Fábio Vieira | O talento deve ser preservado dentro de casa!

Foi necessário que o Campeonato da Europa de sub-21 ocorresse para que aqueles que ainda tinham dúvidas da qualidade de Fábio Vieira por fim afirmarem que o jogador é um talento incomum. A qualidade que Fábio Viera apresentou nos três jogos da fase final do Campeonato da Europa de sub-21, que lhe valeu o prémio de melhor jogador da competição, fez com que houvesse um despertar de duas forças cruciais na carreira do internacional sub-21 por Portugal: o interesse de clubes estrangeiros e a renovação pelo FC Porto.

Relativamente à primeira referência, o jovem português tem o seu nome associado a clubes do campeonato inglês como o Liverpool e o Bournemouth, este último que, segundo rumores, fez uma proposta no valor de 5 milhões de euros no ano passado, rejeitada posteriormente pela SAD portista.

É aqui então que entra a questão da renovação com Fábio Vieira: com o contrato por apenas mais um ano, e após um realizar um Campeonato da Europa fabuloso, é normal que, com a qualidade do jovem formado nos quadros do FC Porto, os clubes estrangeiros acenem com propostas que “fazem balançar” estes jogadores de tenra idade.

É fundamental, neste momento, que os dragões acelerem o processo de renovação, de forma a manter na equipa um dos diamantes da formação. Certamente que, para os adeptos, a “perda” de mais um talento da formação seria desgostoso. Exemplo disso é o caso de Vitinha, para muitos o melhor jogador do Campeonato Europeu sub-21, que saiu do FC Porto com apenas doze jogos somados na equipa principal.

Depois do que vimos no Europeu, ficamos felizes por ser um talento da formação a vingar, porém, ficamos com um “amargo de boca” ao imaginar o que este jogador poderia fazer, hoje, ao serviço do FC Porto. Com isto, pretendo dizer que Fábio Vieira não pode ser mais um desses casos que sai apenas, salvo seja, por 20 milhões de euros. Deve-se renovar com o jogador e, de facto, apostar mais nele. O talento está lá, falta transmitir confiança ao jogador de forma a que lute pela titularidade na equipa principal.

Fábio Vieira
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Com a possível saída de Sérgio Oliveira e de Corona, o jogador deve ter mais oportunidades no onze titular. Sou um admirador confesso das qualidades de Otávio, um jogador que evoluiu muito aquando da chegada de Sérgio Conceição, no entanto, por vezes penso para mim próprio, “e se Fábio Vieira ocupasse a posição de Otávio? O que traria de diferente à equipa?”. Penso que o potencial de Fábio Vieira é enorme e, neste momento, crescer na sombra de um jogador como Otávio é excelente.

Tendo em vista o onze inicial dos azuis e brancos não vejo em Fábio Vieira, infelizmente, um jogador que possa tirar o lugar a Corona, Luis Díaz, Otávio, Sérgio Oliveira etc. Vejo-o como um substituto direto ideal para o lugar Otávio, mas não aquele substituto que entra de dois em dois jogos: Fábio Viera deve entrar regularmente, com ou sem Otávio em campo. Dependendo das exibições, o médio português poderá vir a assumir-se, no decorrer da época, como um titular absoluto.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Oyarzabal marca e Espanha vai a vencer Portugal no intervalo

Portugal e a Espanha enfrentam-se durante a noite deste domingo, num encontro relativo à final da Liga das Nações.

Roberto prepara-se para trocar o Tondela pelo Chaves

Roberto vai deixar de ser jogador do Tondela. O avançado prepara-se para assinar um contrato como Chaves, equipa da Segunda Liga.

Nuno Mendes estabelece o empate na final da Liga das Nações

Portugal e a Espanha enfrentam-se durante a noite deste domingo, num encontro relativo à final da Liga das Nações.

Martín Zubimendi abre o marcador do Portugal x Espanha

Portugal e a Espanha enfrentam-se durante a noite deste domingo, num encontro relativo à final da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Alcaraz conquista Roland Garros após final histórica com Sinner

Carlos Alcaraz venceu este domingo Jannik Sinner por 3-2 e conquistou o Roland Garros 2025. Final histórica entre os dois tenistas.

Ema Gonçalves responde ao Bola na Rede e recorda goleadas por 28-0 e 10-0: «Das maiores batalhas»

Ema Gonçalves fez o rescaldo da vitória do FC Porto sobre o Real SC. Equipa azul e branca venceu a 3.ª Divisão Feminina.

Inter Milão com saída de avançado confirmada: «Vou sair»

Marko Arnautovic confirmou que vai deixar o Inter Milão a custo zero. Avançado não continua para a próxima época.