A importância da permanência de João Mário | Sporting CP

Começa em breve mais uma época, a bola volta a rolar e encerra-se o período de empréstimo de João Mário ao Sporting CP que é, sem margem para dúvidas, um dos jogadores mais influentes do atual plantel leonino. O impasse na sua contratação em definitivo, algo da vontade do próprio, tem deixado os adeptos ansiosos. E não é para menos.

É de conhecimento geral que o Inter de Milão não conta com o médio português, e que sabendo que não irá reaver o investimento feito em 2016, já só o quererá vender, pelo que o único entrave seria mesmo a redução do salário para poder ficar em Alvalade. No entanto, um clube que acaba de ser campeão nacional e que irá jogar a Champions League não pode ser tão relutante na contratação em definitivo de uma pedra fundamental da sua equipa de futebol.

Esta época, João Mário realizou 34 jogos de leão ao peito, sendo titular em 28 e apontando dois golos, ambos de grande penalidade. Pode-se argumentar que é um jogador com uma capacidade de finalização abaixo da média, mas é importante lembrar que o mesmo foi importantíssimo no controlo do jogo – quando foi preciso gerir o ritmo da partida, o número 17 estava lá.

Com a bola nos pés, João Mário é o jogador mais experiente da equipa leonina
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Trata-se de algo que não é tão vistoso para os adeptos como um golo ou uma assistência, mas que é igualmente importante. E foi também aí que o Sporting CP ganhou o campeonato. Sem um jogador tão criterioso como João Mário, eram claras as dificuldades da equipa para manter a posse de bola e foi precisamente nesses períodos em que era “sufocada” pelos adversários.

Para além da sua indubitável qualidade enquanto jogador, também é importante ver o lado emocional da questão. Falamos de um dos jogadores mais experientes e respeitados no balneário. Apesar da sua personalidade pacata, é um líder, até pela sua eloquência no discurso. Foi formado no clube e é campeão da Europa, pelo que tem já estatuto no plantel e figura-se como uma referência para os mais novos: como Nuno Mendes, Daniel Bragança ou Tiago Tomás.

Posto isto, João Mário é, para o Sporting CP, um jogador sem valor. Não me entendam mal: não vale cinco, oito ou dez milhões – vale muito mais que uma simples quantia em dinheiro. E é isso que terá de ser levado em conta na sua permanência.

Francisco Guerra
Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Donald Trump muda planos de Lionel Messi e Argentina

A Argentina de Lionel Messi ia jogar contra Porto Rico na cidade de Chicago, mas a partida vai ser disputada em Miami.

Braga empata contra o Anderlecht na Taça da Europa Feminina

O Braga foi a Bélgica empatar a uma bola com o Anderlecht, em jogo da primeira mão da segunda eliminatória da Taça da Europa Feminina.

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.