ATP Masters 1000 Monte Carlo: Um marco histórico no ténis grego

- Advertisement -

Foi nos courts do complexo, denominado por Monte Carlo Ténis Club, que se disputou, após um ano de interregno por conta da pandemia, o torneio de Monte Carlo. Esta prova que é das mais conceituadas sob terra batida conta já com mais de 100 edições, o que a torna uma das mais tradicionais e prestigiadas, logo após os torneios do Grand Slam e do ATP Finals, também conhecido por “Masters”.

Naquela que seria a segunda competição desta série de provas, logo depois de Miami, título arrecadado pelo polaco e número 16 Mundial, Hubert Hurkacz, era de esperar uma grande prova e um vencedor distinto face ao que se passara na contenda Norte-Americana.

Entre o elenco desta edição figuravam nomes como Rafael Nadal, que já vencera no “pó de tijolo” monegasco em onze ocasiões, mas que chegava ao principado sem qualquer encontro disputado na presente temporada sob terra batida, superfície na qual tem sido rei e senhor nos últimos anos, bem como o melhor que tinha feito, dado ter sido o único torneio no qual havia marcado presença  na presente temporada datava do Open da Austrália, no qual cedera nos ¼ de final perante Stefanos Tsitsipas.

O grego, que buscava o seu primeiro título Masters 1000 e que atuava no seu local de residência, visto morar no principado desde que abraçou o profissionalismo, tentaria fazer a festa na sua segunda casa! O número um, incontestado do ranking, o sérvio Novak Djokovic, já vencedor por uma vez desta competição também era parte deste fantástico lote de “estrelas” no qual estava também incluído o detentor em título, o transalpino, Fabio Fognini que por esse motivo tinha vários pontos a defender após essa surpreendente conquista em 2019.

PARTICIPAÇÃO LUSA NO PRINCIPADO TERMINOU DEMASIADO CEDO

O único tenista luso a marcar presença nesta semana de competição em Monte Carlo foi o vimaranense, atualmente fora dos 100 primeiros da hierarquia mundial, razão que o levou a ter de passar pela fase de qualificação, João Sousa.

O atleta que já confessou estar a atravessar uma crise de resultados e por conseguinte de confiança até começou por dar boas indicações, pois derrotou o esquerdino brasileiro, Thiago Monteiro por dois parciais sem resposta. Refira-se que o tenista do nosso país irmão está atualmente numa posição sólida dentro do top 100 do ranking ATP, pelo que parecia que Sousa não teria grandes dificuldades no encontro que daria acesso ao quadro principal. Contudo e diante de um adversário, atrás de si na tabela individual masculina, o vencedor de três trofeus na “nata” do ténis mundial ficou pelo caminho, frente ao italiano Tomas Fabbiano cedendo por duas partidas a zero: 7-6 e 6-4.

Com a derrota no encontro de acesso ao quadro principal no Mónaco as atenções do atleta que reside em Barcelona, viram-se agora para o ATP 250 de Belgrado, no qual disputará esta segunda feira a entrada no quadro principal tendo levado de vencido o tenista Norte-americano, Brian Nakashima na primeira ronda do qualifying.

A APARIÇÃO DA CHUVA LOGO AO SEGUNDO DIA E AS PRIMEIRAS SURPRESAS

Não foi necessário esperar muito, apenas dois dias, para as primeiras gotas de água se abaterem sobre o complexo monegasco, situação que condicionou e muito o normal desenrolar da segunda jornada. Mesmo com cinco horas de atraso, face ao inicialmente previsto, lá foi possível contemplar a fantástica bola amarela, bem como se pode assistir, ainda que sem publico nas bancadas, à queda de alguns protagonistas de quem era esperado mais.

O australiano, Alex de Minaur, número 25 da tabela, foi eliminado pelo espanhol, Alejandro Davidovich Fokina, que vinha de semanas menos bem conseguidas, com De Minaur a ser completamente dominado em todos os aspetos pelo tenista de ascendência balcânica. Já Ugo Humbert, francês que estava às “portas” de regressar ao top 30 caiu aos pés do australiano John Millman, fora dos 40 primeiros da hierarquia, com o gaulês a ceder por duplo seis três em pouco mais de uma hora e vinte minutos.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Neemias Queta eleito MVP e melhor marcador dos Boston Celtics após duplo-duplo e vitória contra os Washington Wizards na NBA

Neemias Queta fez uma das melhores exibições da carreira. Poste português foi o MVP da vitória dos Boston Celtics sobre os Washington Wizards.

Imprensa espanhola garante que Cristiano Ronaldo quer levar jovem do Sporting para o Almería

Cristiano Ronaldo é agora um dos investidores do Almería. Avançado português quer contratar Flávio Gonçalves junto do Sporting.

Mundial 2026: Iraque supera entraves e confirma presença na repescagem em Monterrey

A federação do Iraque garantiu que os problemas logísticos estão resolvidos. Haverá duelo decisivo frente a Bolívia ou Suriname para o dia 31 de março.

Jim Ratcliffe elogia recuperação de Michael Carrick mas não abre o jogo sobre o futuro

Jim Ratcliffe, co-proprietário do Manchester United destacou o trabalho de Michael Carrick. No entanto, o dirigente recusou confirmar a sua permanência a longo prazo.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Mir quebra o silêncio após acusação de agressão sexual: «Falta menos para ser provada a minha inocência»

Rafa Mir nega insultos racistas no jogo com o Espanhol e mostra-se confiante no desfecho do processo judicial de agressão sexual.

Nikita Haikin, guarda-redes do Bodo/Glimt, renova contrato até 2027

O Bodo/Glimt anunciou este sábado a renovação de Nikita Haikin. O guarda-redes natural de Israel, estendeu o seu contrato até 2027.

Renato Nhaga rendido ao Galatasaray: «Sinto-me em casa»

Renato Nhaga destacou o ambiente acolhedor e a mística familiar que encontrou no Galatasaray. O jovem está rendido aos clube turco.