«Em todos jogos, os dinamarqueses lutavam para homenagear o Eriksen» – Entrevista BnR com Pedro Ferreira

    O seu apelido não é detentor do sufixo -aard, -berg ou -ensen. À boa maneira portuguesa, chama-se Ferreira, Pedro Ferreira. Desde a temporada passada, estabeleceu-se na Dinamarca, onde joga ao serviço do Aalborg. Durante o Euro 2020, a seleção do país onde atua imergiu num verdadeiro conto de fadas com um enredo que poderia muito bem ter sido escrito por Hans Christian Andersen. O jogador com formação no Sporting e com experiências no Mafra e no Varzim analisa o percurso da seleção nórdica no Europeu, onde só caíram nas meias-finais, aos pés da Inglaterra.

    Bola na Rede: Como sentiste que o país viveu a campanha da seleção dinamarquesa?

    Pedro Ferreira: Viveu com muita esperança. Com a situação do Christian Eriksen, a derrota com a Finlândia e, no segundo jogo, com a Bélgica, todos pensaram que estavam fora. Depois, quase por milagre, passaram com três pontos, em segundo no grupo, e começaram a acreditar. Foram ganhando e chegaram à meia-final. Num jogo tudo é possível e, como é óbvio, acreditaram que podiam chegar à final. Os adeptos viveram bastante. Muitas vezes, estava aqui em casa e, quando era golo, ouviam-se os gritos pela cidade inteira.

    Bola na Rede: Qual é a relação do povo dinamarquês com o futebol?

    Pedro Ferreira: São muito apaixonados e gostam realmente do futebol. Em Portugal, na Primeira Divisão, muitas vezes as equipas ditas mais pequenas têm os estádios um pouco vazios. Aqui, os estádios são todos enormes e têm sempre muita gente.

    Bola na Rede: Com o regresso do campeonato, como vão gerir a lotação dos estádios?

    Pedro Ferreira: Até dia 1 de agosto vamos ter um terço da capacidade, o que dá à vontade 3 mil pessoas. A partir de dia 1 de agosto, já vamos ter os estádios cheios, o que é muito bom. As pessoas, basicamente, já estão todas vacinadas. Aqui, a vacinação está a ir muito bem.

    Bola na Rede: Tu já estás vacinado?

    Pedro Ferreira: Não, vou tomar a primeira dose depois do primeiro jogo, com o Copenhaga, no dia 19 de julho, e em agosto tomo a segunda.

    Bola na Rede: Pelo que conhecias da seleção dinamarquesa, estavas à espera de uma campanha como esta?

    Pedro Ferreira: Obviamente que não. Acho que foi a seleção surpresa do Europeu. Se formos a ver, eles têm muito bons jogadores. O onze inicial joga nas melhores ligas do mundo, Inglaterra, Itália, Alemanha… Têm muito boas individualidades, mas não estava à espera que chegassem onde chegaram.

    Bola na Rede: Aquilo que a Dinamarca joga reflete o que é a sua liga nacional?

    Pedro Ferreira: Sim. Costumo dizer que as seis melhores equipas gostam de jogar futebol, bola no chão, apoiado, e as seis piores jogam um futebol mais direto, de aproveitamento de segundas bolas, um pouco mais físico. É uma mistura. A seleção dinamarquesa jogava muito bem em futebol apoiado. É um pouco como o que fazem as melhores equipas aqui.

    Bola na Rede: Sentes que a Dinamarca consegue encontrar um equilíbrio entre esse lado mais físico do futebol nórdico e uma boa dose de qualidade técnica?

    Pedro Ferreira: Sim. Acho que o demonstraram bem. Quando o jogo pedia algo mais físico, eles sabiam fazê-lo, e quando pedia algo com mais qualidade, também o faziam muito bem. Estiveram preparados para o que o jogo pedia.

    Bola na Rede: A Dinamarca jogou a fase de grupos toda em casa. Consideras que isso foi um fator preponderante?

    Pedro Ferreira: Preponderante não digo, porque o pior momento deles foi a fase de grupos. Foi importante para o país se unir um pouco mais. A infelicidade do Eriksen deu-lhes uma motivação extra para jogarem.

    Bola na Rede: Em termos de jogo jogado, o que é que gostaste mais de ver na seleção da Dinamarca?

    Pedro Ferreira: Era uma equipa compacta, sempre a tentar jogar bem. Depois, tinham o Martin Braithwaite na direita, muito rápido, e o Mikkel Damsgaard, que também apareceu muito bem, foi das maiores surpresas do Europeu, o Pierre-Emile Hojbjerg também esteve muito bem. Foram boas surpresas e fizeram um excelente Europeu.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Francisco Grácio Martins
    Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
    Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Evangelos Marinakis suspende participação oficial no Nottingham Forest devido às regras de multipropriedade da Champions League

    Evangelos Marinakis já está a precaver a possibilidade do Nottingham Forest chegar à Champions League. Em causa violação das regras da multipropriedade.

    Qarabag é tetracampeão do Azerbaijão: Ganharam 11 vezes das últimas 12

    O Qarabag sagrou-se tetracampeão da Liga do Azerbaijão e apuraram-se para a segunda ronda de qualificação para a Champions League.O Qarabag sagrou-se tetracampeão da Liga do Azerbaijão e apuraram-se para a segunda ronda de qualificação para a Champions League.

    Liverpool prepara proposta por jogador que vai deixar o Bayern Munique no final da época

    Kingsley Coman vai deixar o Bayern Munique no final da temporada. O Liverpool é o mais recente clube interessado no francês.

    Ex-AC Milan sobre Rafael Leão: «Nunca se sabe que tipo de jogador será em campo»

    Demetrio Albertini jogou mais de 10 anos no AC Milan. Antigo médio italiano falou sobre a temporada dos Rossoneri.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Marcus Rashford já definiu prioridade para o futuro e não quer continuar no Aston Villa

    Marcus Rahsford não quer rumar ao Aston Villa. O avançado inglês pretende uma transferência para o Barcelona.

    Será possível travar a avalanche culer? | Barcelona x Inter

    Com a Copa do Rei no bolso e na liderança da La Liga, o Barcelona chega num grande momento às meias-finais da liga milionária.

    Imprensa espanhola destaca João Neves: «Os 60 milhões de euros que o PSG pagou ao Benfica parecem uma prenda»

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. João Neves elogiado.

    Académico de Viseu | Um gigante adormecido 

    Os resultados são positivos e visíveis em muitos aspetos como a melhoria das infraestruturas, na comunicação e marketing do clube

    Barcelona aceita vender Ronald Araújo e há 3 interessados no defesa central

    O Barcelona está a considerar a possibilidade de vender Ronald Araújo no próximo mercado. Defesa tem interessados.

    Boas notícias para Ruben Amorim: Manchester United tem 2 regressos antes de enfrentar Athletic Club na Europa League

    O Manchester United vai enfrentar esta quinta-feira o Athletic Club na primeira mão das meias finais da Europa League. Há dois regressos.

    Liverpool prepara nova temporada e quer contratar 3 reforços

    O Liverpool já se sagrou campeão da Premier League e quer revalidar o título. Reds querem oferecer três reforços a Arne Slot.

    Antigo internacional italiano sobre o AC Milan de Sérgio Conceição: «O que tem faltado este ano é a qualidade»

    Federico Balzaretti falou sobre a temporada do AC Milan de Sérgio Conceição. Antigo lateral-esquerdo aponta falta de continuidade.

    Boavista oferece viagem de autocarro aos adeptos para “final” na Primeira Liga contra o AVS SAD

    O Boavista já disponibilizou os bilhetes para o próximo jogo da Primeira Liga, uma autêntica final. Deslocação ao terreno do AVS SAD.

    Liverpool quer 44 milhões de euros por Darwin Núñez

    Darwin Núñez vai deixar o Liverpool no final da temporada. Reds querem receber pelo menos 44 milhões de euros pelo avançado.