Tribuna VIP: A dor de ser quase

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

O futebol ensinou-me a ficar no meu canto. Sobretudo nas derrotas ou no seu luto. A não me intrometer, mesmo quando quero muito ajudar. É que há momentos em que só o balneário se pode abraçar. Só o balneário pode gritar e baixar a cabeça e até atirar a toalha ao chão. E por muito que queiramos ajudar, por muita vontade de distribuir abraços ou (desculpem-me) caralh**as, o melhor que podemos fazer é ficar de fora. É deixar o grupo viver o momento enquanto grupo, enquanto balneário. É tramado, mas é o que tem de ser. Ajudar, muitas vezes, é ficar do lado de fora.

O jogo do Rio Ave FC com o AC Milan foi o que mais me marcou em toda a época. Tenho esta imagem gravada na memória: um grupo de homens saídos de um nevoeiro, de braços dados, debaixo de uma chuva impiedosa. Completamente encharcados a ver um sonho fugir-lhes pelas mãos.

Na altura tive vontade de escrever sobre isso, acabei por desistir, derrotada pela frustração de não encontrar palavras que estivessem à altura da grandeza do momento. Bem sei que o futebol é um jogo, que ora se ganha, ora se perde e que “só falha quem lá está”, e que é mesmo assim. Sei disso tudo, mas por muitas armaduras que vistam, não me convencem quando me tentam fazer crer que uma coisa destas não dói, não deixa marcas. Dói, dói que se farta. Não tenham medo de admitir.

Nessa noite de outubro, um clube do norte do país fez com que milhares se ligassem à televisão durante pelo menos 24 intermináveis penáltis. Não era o Rio Ave que sofria e sonhava, nem tão pouco Vila do Conde, eram milhares de portugueses que, sem qualquer afinidade especial pelo clube, se viram embrenhados naquele sonho. D. Sebastião teria regressado no tão típico nevoeiro dos Arcos para retomar uma batalha que agora se travava entre David e Golias. Não aconteceu. Tombámos todos. Eles tombaram sozinhos, num estádio mais vazio do que nunca. Ah! A dor de ser quase!

Não sou do Rio Ave desde pequenina. Não sou sócia, nem propriamente adepta convicta. Tropecei no clube num estágio da faculdade, em 2012. Na altura vivia em Paredes, estudava na Maia. Estagiar no Rio Ave implicava fazer todos os dias 120 km, 60 para cada lado. Já adorava futebol, mas conhecia pouco o clube de Vila do Conde. O estágio era curto em duração, mas intenso. Na fase final dessa temporada, o Rio Ave lutava pela manutenção e recebia nos dois últimos jogos em casa Benfica e Porto, ambos na luta pelo título. Com o Benfica a precisar de ganhar, a tarefa de pontuar para o Rio Ave tornava-se ainda mais difícil.

A tensão era muita, mas confesso que estava mais tensa com as tarefas que tinha de desempenhar pela primeira vez num jogo como este. Sentia as dores do clube, mas profissionalmente. Porém, nesse Rio Ave – Benfica de 2012, alguma coisa mudou. Lembro-me que o jogo estava já adiantado, cumpridas as tarefas, não tinha já nada para fazer a não ser ver o jogo, acompanhar o sofrimento dos meus colegas. Perto de mim, imparável, sem se conseguir sentar, estava a “Dona”, à primeira vista a pessoa responsável por tratar de equipamentos e pequenos-almoços da equipa.

À primeira vista, porque a Dona é muito mais. Andava de um lado para o outro, perto de um ataque. Eu dizia-lhe que ia correr bem, que tinha uma estrelinha da sorte, que acreditasse. Os minutos iam passando e com eles as dores da Dona Alexandrina iam aumentado e contagiando todos à sua volta, eu incluída. O Rio Ave a ganhar 1-0 desde os 8 minutos via Nolito a empatar para o Benfica aos 37, logo depois Cardozo convertia um penálti que aquecia a luta pelo título e empurrava o Rio Ave para a segunda. Dez minutos depois, porém, Yazalde atira para o fundo das redes aquele que viria a ser o golo pela manutenção. A ansiedade presa no corpo a explodir em alegria.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Eu já não estava no meu habitual sofrimento profissional, já estava ali qualquer coisa a nascer. Foi um daqueles jogos de nervos até ao fim. Eu sempre de olho na Dona a achar que lhe podia dar qualquer coisa. O árbitro apita. Agarramo-nos em abraços, ela a chorar e eu comovida com aquilo tudo. Comovida com a emoção dos que me rodeavam. Estava ali há pouco mais de um mês, ainda não conseguia sentir o que eles sentiam, mas tudo aquilo era contagiante, agarrou-me.

Foi ali, com aquelas pessoas, que fiquei a sentir um bocadinho das dores do clube. Não sei de cor o 11 habitual desses tempos, mas lembro-me dos que sentiam o clube ali ao meu lado. Foi neles que pensei quando assisti à queda deste ano. “Um abraço à Dona. Ganhem pela Dona”. E posso dizer-vos que muitas vezes me imaginei a abraçar a Dona, mas D. Sebastião nunca chegou e o nevoeiro foi-se tornando cada vez mais denso e negro.

O Rio Ave FC desceu de divisão e eu não venho aqui dizer-vos porquê. É tempo de questionar mais do que responder. Dir-me-ão, com razão, que o futebol é mesmo assim, é um jogo entre cair e levantar. Pelo caminho vão-se contando muitas histórias, vão-se mudando personagens, mas há um elenco fixo. As “donas Alexandrinas” sobrevivem para nos contagiar com o seu amor desenfreado. São elas que me fazem ver a poesia do futebol e acreditar sempre um bocadinho, mesmo quando o sonho está desfeito.

Artigo de opinião de Márcia Ribeiro Pacheco,
comentadora Canal 11

Artigo revisto por Joana Mendes


TIP BET.PT – APOSTA AQUI

O EUROPEU DE SELEÇÕES ESTÁ A CHEGAR E HÁ MUITOS JOGOS PARA APOSTAR! SEGUE JÁ PARA A BET.PT!

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal ergue a taça de vencedor da Liga das Nações

Portugal venceu a Liga das Nações durante este domingo, depois de ter batido a Espanha nas grandes penalidades.

Portugal vence o terceiro título da história após a conquista da Liga das Nações

Portugal venceu o seu terceiro título na história. A equipa das quinas tem um Europeu e duas Ligas das Nações.

Nuno Mendes eleito melhor em campo na final da Liga das Nações

Nuno Mendes foi eleito o melhor em campo na final da Liga das Nações. O lateral português marcou o primeiro golo da final.

Cristiano Ronaldo não quis ver a grande penalidade que deu a vitória a Portugal

Cristiano Ronaldo não quis ver a grande penalidade que deu a vitória a Portugal frente à Espanha, na final da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Viktor Gyokeres recusa salário milionário do Al Hilal: Eis os valores

O Al Hilal apresentou uma proposta salarial de 35 milhões de euros a Viktor Gyokeres. Avançado sueco recusou.

Mundial de Clubes 2025: Benfica revela os 20 jogadores que viajam este domingo

O Benfica revelou a lista dos 20 jogadores que partem este domingo para os Estados Unidos. Tomás Araújo é a grande baixa.

Atenção, Sporting e Gyokeres: Sesko quer reforçar Arsenal

O Arsenal está muito interessado em contratar Benjamin Sesko. Avançado checo vê mudança para Inglaterra com bons olhos.