Jogadores que Admiro #124 – João Palhinha

João Palhinha, atualmente, está ao serviço da seleção nacional. É um dos jogadores mais valiosos do Sporting CP, sendo um dos mais cobiçados pelo mercado internacional.

João Palhinha é médio defensivo e tem 25 anos, nunca foi visto como uma “grande promessa”, mas o trabalho levou-o a tornar-se um dos 26 melhores jogadores nacionais que estão presentes no Euro 2020. Palhinha começou a sua formação no Alta de Lisboa, depois foi para o Sacavenense, até ser contratado pelo Sporting CP.

Como profissional, jogou pouco no Sporting CP, numa fase mais inicial da sua carreira. Tendo passado por empréstimos como: Moreirense FC, Belenenses SAD e SC Braga, clube em que podemos dizer que deu o seu grande salto qualitativo futebolístico e onde “explodiu” para o “mundo do futebol”.

Para chegar a este status, já numa fase onde os jogadores raramente dão o salto. João Palhinha passou por inúmeras dificuldades e por vários percalços na sua carreira desportiva para chegar onde chegou, nos dias de hoje. Mas foram estes percalços que o levaram a evoluir e o que levaram a tornar-se um dos indiscutíveis do Sporting CP campeão nacional, após 19 anos sem erguer o “caneco”.

Durante a estadia em Braga, João Palhinha apontou o tento solitário diante do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Se calhar, não seria o mesmo jogador, se não tivesse passado por inúmeros empréstimos: como ao Moreirense e ao Belenenses, se não tivesse sido “queimado” numa conferência por Jorge Jesus, na altura técnico do Sporting CP, após um jogo menos conseguido da sua parte contra o FC Porto em que, segundo JJ, João Palhinha “não levou o guião certo”, se não tivesse presente nas invasões de Alcochete, se não fosse “mandado embora” para o SC Braga, mesmo querendo ficar no clube e, por fim, se não fizesse parte das contas para o início desta época no Sporting CP, não fazendo parte do lote de jogadores para o estágio de pré-temporada.

Estas dificuldades, a meu ver, transformaram e conduziram à evolução futebolística de João Palhinha. Mesmo passando por estes episódios todos, o camisola seis nunca desistiu e continuou a lutar pelo seu sonho: o de jogar pelo clube verde e branco.

E por isto tudo, os sportinguistas admiram Palhinha e veem-no não só como um líder do balneário, mas também como um dos grandes jogadores da última década, como um símbolo da conquista do título e uma referência a seguir pelos jovens que queiram ser jogadores, não só pelo Sporting CP, mas também ao serviço de outros clubes.

Na presente temporada, João Palhinha foi imprescindível para a conquista do título nacional
Fonte: Isabel Silva / Bola na Rede

João Palhinha – segundo os sportinguistas – é um jogador que todos deviam seguir, um exemplo de alguém trabalhador, que ama o clube acima de qualquer coisa (exemplo disso foram as já referidas invasões a Alcochete, que levaram à rescisão de vários jogadores nucleares da equipa, muitos deles provenientes da academia de Alcochete, como: William Carvalho, Rui Patrício, Gelson Martins, Daniel Podence e Rafael Leão). Palhinha foi um dos que ficou, recusou rescindir contrato, mesmo com pressões de empresários, amigos e familiares, Palhinha quis ficar, porque, segundo o mesmo, “um leão não foge”.

Esta frase diz muito do caráter da pessoa, mas também do amor que sente pelo clube, o que levou ao respeito de inúmeros adeptos do Sporting, que deixaram de olhar só para a sua qualidade futebolística, mas passaram-no a olhar enquanto alguém representa os adeptos e que, após a maior crise do clube, não virou a cara à luta.

Para concluir, João Palhinha é um jogador que tem a minha admiração, não só pela sua qualidade futebolística, mas pelos valores que o mesmo traz. Pessoalmente, espero que fique durante muitos no clube porque, nos dias de hoje, é difícil encontrar jogadores como o número seis leonino: um grande jogador, líder que carrega em si um conjunto de valores difíceis de encontrar.

Pode-se substituir a qualidade futebolística, mas as qualidades enquanto pessoa são difíceis de encontrar. E sendo o Sporting CP um clube formador, é importante ter figuras que carregam o lema do clube: o esforço, a dedicação, a devoção e a glória.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

GP Aragão: Passeio no parque para Marc Márquez

Depois de umas últimas corridas marcadas pela imprevisibilidade, o Grande Prémio de Aragão marcou o regresso à normalidade

João Pinheiro nomeado para o Finlândia x Polónia de qualificação para o Mundial 2026

João Pinheiro vai chefiar uma equipa de arbitragem 100% portuguesa. Em causa o Finlândia x Polónia do apuramento para o Mundial 2026.

França vence Alemanha por 2-0 e termina Liga das Nações no 3º lugar

França venceu a Alemanha por 2-0 no jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar da Liga das Nações. Vitória gaulesa em Estugarda.

Paulo Futre antevê final da Liga das Nações e ameaça: «Os meus filhos estão oficialmente deserdados durante as próximas 24 horas»

Paulo Futre deixou uma mensagem curiosa nas redes sociais. Em causa os filhos e a final da Liga das Nações entre Portugal e Espanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Antonio Conte trava chegada de reforço ao Nápoles

Antonio Conte não está interessado na contratação de Jonathan David. Nápoles tentava acordo com o avançado canadiano.

Flamengo quer fechar reforço por 11 milhões de euros a tempo do Mundial de Clubes 2025

O Flamengo tem acordo pessoal com Jorge Carrascal. Foco do clube brasileiro está agora no acordo com o Dínamo Moscovo.

Manchester United de Ruben Amorim sondou estrela de clube da Premier League

O Manchester United conversou com o West Ham sobre uma troca entre Sancho e Kudus, mas negócio caiu por terra.