornando-se ainda mais penoso para o conjunto azul e branco, que tem de se deslocar a um lugar mais distante daquele que se perspetivava. Logo após o confronto europeu, a 10 de Abril, os dragões têm uma deslocação ao terreno do Tondela, a contar para a 26.ª jornada do campeonato e, três dias depois, a 13 de Abril, voltam a enfrentar o Chelsea, em Sevilha, na segunda mão dos 1/4 de final da Liga dos Campeões, encontro decisivo para a passagem às meias-finais da respetiva competição.

Com pouco espaço ao descanso, a jogar praticamente de três em três dias, os atuais campeões nacionais, quatro dias após a eliminatória da Liga dos Campeões, a 17 de Abril, têm mais uma viagem de avião, só que desta vez com destino ao arquipélago da Madeira, onde enfrentam um “desconhecido” Nacional, com um novo treinador, que pode apresentar insólitas dificuldades, desconhecidas até então pelo conjunto azul e branco.

O FC Porto conta com mais dois jogos em Abril, ainda sem data fixa, em casa com o Vitória SC, o atual sexto da Primeira Liga, a 20 ou 21 de Abril, e uma deslocação a Moreira de Cónegos, no fim de semana de 25 e 26 de Abril, num duelo com o Moreirense, atual oitavo classificado do campeonato. Caso o FC Porto ultrapasse o Chelsea FC nos 1/4 de final da Liga dos Campeões, o calendário irá sofrer uma alteração, tendo em vista que o jogo da primeira mão das meias finais da Liga dos Campeões tem data marcada para 27 e 28 de Abril. O FC Porto, em caso de passagem às meias-finais, defrontará o vencedor do jogo entre o Real Madrid CF e o Liverpool FC.

Projeta-se um mês desafiador, mas também se idealiza um mês de vitórias para os dragões, que entram para vencer em qualquer desafio que se deparam. Para isso, é necessário que todos os jogadores do plantel estejam na máxima vontade de querer ganhar, mesmo que por vezes o cansaço prevaleça, o coletivo deve estar na sua máxima força. Este calendário de jogos tem sido uma infração contra a condição física dos jogadores que não têm o devido tempo de recuperação após jogos de altíssima intensidade e consequente desgaste físico. Sabendo de antemão que esta é uma época atípica devido à pandemia da Covid-19, as medidas tomadas pela Liga Portugal, mesmo que questionáveis, são percetíveis. Contudo, este tipo de calendarização, não se deve voltar a repetir, pelo bem dos jogadores e do futebol de qualidade.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kika Nazareth brinca com Pau Cubarsí: «Vejo os jogos da equipa principal e sofro, por isso acordem»

Kika Nazareth e Pau Cubarsí estiveram na promoção de um torneio que vão apadrinhar. Internacional portuguesa falou no Barcelona.

Liverpool vai ter de chegar aos 100 milhões de euros para fechar contratação de nome desejado para a defesa

O Liverpool tem Alessandro Bastoni referenciado para o centro da defesa. Inter Milão avalia o defesa italiano em 100 milhões de euros.

Inacreditável: árbitro fica preso no meio da roda de motivação do Chelsea antes do jogo

Momento insólito antes do Chelsea x Newcastle. Paul Tierney, árbitro do jogo, ficou preso entre os jogadores dos blues na roda antes do jogo.

Futsal feminino: Benfica e Nun’Álvares vencem meias-finais e estão na final da Taça da Liga

O Benfica e o Nun'Álvares garantiram a passagem à final da Taça da Liga. As águias venceram por 3-0 e a equipa de Fafe triunfou por 5-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Famalicão bate o Vitória SC na estreia de Gil Lameiras e alcança o quinto lugar da Primeira Liga

Na estreia de Gil Lameiras no comando técnico do Vitória SC, os vimaranenses foram derrotados por 2-1 frente ao Famalicão, na 26.ª jornada da Primeira Liga.

Basquetebol: Benfica vence Queluz por quase 40 pontos de diferença

O Benfica recebeu e arrasou o Queluz por 106-68 no Basquetebol. O Queluz fica agora em perigo de perder o lugar nos play-offs.

Golaço de Nahuel Molina e expulsão por toque nas partes íntimas: Atlético Madrid vence Getafe e assume 3º lugar da La Liga

O Atlético Madrid venceu o Getafe na 28.ª jornada da La Liga. Vitória permite subida ao terceiro lugar da classificação.