A surpresa no regresso à Elite | Voleibol

- Advertisement -

A equipa de voleibol feminino do Sport Lisboa e Benfica regressou esta temporada à Primeira Divisão e terminou a época no quarto lugar, superando as expectativas iniciais.

O SL Benfica reabriu a secção de voleibol feminino no ano de 2018, iniciando o seu percurso por baixo, na Terceira Divisão. Depois de, no início desta temporada, a equipa ter sido promovida à Primeira divisão através do play-off, esta tinha o objectivo inicial de marcar presença no grupo entre o quinto e o oitavo lugar.

E, apesar de ter tido um início de época um pouco tremido, com derrotas frente a alguns dos seus adversários directos, a equipa foi crescendo e evoluindo ao longo da temporada, mostrando que havia treino e trabalho por parte da equipa orientada por Nuno Brites.

A seu tempo, a equipa encarnada conseguiria colocar-se nos objectivos a que se tinham comprometido, mas não satisfeita com isso, ainda derrotou os dois jogos contra o Porto Vólei, colocando-se na quarta posição. Posição que conseguiria segurar até ao fim da época, conquistando uma presença no play-off, juntamente com Sporting CP, Leixões SC e AJM/FC Porto.

A chegada ao play-off já fez desta uma época que superou as expectativas e na fase das decisões, ficou mostrado que, apesar da qualidade, ainda está alguns degraus abaixo dos principais candidatos ao título, faltando ainda algumas peças para se bater de igual para igual contra eles. A equipa seria eliminada pela AJM/FC Porto com 3-0 e perderia ainda o confronto contra o Sporting pelo terceiro e quarto lugar também sem ganhar qualquer jogo.

A equipa do Benfica superou as expectativas nesta temporada
Fonte: SL Benfica

O quarto lugar não deixa de ser uma classificação honrosa para a equipa do SL Benfica, que regressou nesta época à Primeira Divisão com um plantel maioritariamente composto por jogadoras com pouca experiência ao mais alto nível. Colectivamente, a equipa mostrou qualidade, mas ainda há ajustes que precisam de ser feitos.

A equipa de voleibol já possui um conjunto de boas jogadoras que podem servir de base para esta equipa, como as centrais Neusa Neto e Karina Sobreira e as “zona 4” Camila Rodrigues e Taynara Nunes. Na minha opinião, a distribuidora Kamila Augusto, com todo o respeito, é o elo mais fraco da equipa, sendo uma distribuidora com tendência para ceder nos momentos de pressão e levanta demasiado a bola no passe, dando mais tempo para a equipa adversária organizar o bloco.

Outra posição onde há espaço para melhorias é na posição de oposto. A jovem Daniela Ferreira foi a oposto titular na temporada. Com apenas 20 anos, a oposto realizou uma temporada positiva (que foi premiada com uma recente chamada à selecção nacional), mas ainda precisa de crescer. E a meu entender, tem melhores condições para tal disputando o lugar com uma oposta mais experiente e com outra tarimba.

A equipa orientada por Nuno Brites tem margem de progressão, tanto a nível individual como a nível colectivo. Agora, falta fazer as mexidas certas para fazer esta equipa lutar por objectivos mais ambiciosos.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.

5 pontas de lança de Portugal que Roberto Martínez pode levar ao Mundial 2026

Aproximando-se o Mundial 2026, fica na mente de quem acompanha a vida de Portugal, a questão de quais serão as escolhas do Selecionador Nacional para a competição.

Rennes e Famalicão alcançam acordo verbal para a transferência de Yassir Zabiri 

O Rennes e o Famalicão já têm acordo verbal para a transferência de Yassir Zabiri. Jovem marroquino está assim a caminho da Ligue 1.

Atlético Madrid fecha avançado por 35+5 milhões de euros

O Atlético Madrid fechou a contratação de Ademola Lookman. Pacote de 35 milhões de euros + 5 milhões de euros em variáveis.

PUB

Mais Artigos Populares

João Pereira em risco no Alanyaspor: «Vamos trabalhar para conseguir mais, porque não sou um treinador que desiste facilmente»

João Pereira falou após a derrota do Alanyaspor contra o Eyupspor na Liga da Turquia. Técnico português com o lugar em risco.

Wolverhampton fecha contratação de ex-jogador do Boavista: eis os valores

O Wolverhampton fechou a contratação de Angel Gomes junto do Marselha. Trata-se de um empréstimo com opção de compra.

Tondela x Benfica: eis os onzes prováveis para a jornada 20 da Primeira Liga

O Benfica vai medir forças esta noite com o Tondela para a jornada 20 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis.