cab basquetebol nacional

De: Daniel Melo

Para: Anónimo

Caríssimo, não costumo dar títulos às minhas cartas. Mas esta, expressamente, teria de ter um. Sei que não és muito dado às questões sociológicas. Porém, neste caso, é imperioso que me auxilie delas para te explicar o desenvolvimento de um dos jogos mais espetaculares do mundo.

“O jogo é uma atividade geradora de prazer, que não se realiza com uma finalidade exterior a esta, mas sim por si mesma.” (J.C.Cultera). E é isso mesmo: o desporto em geral, e o basquetebol em particular, têm esta capacidade de nos criar alegria em crescendo, permitindo-nos ter reações que de outro modo não teríamos, e ter comportamentos que a nível social seriam altamente reprováveis. O basket, como jogo coletivo, é a consciência de ser do outro, mas de outro modo que não na vida corrente.

Assim, como defendia o evolucionismo, o basquetebol, sendo um desporto coletivo integrado na sociedade e com a sociedade, foi evoluindo em contato com esta. Já referimos que o número de jogadores foi diminuindo paulatinamente, mas também os sistemas defensivos (zona, homem ou misto) e atacantes. Claro que dentro destes há muitas nuances a serem exploradas. Sê-lo-ão, futuramente. Por fim, o mais importante: o jogo tornou-se muito mais rápido. E a nossa vida também não anda à velocidade da luz? Literalmente: a rotina, o levantar, comer, trabalhar (ou não), o ginásio, o constante tocar do telefone, o jogo marcado com os amigos e… tudo mais parece não fazer sentido. A vida evoluiu. O jogo também. Ficou veloz. A nossa vida é lesta. Passa rapidamente.

Michael Jordan
O jogo ganhou mais velocidade e ficou mais físico
Fonte: bigcan.egloos.com

O desporto é o espelho de uma sociedade; dá para fazer o diagnóstico de ambos apenas olhando para um ou para outro. Segundo D. Blásquez, e desculpa-me por mais outra citação, “o desporto como fenómeno social não tem vida em si mesmo, não possui autonomia, é simplesmente o produto de uma cultura, de uma civilização ou, inclusivamente, de uma ideologia. De qualquer modo, o certo é que a sua evolução está subordinada à da sociedade.” Lewis Morgan (1818-1881), considerado um amigo dos índios e o mais notável autor evolucionista, publicou em 1877 A Sociedade Arcaica, onde esquematizava a evolução do Homem: selvajaria, barbárie e civilização. Terá o basquetebol tido o mesmo progresso? É uma forma bonita de finalizar esta carta.

P.S. – Viste o Benfica? Mais uma Supertaça para as vitrinas. Venceu o Vitória de Guimarães por 86-82; pode ser que tenha aprendido a lição da semana passada. Espero que esta cartinha chegue ao destino. Os correios andam mal, e vamos ver se não os vão tornar ainda piores. Mas não te apoquentes: tenho um pombo treinado de reserva.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta antevê Manchester United x Arsenal e deixa muitos elogios para Gyokeres: «Tem carisma, tem personalidade e é um rapaz muito confiante»

Mikel Arteta fez a antevisão do Manchester United x Arsenal, da primeira jornada da Premier League. O técnico espanhol voltou a elogiar Viktor Gyokeres.

Otávio é a prioridade de um clube e pode deixar o Al Nassr neste mercado

Otávio pode deixar o Al Nassr neste mercado de transferências. O jogador é considerado como uma prioridade para o Al Diraiyah. O internacional português não entra nas contas de Jorge Jesus para a próxima temporada e deve ser transferido em breve.

Estrela da Amadora x Benfica: eis os onzes prováveis

O Estrela da Amadora e o Benfica entram em campo a partir das 20h30 deste sábado, em jogo da segunda jornada da Primeira Liga. Esta partida marca a estreia do emblema de Bruno Lage no campeonato.

Loucura total: imprensa espanhola fala em 70 milhões de euros por Yeremay Hernández

Yeremay Hernández é o grande desejo do Sporting neste mercado. A imprensa espanhola revela que o Deportivo de La Coruña quer 70 milhões de euros pelo extremo. O jogador é visto como a grande estrela do conjunto galego que atua na La Liga 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting em vias de perder defesa nos próximos dias

Jeremiah St. Juste deverá deixar em breve o Sporting. O jogador prepara-se para reforçar o Osasuna, emblema da La Liga, que apresetnou uma proposta de quatro milhões de euros pelo defesa central original dos Países Baixos.

Francisco Trincão (e o Sporting) dá grande ajuda ao Barcelona

Francisco Trincão deixou de ter qualquer ligação ao Barcelona, o que ajudou a equipa espanhola a inscrever jogadores. Joan García e Marcus Rashford são opções para a primeira jornada da La Liga.

Benfica vai ao mercado para reforçar posição em específico

O Benfica está interessado em contratar um novo extremo direito neste mercado de transferências e há nomes a serem analisados. Fredrik Aursnes tem sido o dono do lugar, apesar de ser médio de origem.