Andrea Pirlo, o Arquitecto

serie a

Andrea Pirlo jogou no Internazionale, no AC Milan e na Juventus e para qualquer fã de futebol que se preze dispensa apresentações. Pirlo é um exemplo da beleza de uma liga que não ousa questionar a mais-valia dos mais experientes. No fim das contas ganhamos todos nós – confesso acreditar que apesar de ele ter 34 anos era capaz de o ver a jogar por mais dez anos e ficar deliciado cada vez que entrasse em campo. Quem observa Pirlo a jogar vê que se trata de um jogador que aparece uma vez de 50 em 50 anos. Abre uma linha de passe, recebe de cabeça sempre erguida, dá segurança ao seu meio-campo defensivo e é capaz de destruir a mais perfeita construção ofensiva – como que com régua e esquadro e a uma velocidade estonteante o Arquitecto descobre a falha e faz todo o edifício sucumbir perante o poder da sua mente.

Se há espaço para o debate sobre quem, entre Xavi e Pirlo, é o construtor de jogo mais eficaz, não há espaço, ou pelo menos não devia haver, para o debate sobre qual dos dois é o mais deslubrante. A capacidade de Pirlo em fazer passes de cortar a respiração torna-o demasiado bom para não encantar qualquer adepto e assombrar qualquer defesa. Se no capitulo do passe Pirlo é brilhante, não o é menos no capitulo das bolas paradas e dos remates de longa distância.

A capacidade dos dois maestros em números  Fonte: squawka.com
A capacidade dos dois maestros em números
Fonte: squawka.com

O italiano, que se deu a conhecer ao mundo no Brescia, é capaz de meter a bola onde quer e onde ninguém vai conseguir chegar, levantando estádios inteiros e levando à loucura dezenas de guarda-redes. No entanto, a magia de Andrea não se esgota por aí. O campeão mundial em 2006 é dotado de uma técnica ímpar, que, apesar de não usar tão frequentemente como os grandes dribladores do jogo, não o faz menos virtuoso na arte da finta. Uma vertente muitas vezes esquecida no jogo de Pirlo é a sua mestria em defender.Contudo as suas estatisticas da época passada são esclarecedoras: 32 intercepções e 39 desarmes. Num registo ainda mais esclarecedor: Pirlo fez 32 intercepções enquanto Bastian Schweinsteiger fez 14 e apenas completou menos 6 desarmes do que o alemão. Por fim três, citações de três grandes nomes no futebol acerca de Andrea Pirlo.

Paul Scholes: “Pirlo é o melhor construtor de jogo do mundo”.

Gerard Piqué: “Pirlo é pura classe.”

Michel Platini: “Pirlo é um farol, que ilumina tudo. Para mim é jogador de Ballon d’Or!”

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Baixa no FC Porto para o duelo com o Atlético Madrid

Francisco Moura continua em trabalho de recuperação e não deve jogar frente ao Atlético Madrid no Estádio do Dragão.

Chicago Fire em negociações com o FC Porto por André Franco

André Franco pode estar muito próximo de rumar à MLS. O Chicago Fire está em negociações com o FC porto pelo médio português.

André Villas-Boas recorda crise financeira do FC Porto: «Algumas das operações que fizemos salvaram o clube»

André Villas-Boas comentou a gestão do FC Porto durante um evento da Columbia Business School, onde abordou vários temas ligados ao clube.

Fenerbahçe pode mudar de alvo caso não feche a contratação de Kerem Akturkoglu em breve

O Fenerbahçe quer contratar Kerem Akturkoglu, mas pode mudar de alvo caso não consiga fechar o acordo nos próximos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Candidato às eleições do Grémio quer contratar José Mourinho para a equipa brasileira

O nome de José Mourinho voltou a circular no Brasil. O técnico português é um trunfo eleitoral de Marcelo Marques, candidato às eleições do Grémio.

Petro de Luanda derrota Arouca num jogo particular disputado em Freamunde

O Petro de Luanda bateu o Arouca por 1-0, num jogo particular realizado neste sábado, em Freamunde.

Callum Wilson define futuro e vai continuar na Premier League após ter deixado o Newcastle

O West Ham fechou a contratação de Callum Wilson. O avançado inglês de 33 anos deixou o Newcastle a custo zero.