📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SC Braga x SL Benfica | De que vermelho e branco serão as fitas?

- Advertisement -

Taça de Portugal, Final: domingo, 20h30, 23 de maio de 2021

ANTEVISÃO: 150 JOGOS DEPOIS, EIS A PRIMEIRA

A meio caminho entre Braga e Lisboa, arsenalistas e águias encontram-se para discutirem a custódia da Taça de Portugal 20/21. Esta será a primeira vez que os dois clubes disputam entre si a final da Prova Rainha. Os minhotos procuram a terceira conquista da prova-rainha do futebol português, enquanto os lisboetas visam aumentar o rol de Taças de Portugal no seu espólio para 27 e dilatar a distância para Sporting CP e FC Porto, que, com 17 troféus, são os clubes que mais próximos estão de alcançar as águias.

É O CULMINAR DE UMA ÉPOCA DESPORTIVA MUITO EXIGENTE EM PORTUGAL! QUEM VENCERÁ? SC BRAGA OU SL BENFICA? APOSTA COM A BET.PT!

A última conquista da prova pelo SC Braga deu-se em 2015/16 (50 anos após a primeira), tendo a época seguinte marcado a última conquista da prova pelo SL Benfica. De então para cá, CD Aves, Sporting CP e FC Porto foram os grandes vencedores da segunda maior e mais prestigiante prova do calendário futebolístico em Portugal. SC Braga e SL Benfica vão gladiar no Cidade de Coimbra para lhes sucederem. Quem o conseguirá?

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. As águias venceram 65% dos 150 confrontos diretos (98 vitórias).
  2. Nos 12 confrontos diretos para a Taça de Portugal, cinco deles terminaram com o marcador a assinalar 2-1 (em quatro dessas cinco ocasiões, o vencedor foi o SC Braga). Este é o resultado mais comum entre os clubes na Prova Rainha.
  3. Não se jogou prolongamento em nenhum dos 12 jogos anteriores entre SC Braga e SL Benfica para a Taça de Portugal.
  4. Nos últimos seis jogos entre ambos para a Prova Rainha, o vencedor foi sempre alternado (SC Braga, SL Benfica, SC Braga, etc.). O último vencedor: o SL Benfica.
  5. Na edição anterior, os arsenalistas foram eliminados por 2-1, nos oitavos-de-final, pelo SL Benfica. As águias viriam a perder a final para o FC Porto, pelo mesmo resultado.
  6. A única vez que o SL Benfica conseguiu conjugar derrotar os bracarenses e conquistar a Taça de Portugal foi em 1954/55. As águias bateram os guerreiros por 4-1 nos quartos-de-final (no primeiro embate entre ambos na prova), e acabaram a competição a levantar o troféu.
  7. A única vez que o SC Braga conseguiu conjugar derrotar as águias e conquistar a Taça de Portugal foi em 1965/66. Os guerreiros bateram o SL Benfica por 4-1, na primeira mão dos quartos-de-final, e selaram o apuramento em Lisboa, mesmo perdendo por 3-1. Os minhotos acabaram a competição a levantar o troféu.
  8. Na caminhada até à final, o SL Benfica venceu os seis jogos que fez; o SC Braga venceu cinco e empatou um (em casa, ante o FC Porto). Os minhotos apontaram 20 golos (as águias, fizeram 18) e sofreram cinco – os de Lisboa apenas concederam um (em casa do campeão da II Liga, o GD Estoril-Praia).
  9. Nos últimos doze jogos da sua época, o SC Braga apenas venceu três (antes disso, vinha de esses tantos triunfos consecutivos) – todos por 2-1 (em Faro e nas receções a Boavista FC e Moreirense FC).
  10. Nos últimos doze jogos da sua época, o SL Benfica venceu 10, empatou um (1-1, na receção ao FC Porto) e perdeu outro (1-2, na receção ao Gil Vicente FC).

 

JOGADORES A TER EM CONTA
SC Braga
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Ricardo Esgaio (SC Braga) – Partem do ala/lateral direito do SC Braga muitos dos ataques perigosos dos arsenalistas. As exibições consistentes e portentosas de Esgaio têm-lhe valido elogios e atraído pretendentes, além de serem fundamentais para o clube que representa – o português de 28 anos, inclusivamente, já fez o gosto ao pé por uma vez e soma três assistências.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Everton (SL Benfica) – O ala/extremo esquerdo do SL Benfica tem subido de rendimento e tem-se tornado mais decisivo do que havia sido nos dois primeiros terços da temporada. O brasileiro de 25 anos apontou quatro golos e duas assistências nos últimos sete jogos, mostrando igualmente a capacidade de desequilíbrio que se lhe conhecia no Brasil.

 

XI’S PROVÁVEIS

SC Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, Tormena, Raúl Silva, Borja, Galeno; Fransérgio, Al Musrati, João Novais; Ricardo Horta, Abel Ruiz.

Treinador: Carlos Carvalhal

Quando o jogo começa, tudo o que está para trás, o que foi a época, a história dos clubes e o trajeto na Taça, não conta para nada, contam só aqueles 90 minutos e aí, a equipa mais equilibrada emocionalmente, mais focada e com mais qualidade, vai vencer”.

SL Benfica: Helton; Diogo Gonçalves, Otamendi, Morato, Grimaldo; Weigl, Pizzi, Rafa, Everton; Seferovic, Darwin.

Treinador: Jorge Jesus

Todos esperamos um jogo com qualidade, porque são duas boas equipas, que, quando têm bola, tentam fazer golo. São equipas com muita criatividade técnica e tática, e isso dá-nos indicadores de que pode ser um bom jogo. Pena é não ter público”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: SC Braga 2-3 (a.p.) SL Benfica

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Olheiro BnR | Anísio Cabral

Anísio Cabral foi o melhor marcador da seleção portuguesa de sub-17 neste mundial e um dos grandes destaques da competição

Luís Estrela renova com a Seleção Nacional de Futsal Feminina da Indonésia

Luís Estrela renovou o seu contrato com a seleção de Futsal Feminina da Indonésia. O técnico vai ficar ligado até 2028.

Paulo Alves assume comando do Al Batin da Arábia Saudita

Paulo Alves é o novo treinador do Al Batin. A equipa da Arábia Saudita está no segundo escalão e no 17.º lugar.

Nuno Campos eleito treinador do mês na Hungria

O treinador português Nuno Campos venceu o prémio de treinador do mês. O ZTE está numa sequência de três vitórias consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Camarões revelam convocatória para a CAN 2025 e há uma grande ausência

A seleção dos Camarões já revelou a lista final para a CAN 2025. André Onana é a grande baixa nos eleitos.

Benfica prepara-se para atacar 3 reforços em janeiro e já há 2 nomes definidos

O Benfica quer reforçar o plantel no mercado de janeiro e dar mais opções a José Mourinho. Dois extremos e ponta de lança vistos como prioridade.

Neto de Pinto da Costa depois dos Dragões de Ouro: «Perdoa-lhes avô, porque eu não consigo»

Nuno Pinto da Costa recorreu ao livro «Azul até ao fim» da autoria do avô para reagir aos Dragões de Ouro. Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu «Dragão de Honra».