Ronaldo Camará | A renovação que trará a afirmação

É uma das maiores jóias da formação do Sport Lisboa e Benfica e finalmente acertou um contrato com os encarnados, válido por cinco temporadas. Falo de Ronaldo Camará, uma das maiores promessas do Seixal.

Ronaldo Camará estava afastado das competições desde janeiro deste ano por se recusar a renovar o vínculo que o ligava aos encarnados, mas, nos últimos dias, acabou mesmo por acertar os termos do contrato e será reintegrado nos trabalhos da equipa secundária das águias. Contudo, terá de recuperar a forma física – poderá levar algumas semanas até que volte a ter o ritmo competitivo necessário.

Natural da Guiné-Bissau, Ronaldo Camará é internacional pelas seleções jovens portuguesas, pelo que possui dupla nacionalidade. Médio ofensivo de origem, Camará iniciou a sua formação nas escolas do Sporting CP, mas mudou-se para o SL Benfica nos sub-15, tendo percorrido os escalões dos encarnados desde então.

Tem nome de craque e qualidade de sobra! Ronaldo Camará tem um talento impressionante e uma visão de jogo muito acima da média. A forma como recebe a bola, sempre orientada para servir os seus colegas de equipa, é soberba. É capaz de colocar a bola à mercê dos seus companheiros com imensa facilidade e, quando não há espaços, ele inventa-os. A juntar a tudo isto, é ainda muito capaz de jogar sob pressão e é bastante bom a fazer passes para o espaço entrelinhas.

A qualidade técnica é um dos seus maiores atributos, mas a maturidade com que trata a bola com os seus 18 anos é algo fora do normal. Talvez seja por essa mesma razão que, ainda com idade de júnior, jogava pela equipa B do Sport Lisboa e Benfica.

Camará também é exímio na arte de driblar. É capaz de contornar os adversários sem qualquer esforço acrescido, quase como se levitasse sobre a relva. Por ser ambidestro, dificulta, em muito, a função dos seus adversários, confundindo-os com o seu drible.

Uma das poucas lacunas no jogo de Ronaldo Camará é a falta de golo, algo que, ainda que não seja obrigatório na sua função, é um extra. A falta de golo não se deve ao facto de ser mau finalizador, mas sim ao de Camará gostar de servir os colegas com os seus passes fatais. Contudo, trabalhando mais a finalização, tem um potencial brutal.

Depois de bastante tempo afastado da competição devido aos motivos supramencionados, Ronaldo Camará poderá almejar chegar à equipa principal, devendo, para isso, mostrar serviço nos treinos e na equipa secundária das águias, de forma a merecer uma convocatória da parte do técnico da equipa principal, Jorge Jesus. Qualidade não lhe falta, pelo que se espera que, mais tarde ou mais cedo, o talento e o empenho sejam reconhecidos e lhe valham a chamada à equipa A.

Artigo revisto por Andreia Custódio

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Clube da Premier League interessado em Lois Openda do Leipzig

O Sunderland adicionou Lois Openda á lista de prioridades para o mercado de verão. O avançado é avançado do Leipzig.

Há 3 jogadores que podem deixar o Barcelona neste mercado de verão

Fermín López, Marc Casadó e Andreas Christensen podem deixar o Barcelona neste mercado de transferências.

Sporting oficializa contratação de jovem promessa belga

O Sporting anunciou a contratação de Zaid Bafdili. Recentemente, o médio belga terminou contrato com o Genk da Bélgica.

Bayern Munique vence Lyon de Paulo Fonseca em estreia de Luis Díaz

O Bayern Munique derrotou o Lyon por 2-1 no Allianz Arena. Luis Díaz estreou-se com a camisola dos bávaros.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo defesa da Juventus aconselha Morten Hjulmand a rumar a Itália: «Será crucial para ele»

Frederik Sorensen analisou as características de Morten Hjulmand e aconselhou a vecchia signora a contratar o médio dinamarquês.

Baixa no FC Porto para o duelo com o Atlético Madrid

Francisco Moura continua em trabalho de recuperação e não deve jogar frente ao Atlético Madrid no Estádio do Dragão.

Chicago Fire em negociações com o FC Porto por André Franco

André Franco pode estar muito próximo de rumar à MLS. O Chicago Fire está em negociações com o FC porto pelo médio português.